Marcas de beleza precisam oferecer mais do que benefícios funcionais para consumidores em busca de bem-estar
Uma das principais megatendências de consumo atualmente, o bem-estar vem sendo explorado em praticamente todos os setores de bens de consumo. De acordo com o relatório “Tendências Globais do Consumidor em bem-estar”, da Euromonitor International, em 10 anos, houve uma evolução de foco, da dieta e exercícios, para uma abordagem holística da saúde, que passou a abranger o bem-estar físico, mental e espiritual.
Desde a chegada da pandemia de COVID-19, a megatendência do bem-estar acelerou-se com os consumidores passando a se concentrar em sua segurança física e mental, principalmente os mais jovens da Geração Z e Millennials. “Prevemos que as tendências relacionadas ao bem-estar continuarão a se manifestar, especialmente à medida que o mundo sai da pandemia com maior consciência sobre a saúde preventiva e o bem-estar mental”, diz o estudo.
Demonstrando que as tendências de bem-estar impactaram nos hábitos de higiene e beleza durante a pandemia, a Mintel descobriu em pesquisa que os brasileiros passaram a tomar banhos mais longos, principalmente as mães (45%) de crianças menores de 18 anos, como uma medida de relaxamento. Entre as mulheres sem filhos em casa esse índice cai para 37%.
Insights da Cosmoprof
Entre as principais tendências detectadas na Cosmoprof North America 2021, a Beautystreams apontou que, como em edições anteriores, os rituais de beleza demonstram o desejo de nutrir a mente e o corpo, especialmente em momentos de estresse. O relatório denomina a tendência de Mindful Rituals e cita como exemplo incluir um longo banho de imersão ou nutrir o corpo com um creme indulgente e criar lentos rituais de beleza ao redor dele. “O ritual ajuda a dar significado e intenção a uma rotina de beleza. É também um sinal para desligar os acontecimentos do dia, a fim de alcançar a calma e o consolo interior e atingir um estado de bem-estar físico e mental contínuo”.
Outro estudo da Beatystreams sobre dermocosméticos relatou que a ligação entre a pele e o estresse é mais significativa do que se pensava e que a saúde da pele está intrinsecamente ligada ao bem-estar emocional, fazendo emergir uma nova área em saúde da pele: a psicodermatologia, combinação da psiquiatria e da dermatologia, que reconhece como o estado psicológico afeta diretamente a pele. “Sob o guarda-chuva da conexão mente-corpo, agora há uma maior compreensão de como a saúde mental, especialmente a resposta ao estresse, pode impactar a pele”, diz o estudo.
A consultoria global de tendências avalia que as marcas que têm valor terapêutico e oferecem produtos associados à redução do estresse, aumentando o bem-estar e estimulando sensações de calma e relaxamento se tornarão cada vez mais populares entre os consumidores que buscam benefícios holísticos de saúde e bem-estar.
Entre os exemplos citados pelo relatório da Beautystreams, está a marca de clean beauty Loum Beauty of Calm, desenvolvida por psicodermatologistas para diminuir e reverter os efeitos do estresse na pele e na psique. Já a australiana Ginger & Me é uma marca de neurocosméticos que atuam para neutralizar especificamente os dois desreguladores da pele: o estresse e o neuroenvelhecimento.
Sentido da vida
Aqui no Brasil muitos movimentos dão conta que o bem-estar está se tornando foco central da indústria da beleza. É o caso do Grupo Boticário, que acaba de anunciar a criação do Centro de Pesquisa do Olfato, área dedicada ao estudo do sentido, com o objetivo de fomentar e difundir conhecimento em torno do tema e estudos que apoiem a área de saúde e comportamento humano. A iniciativa parte da complexidade do considerado “sentido da vida”, que é capaz de criar uma interação entre comportamento humano e bem-estar. Dos cinco sentidos, o olfato é o único que atua no sistema límbico, ou seja, conecta-se com a área do cérebro responsável por gerenciar as emoções e criar memórias.
César Veiga, expert em fragrâncias do Grupo Boticário
“Entendemos a importância social do olfato por sermos referência no assunto. O cheiro marca momentos, nos transporta entre tempos e resgata emoções vividas. Foi partindo da afetividade acerca do olfato que surgiu o Centro de Pesquisa do Olfato que, para além dos desdobramentos comportamentais, tem por objetivo contribuir com renomadas instituições autorizadas que, por sua vez, conduzirão as pesquisas visando à prevenção de diagnóstico de distúrbios que afetam a qualidade de vida. Partindo disso, decidimos ir além dos nossos frascos e usar nossa expertise para deixar um legado para a sociedade”, explica César Veiga, expert em fragrâncias do Grupo Boticário.
O Centro de Pesquisa do Olfato reunirá pesquisadores, médicos, especialistas em neurociência, em perfumaria e comportamento humano, para atuar em quatro pilares: ciências das emoções, diversidade sensorial, futuro do olfato e disseminação do conhecimento. Liderado por Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D, e por Rafael Muller, diretor de categoria de perfumaria, o Centro vai abrigar áreas já existentes no Grupo Boticário, que acumula cases de sucesso como o uso da Neurociência e Inteligência Artificial.
Gustavo Dieamant, diretor Executivo de P&D
“Para nós, o olfato vai além da função fisiológica relacionada ao odor e suas memórias. Há uma relação funcional com um órgão complexo como a pele e essa interação diz muito sobre os efeitos biológicos positivos gerados por algumas fragrâncias e seus componentes, por exemplo. É uma ciência que tem sua beleza, mas também sua complexidade”, explica Dieamant, que é também doutor em Neuroimunoendocrinologia Cutânea.
Regulação do ritmo circadiano
Para Stelly Correia Costa, gerente de desenvolvimento de negócios de Active Ingredients para a América Latina da Clariant, a pandemia levou o conceito de bem-estar a um novo nível de saúde holística e com foco na saúde mental e emocional. “Ficou claro que muitos consumidores viveram e presenciaram momentos de solidão, estresse, ansiedade e insegurança nesses últimos anos e, por isso, buscam rotinas que proporcionem equilíbrio, clareza, relaxamento e felicidade”.
Tópicos como bem-estar e autocuidado, bem como estilos de vida mais saudáveis, que aumentem a imunidade, por exemplo, serão fundamentais e trazem oportunidades ao mercado de personal care, aposta Stelly, que cita pesquisa da Mintel, que revelou que 57% dos consumidores brasileiros estão interessados em produtos com ingredientes que fortaleçam seu sistema imunológico e 15% se interessam por dispositivos que rastreiem as condições de sua pele. “Esses dados são importantes porque sentimos na pele os efeitos do estresse, de noites mal dormidas e do excesso de exposição à poluição digital, que a tornam sem radiância e com sinais de fadiga, evidenciadas por bolsas ao redor dos olhos e as indesejadas olheiras”.
Stelly Correia Costa, gerente de desenvolvimento de negócios de Active Ingredients da Clariant
Atenta às novas necessidades do consumidor, a Clariant destaca o ingrediente ativo B-Circadin®, indicado para produtos para cuidados faciais que se propõem a oferecer proteção contra a luz azul e benefícios antiestresse, em favor do bem-estar. Stelly explica que o ativo foi inspirado no prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2017, concedido a três cientistas que desvendaram que o metabolismo é gerido por mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano, influenciados pela luz e escuridão.
“Com base nessa tese, a Clariant estendeu a compreensão de que as células da pele também seguem esse ciclo biológico de 24 horas e são governadas por quatro genes, Bmal, Per, Cry e Clock. Além disso, o ritmo circadiano também está envolvido na manutenção da hidratação epidérmica, com o mecanismo aquaporina-3, e na detoxificação, via Nrf2”, explica Stelly, acrescentando que, com a mudança de estilo de vida, luzes artificiais e sentimentos negativos, esse ciclo natural é interrompido, deixando com que a pele se sinta “perdida no tempo”, vulnerável ao estresse, sujeita a agressões e apresentando sinais de cansaço.
O B-Circadin®, extraído da planta Lespedeza capitata, cultivada e colhida na Coreia do Sul, auxilia na regulação do ritmo circadiano e previne o estresse oxidativo gerado pela luz azul. Também é capaz de restaurar a expressão da aquaporina-3 e estimular a via de detoxificação do Nrf2, reestabelecendo o bem-estar da pele e reduzindo a aparência cansada e sem brilho. “Após apenas quatro dias, B-Circadin® ajuda a diminuir sinais de fadiga, como bolsas e, após uma semana é capaz de melhorar a aparência cansada da pele, melhorando seu bem-estar geral e sendo um grande aliado no cuidado diário da pele”, garante Stelly. Saiba mais neste vídeo.
Teste clínico realizado com a aplicação de B-Circadin por quatro semanas
Kit Fitness & Wellbeing
Ana Paula de Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, reconhece que o bem-estar é um tema bastante complexo e que merece atenção, pois apresenta relação direta com a qualidade de vida das pessoas. Além disso, saúde e bem-estar estão relacionados, entre outros aspectos, com a ausência de doenças e com a satisfação com a vida. “A procura pelo o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, que já era uma forte tendência, se tornou essencial depois da pandemia”.
Nesse contexto, o Grupo Solabia desenvolveu no final de 2020 um “kit” de formulações denominado “Fitness & Wellbeing” que, segundo Ana Paula, baseia-se prática de exercícios físicos como parte integrante de um estilo de vida holístico, no qual o bem-estar, a beleza, a nutrição e o gerenciamento do estresse são uma coisa única. O kit apresenta 12 formulações que trazem uma rotina de beleza “Inside & Outside”, adequadas para homens e mulheres. Com mais de 95% de ingredientes de origem natural, as formulações oferecem benefícios para a pele antes, durante e depois de exercícios físicos.
Ana Paula de Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia
“Nessas formulações, destacamos alguns ingredientes ativos, como extratos de plantas adaptogênicas, que fortalecem a resistência do corpo, agindo em caminhos comuns de resposta ao estresse físico, emocional ou ambiental. Além disso, energizam e minimizam a fadiga, promovem o bem-estar e apoiam as defesas cutâneas para lidar com a superexposição ao estresse por biomimetismo”, explica Ana Paula, destacando que fazem parte do portfólio cinco extratos dessas plantas, que ajudam a adaptar a pele aos fatores ambientais e lidar com os efeitos adversos, obtidos pela tecnologia superfluidos SolaGreen®, exclusiva da Solabia,
Outro destaque é o Astapure® Skin, uma astaxantina concentrada natural obtida pela extração supercrítica de CO2 da microalga Haematococcus pluvialis. “Este carotenoide é o mais potente antioxidante natural, que ajuda a reduzir o estresse oxidativo, mantendo o equilíbrio homeostático, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e diminuindo a tendência à inflamação, além de amenizar os efeitos nocivos dos raios UV na derme”, descreve. A Solabia também oferece a astaxantina para nutrição.
Complementando, Ana Paula indica o Physiogenyl®, agora também na versão em pó, que é uma associação de PCAs de sódio, zinco, manganês e magnésio, que revitaliza peles cansadas, estimula a produção de energia e o metabolismo celular, assim como melhora o crescimento celular, ajudando na regeneração da pele.
Portfólio well-ageing
Roberto Monteiro, sócio-diretor da Provital no Brasil, chama a atenção para um tema intimamente relacionado ao bem-estar e que vem ganhando cada vez mais projeção na indústria da beleza: o well-ageing, um movimento que está relacionado ao envelhecer bem e busca valorizar a beleza individual. “Esse comportamento é apenas um entre as tantas vertentes que envolvem o movimento Body Positive, e prega uma reflexão sobre como enxergamos o envelhecimento, para propor um olhar mais positivo”.
Roberto Monteiro, sócio-diretor da Provital no Brasil
A Provital, segundo Monteiro, tem em seu portfólio muitos ativos para compor produtos de well-ageing, que buscam oferecer uma pele mais saudável e, consequentemente, mais bonita e radiante. Um exemplo é o Gladback™, um ativo obtido do fungo Poria Cocos, espécie amplamente utilizada na medicina tradicional asiática por suas propriedades purificantes, antioxidantes e suavizantes.
Rico em polissacarídeos, derivados triterpênicos e 15 aminoácidos distintos, sua maior fração de polissacarídeos é formada por cadeias de betaglucanas, que são fibras solúveis encontradas na aveia, leveduras e fungos, que apresentam efeitos positivos para o organismo e proporcionam uma melhor absorção de nutrientes. “As betaglucanas são substâncias que fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres, atuando na pele como um agente well-ageing natural, com grande ação anti-irritante e analgésica, auxiliando em processos de cura e regeneração da pele, e então, tornando-a mais saudável”.
Monteiro explica que o mecanismo de ação do Gladback™ se dá de três formas nas estruturas dérmicas: atua como um retinol like, ao aumentar a expressão do receptor CD44, melhorando a fixação do ácido hialurônico; aumenta a expressão do colágeno IV e fortalece a estabilidade cutânea; e reduz a super expressão de SPRRs, melhorando a aparência da pele envelhecida.
“Gladback™ ajuda as peles maduras ou debilitadas por mudanças hormonais próprios da idade a redescobrir os mecanismos da juventude para recuperar seu aspecto saudável”, afirma Monteiro, que relaciona seus benefícios comprovados por estudos in vitro e in vivo: aumenta a espessura, redensifica e texturiza a pele e recupera a luminosidade de 12 anos antes, além de proporcionar energia e vitalidade, estimulando a microcirculação, e reduzir rugas. Suas aplicações incluem produtos de cuidados faciais e corporais para peles maduras, maquiagens com tratamentos, entre outras.
Texturas indulgentes
“Atualmente temos consumidores cada vez mais preocupados com sua saúde física e mental e que buscam por cosméticos com performance superior e benefícios sensoriais surpreendentes. Por isso, as rotinas de skincare e autocuidado com momentos de relaxamento e que propiciem maior conexão entre corpo e mente têm se intensificado”, analisa Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions América Central e do Sul.
Dentro desse contexto, Coelho acredita que os ingredientes que ajudam a trazer benefícios para a saúde da pele e texturas mais indulgentes e relaxantes para os produtos, promovendo bem-estar, são tendência e estão no radar da indústria.
Para atender à necessidade de alto desempenho no cuidado e proteção da pele do rosto e do corpo, o destaque da Evonik, dentro do portfólio de Ceramidas, é o SK-Influx® V MB. Com benefícios comprovados, é apresentado na forma de um concentrado lipídico idêntico à pele, ajudando a recompor a estrutura da barreira cutânea, reparando sua função protetora e hidratação. “A mistura concentrada de diferentes tipos de ceramidas, colesterol, ácidos graxos livres e fitoesfingosina o torna ideal para produtos de cuidados pessoais com capacidades únicas de restauração, especialmente para o combate dos sinais de envelhecimento, pele seca ou sensível”.
Outro destaque da Evonik é o emulsionante versátil para sistemas óleo em água dermofeel® NC MB. O produto com certificação COSMOS é 100% de origem natural de fontes renováveis e oferece excelente desempenho e características sensoriais. É especialmente adequado para formulações que usam ácidos orgânicos como conservantes “naturais” (pH 4,5 – 5,5) e proporciona emulsões estáveis mesmo sem o uso de espessantes à base de poliacrilato.
Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions
“O dermofeel® NC MB apresenta propriedades de hidratação e possui um perfil de absorção flexível, trazendo mais amplitude para os formuladores na criação de soluções com diferentes perfis sensoriais, variando de loções leves com rápida absorção a cremes emolientes destinados para áreas mais ressecadas”, explica Coelho, que indica sua aplicação em cuidados da pele, condicionadores para cabelos, cuidados solares, maquiagem até cuidado dos bebês, além de cosméticos naturais.
A Evonik oferece ainda aos seus clientes o Sensory Kaleidoscope, uma ferramenta digital interativa que traduz as características sensoriais dos produtos, por meio de métodos analíticos e dados estatísticos, que tornam possível visualizar o efeito das formulações com diferentes emulsificantes, em relação à sensação na pele. Os resultados são exibidos ‘mapas sensoriais’ que apontam diferentes opções para expandir o espectro sensorial, alterando certos componentes da formulação. A ferramenta está disponível na plataforma intoBeauty®, que reúne todas as informações de produtos e conceitos da área de Personal Care da Evonik.
Combate ao Anxi-Aging
“A ligação entre ansiedade, estresse e aceleração do envelhecimento da pele é conhecida, tanto por ser alvo dos principais mediadores do estresse quanto da fonte local desses fatores”, afirma Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer, que explica que o cérebro ativa a resposta central pela liberação sequencial de sinais de estresse, o que leva a um aumento nos níveis de cortisol sistêmico.
Hoda descreve que o cortisol atinge diferentes tecidos-alvo, incluindo a pele, onde altos níveis crônicos ativam as células imunológicas, estimulando o hormônio liberador da corticotrofina (CRH) que, por sua vez, liga-se ao seu receptor CRH-R1 nos queratinócitos e ativa o regulador mestre da inflamação NF-kB, iniciando um ciclo vicioso de eventos inflamatórios. “Os queratinócitos passam a liberar citocinas pró-inflamatórias, aumentando o fluxo sanguíneo para a área inflamada e vermelhidão da pele. A inflamação também aumenta a expressão e a atividade da metaloproteinase da matriz, levando ao aumento da degradação da MEC, perda de elasticidade e aparecimento de rugas”.
A Lucas Meyer Comestics criou o termo Anxi-Aging™ para o processo de envelhecimento acelerado da pele como resultado da ansiedade. Artigos científicos demonstram que a prática da meditação resulta na diminuição significativa dos marcadores de estresse oxidativo e inflamatórios e dos níveis sistêmicos do hormônio do estresse (cortisol), além de bloquear a ativação do NF-κB induzida pelo estresse e a liberação de citocinas pró-inflamatórias.
Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer
A partir do conhecimento do processo Anxi-Aging™, segundo Hoda, a empresa desenvolveu o ativo IBR-Chill™, que bloqueia o receptor CRH-R1 e biomimetiza os efeitos da meditação, impedindo a ativação do NF-κB e a produção de citocinas pró-inflamatórias, oferecendo uma nova estratégia para combater o Anxi-Aging™ da pele. Trata-se de um extrato aquoso da Pink rock rose, um arbusto do Mediterrâneo, cultivado organicamente no deserto de Israel.
Padronizado em miricitrina, um glicosídeo flavonóide que inibe a ativação do NF-kB e a resposta inflamatória, o IBR-Chill™ demonstrou em estudos in-vitro bloquear a ativação induzida por estresse de CRH-R1 em até 88%, reduzir em até 92% a ativação de NF-kB, 75% a produção de IL-1β, 66% de IL-6 e 41% de TNF-α. Testado em voluntárias com altos níveis de estresse, por 28 dias, gerou uma diminuição na vermelhidão da pele de até 30% e diminuição da ocorrência de manchas vermelhas em até 58%.
IBR-Chill™ demonstrou diminuição na contagem (até 56%), volume (até 91%) e profundidade (até 35%) das rugas e linhas finas aos redor dos olhos
“IBR-Chill™ é uma abordagem inovadora alinhada com as tendências naturais e de bem-estar, conferindo os benefícios de meditação para reduzir os sinais de envelhecimento induzido pelo estresse e promover uma pele mais jovem e saudável”, completa Hoda.
Terapia da floresta
A Ashland, que vem utilizando a Inteligência Artificial e suas diferentes tecnologias de extração para obter ativos de origem 100% natural, inspirou-se na terapia florestal para desenvolver o Santalwood™ biofuncional. Segundo Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland, a terapia floresta é uma tendência emergente em saúde e bem-estar, também conhecida como shinrin-yoku no Japão.
As florestas, geralmente, fornecem grandes quantidades de moléculas odoríferas identificadas como compostos orgânicos voláteis da floresta ou F-VOCs. “Estudos científicos demonstraram que a inalação de VOCs florestais pode resultar em efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios nas vias respiratórias, e também pode ser benéfica para promover funções cerebrais, ao reduzir a fadiga, induzir o relaxamento e melhorar o desempenho cognitivo e o humor”, explica Liliana, que destaca que a pele é uma região com alta atividade metabólica e produção de VOCs (S-VOCs), como o nonanal, que aumenta muito depois dos 40 anos, deixando a pele com uma assinatura olfativa do envelhecimento.
Santalwood™ biofuncional foi desenvolvido com o auxílio da IA e captura F-VOCs do sândalo (Santalum álbum), obtido de forma sustentável na Austrália, a partir de madeira reciclada cavacos, como parte de um modelo de economia circular, integrando as práticas de ESG da Ashland. O ativo, segundo Liliana, aumenta os receptores olfativos da pele, que diminuem com a idade e a poluição do ar, contribuindo para aumentar a saúde e longevidade celular da pele.
Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland
Outra forte tendência em wellness apontada pela diretora é a “beauty sleep”. “Os consumidores entendem que o sono atrasado ou uma noite mal dormida possuem efeitos negativos na aparência da pele e na autoestima. A Ashland definiu a biologia noturna da pele como noctology™ e desenvolveu o Nightessense™ biofunctional para melhorar o processo noturno natural de restauração da pele”, conta Liliana. O ativo aumenta a concentração moléculas, como a timezyme e a melatonina, para reparação do dano ocorrido durante o dia, limpeza das espécies oxidativas originadas pela luz solar ou luz visível e ‘reset’ noturno do tecido cutâneo.
Nightessense™ atua nas três etapas da noctogia™: reparação noturna, detox e limpeza noturna e renovação noturna, para revelar uma pele mais descansada, revigorada e iluminada pela manhã. O ingrediente é extraído das flores de lavanda cultivadas na região da Provence e é rico em compostos nutritivos, como aminoácidos, sacarídeos, ácidos orgânicos, flavonoides, polifenóis e pequenos RNAs, reguladores epigenéticos que ajudam na adaptação ao meio ambiente.
Em estudo clínico, 92% dos voluntários apresentou 7 vezes mais luminosidade, 5 vezes mais luminosidade, 5 vezes menos vermelhidão e redução de linhas finas após a primeira noite de uso do Nightessense™
Bem-estar na cabeça
Os cabelos influenciam no bem-estar das pessoas? Para Thiago Duccini, gerente de marketing e produtos de cuidados do cabelo da Chemyunion, a resposta é sim. “A autoestima nada mais é do que o julgamento e a qualidade que você atribui a si mesmo, de forma positiva ou negativa. Cuidar da aparência melhora a autoestima e tem relação direta com o bem-estar do indivíduo”, justifica.
Duccini reforça que cuidar dos cabelos vai além da estética, citando uma pesquisa realizada em 2017 pela P&G que revelou que 85% das brasileiras entre 18 e 35 anos acreditam que os cabelos influenciam em sua autoestima. “O autocuidado é uma necessidade importante para o consumidor sentir-se relaxado, mas a pandemia agravou a ‘falta de tempo’ e a qualidade do descanso das pessoas, impactando na qualidade de vida dos brasileiros”.
Thiago Duccini, gerente de marketing e produtos de cuidados do cabelo da Chemyunion
Complementando, o executivo também menciona que um estudo feito através da ferramenta Mintel mostrou que brilho e hidratação são os benefícios mais explorados em lançamentos no Brasil, desafiando os formuladores a entregarem tais benefícios, além dos claims mais desejados como derivados vegetais e livres de testes em animais.
“Pensando nisso, a Chemyunion lançou dois ativos que podem entregar os benefícios esperados pelos consumidores em formatos que otimizem o tempo, maximizando a sensação de autocuidado e que consequentemente pode elevar a autoestima, garante Duccini, destacando o Proshine, um ativo de origem 100% vegetal que ativa o brilho intenso dos cabelos, sem impactar o meio ambiente, com testes que comprovam sua ação em cabelos virgens, descoloridos e tingidos.
A outra novidade da Chemyunion é o Thermoshield Premium, um ingrediente ativo para proteção térmica que retém a umidade dentro da fibra capilar na medida certa, ofertando proteção e mantendo a hidratação da fibra para efeitos duradouros prevenindo os danos antes deles acontecerem. Uma microscopia eletrônica de varredura mostrou a proteção que o entrega aos cabelos.
Associando o Proshine ao Thermoshield Premium, a empresa criou o Shine Remedy, um spray que proporciona maciez e brilho imediato que se adapta a rotina de autocuidado em diversas etapas dos cuidados com os cabelos. “Seja antes de escovar ou secar os cabelos, ou até mesmo após o banho e antes de dormir, seus resultados com certeza irão elevar a autoestima do consumidor e valorizar seu momento de pausa”, afirma Duccini.
O autocuidado está se tornando mais sofisticado, inspirando rituais diários que aumentam o bem-estar do corpo, da mente e do espírito. Em sua essência, a prática do autocuidado consiste em conectar-se consigo mesmo, sentir-se enraizado no aqui e agora e cuidar de suas necessidades. Embora possa ser tão simples quanto abordar o cabelo, a pele e a saúde corporal individuais, os produtos mais novos oferecem benefícios holísticos, sensoriais e emocionais adicionais que reduzem o estresse, promovem o bem-estar e aumentam o humor. É tudo uma questão de ouvir seu corpo e mente, e fazer a jornada do autocuidado uma experiência gratificante.
Para começar bem o dia
Muitas marcas estão incorporando a tendência wellness beauty em seus lançamentos. Para acordar de manhã com pequenos rituais que podem ajudar a aumentar o ânimo e dar um boost de energia e bem-estar, a Bioré trouxe para o Brasil o Bioré Morning Gelée, um gel aquoso leve que proporciona uma limpeza extra suave e natural. Tem uma fragrância aqua floral com óleo essencial revigorante e refrescante de limão italiano. Sua textura aquosa e fluida limpa a pele sem a necessidade de esfregar ou fazer espuma, conferindo um toque delicado e permitindo um enxágue rápido. Contém cápsulas com ingredientes hidratantes que são deixadas na superfície da pele após o enxágue, deixando a pele mais macia.
Massagem que conecta
Considerando que os óleos corporais contêm diversos benefícios para o bem-estar físico e emocional, trazendo um momento de conexão com o corpo ao aplica-los e também com propriedades restauradoras e hidratantes, a The Body Shop lançou novas variantes, contando com as fragrâncias de Argan, Moringa e Lolita. Os produtos têm textura leve e deixam a pele hidratada por 24 horas. A marca recomenda seu uso especialmente em massagens: “Um ritual que deve ser incluído em nossos hábitos, para reduzir estresse e ansiedade. O foco deve ser em lugares como a nuca, o pescoço, as mãos e os pés, a região da lombar e das costas, que são pontos de tensão”.
Elevando a autoestima
A BeBrasil ampliou seu mix de produtos com um hidratante corporal que, além de garantir hidratação e cuidado com a pele, por meio de uma seleção de ingredientes, como manteiga de karité, cacau, cupuaçu, óleo de coco, castanha do Pará e extratos antioxidantes de acerola, pitanga e açaí, além de ativos de alta performance como ácido hialurônico, Pullulan e LHA. Com textura leve e de rápida absorção, o produto é vegano e conta ainda com a combinação de óleos essenciais de copaíba, lavanda e ylang-ylang, que elevam a autoestima e trazem uma sensação de bem-estar. Hipoalergênico e dermatologicamente testado, pode ser usado por todos os tipos de pele.
Poder da Yoga
A marca doTERRA lançou o Yoga Collection, kit com três combinações de óleos essenciais e ativos desenvolvidos para complementar os benefícios da prática da Yoga. Eles prometem estabilizar e fortalecer a mente durante a prática dos movimentos e meditações. O mix Anchor, por exemplo, é para trazer um sentimento firme de confiança e serenidade para o dia a dia ou durante a Yoga. Já o Align promove sentimentos de autoaceitação, e o Arise, sensações de estabilidade, liberdade, resistência corporal e coragem.
Coloração suave
A Amend, apostando no bem-estar baseado em saúde e qualidade de vida, acaba de colocar no mercado a linha de coloração Color Delicaté, com fórmula mais suave para o couro cabeludo, sem PPD (parafenilenodiamina) e amônia, mas que confere total cobertura dos fios. “Os últimos meses foram repletos de mudanças e o aumento do estresse elevou os índices de alergias a alguns ingredientes. Com isso, a busca por produtos que além de cuidar da beleza, minimizam reações alérgicas vem aumentando”, conta Lucimar Brum, gerente de marketing da marca. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o mercado de coloração sem amônia cresceu 33% em 2020.
Experiência de spa
A Pantene, da P&G, apresentou recentemente sua nova coleção para cabelos danificados Pantene Pro-V Miracles, com três tratamentos que trazem soluções com a qualidade de um salão de beleza e a experiência de um spa. Os tratamentos multibenefícios contêm óleos renomados e Pro-vitamina B5 para oferecer diversas maneiras de revigorar e transformar os cabelos. Cada um deles pode ser usado de várias maneiras, dependendo do tempo disponível. Os tratamentos têm textura cremosa e fragrância diferenciada para uma experiência multissensorial, como em um spa, e nutrição profunda com brilho e maciez visíveis.
“Há muito tempo, a ciência tem demonstrado que o bem-estar com o próprio cabelo influencia positivamente o estado de ânimo e a criatividade das pessoas. A nossa proposta com esse lançamento é justamente ir além de conquistar uma aparência saudável e bonita. É sobre proporcionar uma experiência agradável e revigorante, parte de um compromisso contínuo que temos com a saúde dos cabelos de dentro para fora”, explica Isabella Zakzuk, diretora de unidade de Beleza da P&G. A coleção inteira também é formulada sem sulfatos, parabenos e sal.
Autocuidado masculino
Reforçando seu mote ‘’Se importe menos, se cuide mais’’, Dove Men+Care, da Unilever, ampliou e repaginou seu portfólio, oferecendo novas opções para seus consumidores cuidarem de sua aparência e bem-estar. Entre os lançamentos, itens para barba e cabelo e duas novas fragrâncias de desodorantes. A marca também criou uma campanha para incentivar o autocuidado, provocando uma reflexão sobre os estereótipos ao redor da masculinidade.
‘‘Além de oferecerem uma solução mais completa para as necessidades dos homens, os novos produtos reafirmam nosso compromisso em desconstruir esta grande barreira cultural entre a masculinidade e o cuidado. Dove Men+Care quer incentivar a evolução da figura do homem para que possam olhar para si mesmos e abraçar suas autenticidades com maior entendimento e confiança’’, explica Camila Garbin, gerente de marketing da marca’’.
A economia do bem-estar mental
Certamente, o bem-estar tem movimentado um volume notável de negócios. A empresa de pesquisas McKinsey, estima que o mercado global de bem-estar em mais de US $ 1,5 trilhão, com crescimento anual de 5% a 10%. Um aumento tanto no interesse do consumidor quanto no poder de compra apresenta enormes oportunidades para as empresas, principalmente porque os gastos com bem-estar pessoal aumentam após estagnação ou mesmo declínio durante a crise do Covid-19.
Mas o que afinal é o mercado de bem-estar? O Global Wellness Institute, que define bem-estar mental “como um recurso interno que nos ajuda a pensar, sentir, conectar e funcionar; um processo ativo que nos ajuda a construir resiliência, crescer e florescer”, classificando como uma experiência interna que abrange múltiplas dimensões: mental (como processamos, entendemos e usamos a informação), emocional (como administramos e expressamos nossos sentimentos), social (como nos conectamos com outras pessoas) e psicológico (como funcionamos ou “juntamos as peças” para tomar decisões ou fazer coisas). “Definimos a economia do bem-estar mental como os gastos do consumidor em atividades, produtos e serviços cujo objetivo principal é nos ajudar ao longo dos caminhos do bem-estar mental de crescimento e nutrição e descanso e rejuvenescimento”.
“O bem-estar veio para ficar, pois os consumidores de todas as nações planejam aumentar seus gastos com saúde pessoal, aparência, condicionamento físico e muito mais. Se a pandemia nos ensinou algo, é que a saúde física e mental continuará sendo uma prioridade para milhões de pessoas em todo o mundo por muito tempo”, conclui o estudo da McKinsey.