A ISDIN, com sede em Barcelona, oferece há mais de 45 anos soluções completas e inovadoras para o cuidado, prevenção e tratamento da pele. O portfólio robusto conta fórmulas avançadas e novas texturas, sendo as linhas de fotoproteção os carros-chefes de vendas, especialmente o Fusion Water, fotoprotetor mais prescrito pelos dermatologistas, segundo Wellington Santos, presidente da ISDIN no Brasil, que ocupa a 3ª posição em resultados globais da companhia.
O executivo conta que iniciou sua carreira em um laboratório nacional como propagandista. Posteriormente, permaneceu por 22 em uma multinacional de dermocosméticos, ocupando diversos cargos de liderança até chegar a função de diretor de unidade de negócios. Antes de liderar a operação da ISDIN no Brasil, em 2022, também foi diretor geral para o Brasil e América Latina de uma empresa multinacional de dermocosméticos infantis.
Nos últimos três anos a empresa cresceu mais de 40% no país e prevê um crescimento de sell out de 30% em 2025. “A ISDIN está focada em se tornar a líder do mercado brasileiro de dermocosméticos e nossas estratégias de marketing são desenvolvidas para alcançar essa posição de liderança”, revelou o Santos, em entrevista exclusiva ao Portal Cosmetic Innovation.
Qual a importância do mercado brasileiro para ISDIN?
O mercado brasileiro de dermocosméticos é um dos mais desenvolvidos e competitivos do mundo. Nossas consumidoras e consumidores são altamente exigentes, e contamos com a dermatologia mais avançada do mundo. Temos a ambição de sermos líderes em dermocosméticos, e o Brasil é um país estratégico para a ISDIN. A filial brasileira ocupa a 3ª posição em resultados globais.
Quem são os consumidores da marca?
Os consumidores de ISDIN, nossos ISDIN Lovers, são em sua maioria mulheres que buscam uma vida saudável e gostam de se cuidar.
Onde são desenvolvidos e fabricados os produtos?
A maior parte do nosso portfólio é produzido na Espanha. Localmente produzimos produtos da Linha Ureadin e Linha Woman ISDIN antiestrias.
Quais são os carros-chefes de vendas?
Os principais carros-chefes de vendas são as linhas de fotoproteção, com Fusion Water sendo o fotoprotetor mais prescrito pelos dermatologistas, seguido da linha Ureadin e Acniben, além de ISDINCEUTICS.
Quais os destaques de lançamentos realizados este ano? Em que categorias?
Nossa ambição é encantar todos que tocamos a desfrutar de uma vida mais saudável, feliz e bonita. E com isso, no centro das nossas decisões, temos várias novidades esse ano para o mercado brasileiro.
O fotoprotetor Transparent Spray tem textura leve, refrescante e invisível. Com aplicação super prática e rápida, pode ser usado na pele molhada, tem secagem imediata e resistência à água. A fórmula contém Ginger Cell Protect, um extrato de gengibre 100% natural com alto teor de antioxidantes, que oferece proteção celular contra os danos oxidativos provocados pelo sol, além da tecnologia Wet Skin, que permite absorção tanto na pele úmida como na seca, sem deixar a pele esbranquiçada e com resíduos do produto. O jato 360º permite aplicação em qualquer direção, sendo uma ótima opção para áreas de difícil acesso, como as costas.
E o fotoprotetor ISDIN Pediatrics é um creme refrescante e rapidamente absorvido como um gel, que deixa uma sensação agradável e fresca com toque sedoso, fácil de aplicar e não deixa a pele pegajosa. A fórmula contém SEMPRE VIVA, um ingrediente de origem natural que ajuda a acalmar a pele, reparar e fortalecer a função da barreira cutânea. Além disso, é muito resistente à água e à fricção, fazendo com que as crianças possam brincar e se divertir livremente após a aplicação.
A linha Isdinceutics também lançou dois produtos no último mês para a família Hyaluronic: Hyaluronic Moisture Sensitive Skin e Hyaluronic Moisture Oily & Combination Skin. O principal diferencial dessa linha é a associação de benefícios anti-idade, como redução de rugas, com ativos específicos para cada necessidade de pele, seja ela oleosa ou sensível. Ambos os produtos possuem uma base de ativos hidratantes, ácido hialurônico, vitamina E, Vigna Aconitifolia, que atua como um retinol-like, e o Exo-P, que protege contra a poluição.
No Hyaluronic Moisture Sensitive, o Complexo Redness Relief, com ativos focados no alívio da vermelhidão, coceira e irritação. Os usuários do produto apresentaram uma redução imediata de 86% na irritação da pele e 93% de redução instantânea da vermelhidão.
Já no Hyaluronic Moisture Oily, os ativos principais são o Bioecolia, que possui papel muito importante no reequilíbrio do microbioma da pele, e o extrato de Lens Esculenta, que atua reduzindo a oleosidade da pele e minimizar a aparência dos poros. Estes ativos promovem 25% de redução da oleosidade da pele e reduz 40% o número de comedões fechados, fazendo com que seja um creme perfeito para a pele oleosa ou mista. Além disso, ambos os produtos possuem uma versão eco-refil que utiliza 87% menos água, 86% energia e 92% menos plástico na produção, além de emitir 86% menos CO2, o que vai de encontro com a visão de sustentabilidade da ISDIN.
A linha Acniben também trouxe inovações. Indicada para pele oleosa ou com tendência à acne, ISDIN lança Acniben Esfoliante Suave, Acniben Night Concentrate e Acniben Máscara Facial Purificante, três novidades para cuidar e ajudar a controlar acnes, cravos ou excesso de oleosidade.
Qual é a estratégia ampliar sua posição no mercado brasileiro de dermocosméticos?
A ISDIN está focada em se tornar a líder do mercado brasileiro de dermocosméticos, e nossas estratégias de marketing são desenvolvidas para alcançar essa posição de liderança. Reconhecida pela recomendação dos dermatologistas, nossa marca se destaca por sua inovação, eficácia comprovada e compromisso com a sustentabilidade. Estamos focando nossa estratégia em levar esses valores a um número cada vez maior de consumidores brasileiros.
Nossas iniciativas incluem o aumento do reconhecimento da marca por meio de campanhas de mídia impactantes e parcerias com influenciadores que refletem os valores da marca. Além disso, estamos focados na fidelização dos nossos consumidores através da LOVE ISDIN, uma comunidade exclusiva para os apaixonados por cuidados com a pele. Nesta comunidade, os ISDIN Lovers têm acesso a experiências únicas e benefícios especiais, reforçando ainda mais o vínculo com nossa marca.
Como é feita a distribuição dos produtos? Quais são os canais de vendas mais importantes?
Temos uma estratégia de go-to-market muito bem definida, que tem nos permitido crescer nossa distribuição consistentemente em 15% ao ano, com forte aumento na frequência mensal de positivação. Através do canal direto servimos as grandes redes nacionais e regionais, que representam hoje o principal canal de vendas da companhia, essas redes são como a nossa “vitrine” para o mercado.
Também trabalhamos incansavelmente no aumento de presença e visibilidade do nosso portfólio nas redes indiretas e farmácias independentes, às quais servimos os distribuidores farma como recurso para uma distribuição eficiente. Para as redes indiretas temos um atendimento comercial direto da ISDIN e a parte logística suportada pelo distribuidor. Para as farmácias independentes trabalhamos de maneira muito próxima às forças de vendas dos distribuidores.
Por fim, há um terceiro canal de vendas no qual investimos muito, o Digital Commerce. Esse canal representa quase 30% da nossa venda e tem um papel estratégico muito relevante. Trabalhamos planos de mídia dentro e fora dos e-commerces com o intuito de trazer novos consumidores para a marca, conteúdo educacional, como rotinas e modo de uso, e ações de experimentação. É importante ressaltar que estes três canais trabalham de maneira integrada, visto que o comportamento de compra do shopper é omnichannel, e usamos nossa inteligência de dados para garantir que tenhamos os produtos certos nas lojas certas, contribuindo para a otimização dos níveis de estoque no trade.
Que outras informações você gostaria de destacar sobre ISDIN?
Destaco o “Love your Skin Movement”, que a ISDIN realiza ao redor do mundo: inspiramos um futuro sem câncer de pele. Promovemos a conscientização da importância da proteção solar e a prevenção do câncer de pele por meio de ações educativas, como em escolas, e com embaixadores do esporte, como Carlos Alcaraz, um dos melhores tenistas do mundo, que inspira crianças e jovens esportistas.
Outro movimento é o “Love you Planet Movement”, focado na preservação dos mares e oceanos. Para isso, a marca criou a “Bluewave Alliance”, que reúne artistas, cientistas, biólogos, empresas e engenheiros, todos trabalhando juntos pela conservação ambiental. Uma das iniciativas que surgiu desse coletivo foi a “Gravity”, que este ano vai retirar 200 toneladas de plástico do Mar Mediterrâneo.
Queremos promover estes dois movimentos com toda a nossa comunidade de ISDIN Lovers e Dermatologistas.