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Tendências globais de consumo para 2023

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A Mintel, especialista em o que os consumidores querem e por quê, anunciou hoje cinco tendências definidas para impactar os mercados consumidores globais em 2023, nos próximos cinco anos e além. 

Centradas em torno de sete principais impulsionadores do comportamento do consumidor – Identidade, Direitos, Ambiente, Experiências, Tecnologia, Bem-Estar e Valor – as tendências são:

• Me Mentality: os consumidores estarão ansiosos para se concentrar novamente e as marcas podem ajudá-los a ocupar o centro do palco.

• Poder para as pessoas: as marcas precisam abrir espaço para um novo ‘c’ em seu c-suite, pois os consumidores estão investindo, co-criando e votando em mudanças ao lado das marcas.

• Hiper Fadiga: os consumidores tentarão cortar o ruído e se conectar com o que é importante para eles.

• Localismo Internacional: comprar localmente será uma maneira de os consumidores se protegerem financeiramente, ambientalmente e psicologicamente, e sentirem que estão retribuindo.

• Gastos Intencionais: fatores como flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade desempenharão papéis cada vez mais importantes na equação de valor do consumidor.

Simon Moriarty, diretor da Mintel Trends, EMEA, comenta como as tendências afetarão mercados, marcas e consumidores em 2023 e além:

Me Mentalidade

“Nos últimos anos, os consumidores tiveram uma mentalidade comunitária, colocando suas próprias necessidades em segundo plano para priorizar a saúde e a segurança pública. As pessoas agora estão emergindo da pandemia ansiosas para se concentrar novamente em si mesmas.

“À medida que os consumidores procuram construir novas partes de sua identidade, as marcas podem ajudar a preencher as lacunas com ofertas que os ajudam a desenvolver suas habilidades e ganhar domínio em novas áreas. As marcas devem saber que a demanda por produtos focados em saúde mental e bem-estar aumentará à medida que os consumidores procurarem entender seus pontos cegos. Olhando mais adiante, os consumidores usarão o metaverso para desenvolver identidades únicas que correspondam ao ambiente digital. Isso resultará em identidades fragmentadas online. Com isso, haverá um movimento mais forte em direção à privacidade de dados e proteção do consumidor à medida que a pegada digital dos consumidores se tornar mais robusta e em camadas.”

Poder para as pessoas

“As marcas precisam abrir espaço para um novo ‘c’ em seu c-suite: consumidores. Os consumidores estão moldando as marcas com seus dólares e suas vozes. Além de admitir que ‘o cliente tem sempre razão’, esta será uma evolução onde os consumidores estão investindo, cocriando e votando em mudanças ao lado das marcas. Responder a essa demanda exige que as marcas ouçam e reajam, mantendo a inovação do mercado como prioridade.

“ NFTs e comunidades Web3 estão abrindo novos canais para os consumidores investirem, dando-lhes uma forma de possuir uma parte de uma marca e conectar-se diretamente com o sucesso e crescimento geral de uma marca. No futuro, as marcas atenderão cada vez mais às identidades de nicho de investidores leais ao consumidor, fragmentando marcas grandes e herdadas em unidades de negócios menores e mais direcionadas.”

Hiperfadiga

“Passando de crise em crise, os consumidores estão sendo esticados em muitas direções enquanto são bombardeados com histórias da mídia e conteúdo digital. A pandemia, o aumento do custo de vida, a crise energética, a agitação geopolítica e a crise climática estão cobrando seu preço, deixando os consumidores sobrecarregados”.

Simão continuou. “Os consumidores encontrarão significado e consolo ao se reconectarem com seu entorno, suas comunidades e consigo mesmos. Iniciativas de caridade e comunitárias nascidas de colaborações de marcas inspiradoras desempenharão um papel intrínseco no combate aos níveis de fadiga, capacitando as pessoas a assumir o controle e ajudando-as a construir uma perspectiva positiva em meio a adversidades financeiras. Nos próximos cinco anos, esperamos que as marcas estabeleçam limites para trazer ordem ao fluxo de informações e iniciativas para permitir que os consumidores formem conexões saudáveis ​​com recursos em tecnologia, bem-estar e espaços de lazer.”

Localismo Internacional

“Com tanta incerteza global, haverá um movimento maior para proteger os recursos locais e impulsionar os negócios locais. Esta é uma ressaca da pandemia, mas também um reflexo da mudança de atitude dos consumidores em relação ao que é importante para eles – uma reconexão com o ‘local’ também é uma maneira de os consumidores se protegerem financeiramente, ambientalmente e psicologicamente e sentirem que estão dando volta de alguma forma.

“Os consumidores responderão instintivamente a inovadores e marcas locais que estampam sua autenticidade nos itens que produzem e vendem. ‘Localismo’ significará apoiar comunidades onde o produto é fabricado e não onde o consumidor está localizado. Nos próximos anos, os consumidores exigirão a rastreabilidade das matérias-primas e mais transparência sobre como as marcas estão conservando os recursos locais.”

Gastos Intencionais

“Os consumidores estão se concentrando novamente no que valor significa para eles e gastando mais intencionalmente como resultado. Em um ambiente econômico difícil, os consumidores querem fazer escolhas financeiras inteligentes sem sacrificar sua qualidade de vida.

“Espere um foco mais forte na durabilidade, flexibilidade e atemporalidade, pois os consumidores procuram comprar menos e possuir produtos que duram mais e atendem a vários propósitos. À medida que o mercado se torna ainda mais saturado com alegações de valor agregado, os consumidores se tornarão mais céticos e perspicazes. Nos próximos cinco anos, esperamos ver as marcas orientadas a propósitos emergirem com inovações que abordam os desafios de longo prazo enfrentados pelas indústrias, nações e comunidades das quais fazem parte”. Conclui Simão.

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