Tendências de skincare impulsionam ganhos no mercado de haircare
A sustentabilidade é mais importante do que nunca e os cabelos grisalhos continuam na moda
O mercado europeu de cuidados capilares pós-pandemia está em boa forma. Previsto pela Euromonitor International para ser avaliado em US$ 21 bilhões em 2022, os cuidados com os cabelos continuam sendo uma das categorias de beleza mais valiosas da Europa. A “skinificação” é um fator-chave para o setor, juntamente com uma tendência crescente para as marcas tomarem medidas para se tornarem mais ambientalmente sustentáveis.
De acordo com a Euromonitor International, a Alemanha (US$ 4,1 bilhões), o Reino Unido (US$ 2,3 bilhões), a França (US$ 1,86 bilhão), a Rússia (US$ 1,83 bilhão) e a Itália (US$ 1,4 bilhão) continuam sendo os mercados de cuidados capilares de maior valor na Europa. No topo das listas de compras estão shampoo (US$ 7,3 bilhões, +5,4%); corantes capilares caseiros (US$ 4,0 bilhões, +3,7%) e condicionadores & tratamentos (US$ 3,3 bilhões, +5,5%).
A Euromonitor prevê que as vendas de produtos profissionais para salões de beleza aumentarão 7,3% este ano, para mais de US$ 2,1 bilhões. Durante a pandemia, quando os salões de beleza foram fechados, as marcas de salões se beneficiaram com os consumidores que buscavam maneiras de replicar a experiência profissional de cabeleireiro em suas próprias casas. Na época, o cabeleireiro escocês das estrelas Sam McKnight refletiu longamente sobre a melhor forma de desenvolver sua linha Hair by Sam McKnight. Apesar das fórmulas já terem sido decididas antes da pandemia, McKnight decidiu substituí-las por alternativas veganas, e a embalagem foi abandonada em favor do plástico reciclado.
O resultado é uma gama reduzida com base no tipo de produtos que McKnight usa regularmente em seus clientes. Hair by Sam McKnight inclui Deeper Love, uma máscara condicionante com a molécula fortalecedora Rep’Hair e o restaurador Crodabond, destinada a consumidores com cabelos coloridos ou superprocessados – que representam mais de 90% dos clientes de McKnight. A linha também inclui o bálsamo nutritivo Happy Endings, contendo microcápsulas “vegabead”, que aumentam o brilho e prometem trabalhar de fora para dentro para nutrir e modelar o cabelo.
Cabelos grisalhos estão na moda
Outra tendência induzida pela pandemia foi o número de consumidores que adotaram seus cabelos naturalmente grisalhos, em vez de arriscar a transição complicada de cabelos tingidos profissionalmente para cabelos grisalhos naturais. As restrições financeiras causadas pela pandemia fizeram com que os consumidores redefinissem suas compras. Muitos decidiram que a caixa de tinta não era tão essencial, de acordo com Kayla Villena, da Euromonitor.
“Alguns não retornaram ao tingimento regular quando as restrições diminuíram”, lembrou Villena. “A normalização dos estilos grisalhos e cacheados continuou em 2021, com Andie McDowell e Jodie Foster estreando cabelos grisalhos naturais no tapete vermelho em Cannes.”
Um dos primeiros a atender às necessidades dos cabelos grisalhos foi a Pantene com sua linha “Grey & Glowing”.
“No entanto, a inovação em produtos direcionados permanece lenta, portanto, as oportunidades permanecem para as marcas dentro desse espaço”, acrescentou.
A sustentabilidade só cresce
A L’Oréal é líder em cuidados capilares ambientalmente sustentáveis. A Euromonitor observa que a empresa está testando embalagens plásticas que usam carbono reciclado capturado. Se for bem-sucedida, a maior empresa de beleza do mundo o incorporará em shampoos e condicionadores em 2024.
“A empresa está fazendo outros trabalhos internos com parceiros de embalagens no espaço de garrafas e bisnagas de papel reciclável”, afirma Villena.
Enquanto isso, o Pureology da L’Oréal foi reformulado para ser 100% vegano em 2020. Formatos sólidos e embalagens com refis estão ganhando espaço entre as marcas que atuam no mercado europeu de cuidados com os cabelos. A GlobalData cita o Shampoo Sólido da Schwarzkopf com sete extratos de ervas (Espanha), que é embalado em uma caixa de papelão e diz ser equivalente a um frasco de xampu de 330ml. O formato sólido também se presta a vários usos, como o Shampoo Sólido L’Oréal Men Expert Barber Club e a Barra de Lavagem para cabelo, rosto, barba e corpo.
O pacote de refil Johnson’s Baby Shampoo Eco (Reino Unido) é o primeiro refil da marca.
Foco na Skinificação
À medida que os consumidores percebem cada vez mais o couro cabeludo e o cabelo como uma extensão da pele, os ingredientes e formatos vistos pela primeira vez nos cuidados com a pele continuam a inspirar inovações no setor de cuidados com os cabelos.
“O cabelo e o couro cabeludo são áreas focais da aparência e os consumidores estão interessados em produtos que possam oferecer benefícios e cuidados superiores a essas áreas”, explica Lia Neophytou da GlobalData plc. Ela destaca L’Oréal Paris Elvive, Hydra Hyaluronic Acid Serum, que é infundido com um “complexo com 2% de ácido hialurônico”.
“Sua inclusão em um produto capilar pode gerar curiosidade sobre sua eficácia e benefícios para o cabelo”, afirmou.
Outra adaptação mais inusitada é o Hair Concealer da Tarte. Descrito como um “corretivo de cabelo creme a pó de cobertura total”, o produto pode ser aplicado para retocar as raízes, contornar a linha do cabelo e preencher pontos finos de lacunas no cabelo.
“O produto imita um corretivo de pele de maquiagem tradicional, tanto em sua funcionalidade quanto em seu formato, atraindo assim os consumidores que buscam soluções familiares e fáceis de usar para o cuidado do cabelo”, disse Neophytou.
Villena observou uma maior demanda por cabelos com aparência saudável, especificamente na saúde do couro cabeludo, microbioma, ingredientes influenciados pela pele, construção de vínculos e ingeríveis.
“O termo ‘skinification’ tem sido amplamente utilizado no cuidado capilar para descrever a adoção de ingredientes e formulações semelhantes aos cuidados com a pele, com o couro cabeludo atuando como uma extensão natural dos cuidados com a pele facial”, observou ela. “Não estamos vendo apenas essas tendências orientadas por valor na Europa Ocidental, mas também na América do Norte e Ásia-Pacífico.”
Segundo Villena, a marca britânica Philip Kingsley é líder em expertise em couro cabeludo e tem experiência clínica em tricologia há muitos anos. Enquanto isso, as marcas de cuidados com a pele Gallinée e Venn estão lançando produtos probióticos para cuidados com os cabelos, aproveitando sua experiência no microbioma da pele.
“A manutenção do microbioma do cabelo e do couro cabeludo ajuda em questões como irritação e cabelos frágeis, e ambas as marcas têm feito um ótimo trabalho ao educar os consumidores sobre esses benefícios”, ressalta.
Olhando para 2023 e além, Villena espera apenas um pequeno crescimento na Europa Ocidental; crescimento em shampoos e condicionadores, compensado por uma contração em agentes de modelagem. A Europa Oriental deverá experimentar um forte crescimento em tinturas.
“Haverá crescimento… especificamente por meio de premiumização, expansão e segmentação demográfica”, previu ela.
Em particular, espera-se que os produtos profissionais de salão com um posicionamento confiável cresçam na Europa Ocidental.
Fonte: happi.com 26.09.2022