Presidente da Beraca recebe reconhecimento do pacto global da ONU
Durante a cúpula de Líderes do Pacto Global 2016 – UN Global Compact Leaders Summit 2016 –, realizada nos dias 22 e 23 de junho, em Nova York, foram anunciados os dez Local SDG Pioneers (Sustainable Development Goals– em português, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável “ODS”). O grupo é formado por líderes empresariais e agentes de transformação engajados em estimular ações e negócios alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em países do mundo inteiro.
O Brasil é o único país a ter dois nomes reconhecidos, Ulisses Sabará, presidente da Beraca, uma das unidades de negócios do Grupo Sabará, e Sonia Favaretto, Diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA.
O presidente da Beraca foi selecionado devido aos seus esforços alinhados ao Objetivo número 15 – Vida Terrestre (Life on Land) -, dedicado a proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.
“Estou honrado por ser reconhecido como um Local SDG Pioneer e certo de que isso resultará em um importante impulso aos nossos negócios. Certamente, promoverá os nossos projetos sociais e ambientais já em andamento e também os que ainda estão por vir”, ressalta Ulisses Sabará. “Avalio que estamos vivendo um momento delicado no âmbito social e ambiental e espero que os ODS avancem. Para isso, contamos com o engajamento de líderes empresariais locais e de toda a sociedade, a fim de ampliarmos o nível de conscientização e garantirmos uma profunda transformação”, complementa.
Entre as ações que garantiram o reconhecimento ao presidente da Beraca, está o investimento em projetos apoiados na promoção do desenvolvimento social e na garantia da preservação ambiental, como o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, criado no ano 2000 e que está baseado no tripé da sustentabilidade: “Rentabilidade Adequada”, “Preservação da Água e Biodiversidade” e “Desenvolvimento Humano de Forma Equilibrada”. O projeto atua como uma ponte entre 105 comunidades agroextrativistas espalhadas pelo Brasil, com mais de 2.500 famílias, e os principais fabricantes mundiais de cosméticos. Isso faz com que a empresa conecte a biodiversidade brasileira a milhares de consumidores por meio de uma relação de transparência, rastreabilidade e inovação.
Papel dos Local SDG Pioneers
O Pacto Global da ONU recebeu cerca de 600 inscrições, de 100 países, das quais 47 vieram de brasileiros. A seleção foi feita por especialistas da própria ONU, acadêmicos, sociedade civil e setor privado, que classificaram os nomeados com base em um conjunto de critérios. A avaliação resultou em um seleto grupo de dez Local SDG Pioneers, responsáveis por serem pioneiros nessa iniciativa, que se tornará uma parte vital da organização.
A função desses reconhecidos é defender a sustentabilidade por meio de seus modelos de negócios, promover a mudança e mobilizar a comunidade empresarial em geral para que sejam tomadas medidas de apoio aos ODS. O objetivo da ONU é mobilizar esforços para que, até 2030, essas metas sejam aplicadas universalmente, para acabar com todas as formas de pobreza, promover a luta contra as desigualdades e combater as alterações climáticas, assegurando que ninguém será deixado para trás.
“Cada um dos Local SDG Pioneers 2016 exemplifica como os negócios podem ser uma força para o fazer bem e enfrentar os desafios da sociedade global”, avalia Lise Kingo, diretora executiva do Pacto Global da ONU. “O Sr. Ulisses Sabará é um fervoroso defensor da biodiversidade e da integridade ambiental da Amazônia. Seu trabalho tem beneficiado milhares de famílias e, ao mesmo tempo, ajudado a gerar oportunidades econômicas e sociais na região. Isso faz dele um pioneiro no ODS Vida Terrestre”, conclui.
Sobre o UN Global Compact Leaders Summit 2016
O UN Global Compact Leaders Summit 2016 reúne em Nova York integrantes do setor privado, das Nações Unidas, de governos e da sociedade civil para dar início às ações que ajudarão a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030. Mais de 800 líderes de todo o mundo se juntaram para identificar formas de desencadear as atividades de negócios, o pensamento e a inovação necessária para uma nova era de sustentabilidade.
O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, convidando as empresas a alinharem as estratégias e operações com os princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, e a tomarem medidas que promovam objetivos sociais. No Brasil, mais de 700 empresas e organizações não comerciais aderiram à iniciativa, por meio de apoio da Rede Brasil do Pacto Global, e realizam esforços desde 2003 para avançar com as práticas de negócios sustentáveis.