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Bright beauty: claims radiância e luminosidade impulsionam vendas de skincare

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Produtos de skincare para radiância cresceram o dobro da categoria no mercado de prestígio

Por Estela Mendonça 

A procura por produtos que proporcionem luminosidade e radiância está literalmente disparando, em grande parte por conta dos vídeos virais nas redes sociais, principalmente no TikTok. “Há uma exaltação da pele mais natural, que é caracterizada por ser mais iluminada com um glow saudável. Com isso, produtos que dão esse acabamento, seja em maquiagem ou skincare, estão sendo mais buscados”, analisa Ana Seccato, diretora comercial da Circana.

Ana Seccato, diretora comercial na Circana

Ana explica que, na Ásia, surgiu a tendência da glass skin, caracterizada por uma pele extremamente radiante (como vidro), principalmente com o uso de produtos de skincare. Muito explorada por marcas asiáticas, a tendência logo se expandiu pelo mundo, com oferta de séruns, essências, hidratantes e tônicos capazes de dar à pele esse acabamento.

O sucesso nas redes também refletiu nas vendas. Segundo dados da Circana, no mercado de prestígio, os produtos para radiância, ou brightness, cresceram 38%, mais de 17% em relação ao aumento do total da categoria, nos últimos 12 meses até agosto 2024. Os lançamentos foram os maiores responsáveis por essa perfomance, que contribuíram com 90%.  “Como destaque, Vitamina C e Niacinamida são alguns dos ingredientes que estão presentes nas fórmulas de alguns dos skus que mais impulsionam essa subcategoria”, conta a diretora da Circana.

Oportunidades em maquiagem

Produtos de maquiagem que oferecem luminosidade e que podem ser aplicados em apenas pontos específicos do rosto, que é o caso dos iluminadores, também cresceram 52% nos últimos 12 meses, o dobro do aumento do total da categoria, que foi de 26%. Os lançamentos também contribuíram com 50% do crescimento da subcategoria. “Outro fator é em relação ao formato, com os líquidos se destacando e impulsionando esse desempenho, uma vez que possuem um acabamento mais natural, crescendo 3 dígitos”, ressalta Ana.

Com a tendência de uma pele mais radiante e natural, Ana destaca ainda o aumento da procura por bases que tenham um acabamento mais leve. Apesar dos produtos com maior cobertura ainda representarem mais da metade das vendas, as bases com cobertura média é que estão se destacando, contribuindo 75% para o crescimento desse tipo de produto. Também estão em alta as bases com atributos e benefícios de hidratação da pele e que trazem radiância, com crescimento de 29%.

Radiância para peles pretas e pardas

Entre os lançamentos, a Natura acabou de anunciar o lançamento da linha de cuidados corporais Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, que traz ingredientes como niacinamida, pantenol, óleo de gergelim e vitamina E, ativos inéditos nas fórmulas da linha Tododia. Dois produtos da linha podem ser destacados por abordarem radiância e luminosidade: o Creme Corporal Nutrição Radiante, que promete pele restaurada em apenas duas semanas, radiante e com brilho, e a Geleia Iluminadora Corporal, que conta com partículas acobreadas que promovem brilho para uma pele instantaneamente iluminada.

Tatiana Ponce, vice-presidente de marca e inovação na Natura

“Embora todas as nossas linhas de cuidados pessoais possam ser usadas em todos os tons e subtons de pele, a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju foi especialmente desenvolvida para proporcionar mais radiância a peles pretas e pardas, além de oferecer uma performance superior em peles com maior concentração de melanina. Assim, a Natura reafirma sua posição no movimento de ampliação da representatividade cosmética na categoria de cuidados corporais”, explica Tatiana Ponce, vice-presidente de marca e inovação da Natura. A linha conta ainda com Esfoliante Nutritivo Suavizante, Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador e Manteiga Uniformizadora de Tom.

Luminosidade natural

O Boticário apresentou em setembro sua linha Botik Resveratrol + Silício, dedicada especialmente para mulheres no período do climatério e menopausa Entre os produtos, o Creme Nutritivo Firmador Resveratrol e Silício conta com ativos que proporcionam hidratação profunda para a pele, melhorando o ressecamento e fortalecendo a barreira cutânea. Sua fórmula aumenta a densidade, melhora a firmeza e reduz linhas finas. Com ação antioxidante, reduz os radicais livres e recupera a luminosidade natural da pele. Complementam a linha o Sérum de Alta Potência e a Bruma Refrescante.

Desirée Schuck, gerente sênior de performance de produtos no Boticário

“O Grupo Boticário vem há mais de 5 anos estudando sobre mulheres no climatério, com publicação científica sobre o assunto. Nesse movimento, contamos com a colaboração de médicas dermatologistas para aprimorar o desenvolvimento e a aprovação dos nossos produtos, reforçando a confiabilidade e a eficácia dos lançamentos”, comentou Desirée Schuck, gerente sênior de performance de produtos do Boticário.

Complexo pré  e pósbiótico

“A busca de uma pele mais radiante e com luminosidade está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores, como mostram diversas tendências que vemos surgir, especialmente nas redes sociais”, constata Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil, que cita como exemplo a tendência glass skin (pele de vidro), que se refere a uma pele radiante e saudável, com uma aparência lisa e reflexiva, que cria um acabamento espelhado.

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação na Solabia

Allessandra explica que a radiância da pele pode ser obtida com a utilização de diferentes ativos, principalmente os que promovam o equilíbrio da microbiota e a renovação celular, proporcionando a uniformização da pele e, como consequência, uma tez mais radiante.

O grupo Solabia possui vários ativos com diferentes mecanismos de ação que atuam trazendo a radiância e o brilho para pele. Allessandra aponta entre eles o ECOSKIN®, um complexo pré e posbiótico, obtido por fermentação, que atua promovendo uma pele mais radiante e ecologicamente controlada.

“Reforçando a barreira cutânea e reequilibrando a microbiota, tanto de peles secas e oleosas, o ECOSKIN® melhora a textura da pele, tornando-a mais homogênea e suave, o que melhora a reflexão da luz e revela seu brilho”, afirma Alessandra, acrescentando que o ativo também melhora a hidratação e a oxigenação da pele, fazendo com que a tez fique mais suave e saudável.

Outra indicação da Solabia é o NEOGLOW®, um ativo de origem natural que atua promovendo a renovação celular, além de revitalizar, reforçar e revigorar a pele. “O NEOGLOW® ativa as vias de sinalização retinol-like para promover a homeostase da pele e limitar o acúmulo de células mortas na superfície da pele, promovendo maior suavidade e uma textura mais uniforme”, conta Allessandra.

Banho de luz

Na avaliação de Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação na Kobo, a busca por cosméticos que, além de melhorar a aparência da pele, entreguem luminosidade e radiância naturais tem crescido, em consonância com a tendência well-being e skinification. “Uma pele naturalmente iluminada é a máxima expressão do equilíbrio e bem-estar, e por isso tantas estratégias têm sido adotadas para formular produtos que entreguem esse claim”.

Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação na Kobo

A Kobo traz em seu portfólio um ingrediente funcional e eficiente que proporciona cobertura, efeito soft-focus e propriedades de iluminação e realce: A KOBOPEARL® EF-8 (mica, titanium dioxide, barium sulfate), um excipiente à base de mica, revestido com dióxido de titânio e sulfato de bário. “Ao ser adicionada às fórmulas, gera produtos capazes de banhar a pele em luz, formando um véu de luminosidade natural e delicada encantam e elevam o glamour dos consumidores modernos”, descreve Isabella.

A KOBOPEARL® EF-8, segundo a especialista da Kobo, pode ser aplicada a emulsões, sistemas anidros ou pós (compactos ou soltos), numa concentração sugerida de 1% a 20%. Seu tamanho de partícula pequeno (1 – 15 µm) permite que o material seja adicionado aos mais variados sistemas de maneira simples, sem prejudicar outras características da fórmula, como sensorial e estabilidade físico-química, aprimorando a luminosidade natural da pele e deixando um efeito final acetinado suave.

Pele iluminada e saudável

Muito tem se falado sobre a conexão entre beleza e bem-estar e de como os neurocosméticos podem ajudar não apenas no resultado estético, mas também na promoção do relaxamento. Nesse contexto, inspirado na “ciência do amor e das emoções”, cientistas da Ashland desenvolveram o caressense™ biofunctional, um extrato fitofermentado de flores de jasmim orgânicas e frescas, cultivadas de forma sustentável na França.

Julia Masetto, serviços técnicos em  personal care na Ashland

“O caressense™ biofunctional ativa os receptores de toque na pele, os piezo 1, promovendo a liberação da ocitocina, hormônio relacionado à sensação de bem-estar, resultando em uma pele mais firme, iluminada e saudável”, explica Julia Masetto, serviços técnicos em  personal care na Ashland.

Para avaliar a ação do caressense™ biofunctional, foi realizado um estudo clínico envolvendo um grupo que utilizou um creme com adição de 2% caressense™ biofunctional, enquanto outro grupo aplicou o creme placebo. O bem-estar foi analisado por três métodos distintos: subjetivo, pelo questionário Índice de Bem-Estar da Organização Mundial da Saúde (WHO-5); resposta fisiológica, pela quantificação de ocitocina na saliva por ELISA, e estresse emocional, por uma tecnologia que capta em tempo real as alterações na condutância, temperatura da pele e modificações no ritmo cardíaco.

Ao final dos 28 dias, segundo Julia, o grupo tratamento obteve melhora nos três critérios de avaliação de bem-estar em comparação ao grupo placebo, com destaque para a resposta fisiológica, que apresentou um aumento de 201% na quantificação de ocitocina na saliva dos voluntários que aplicaram o creme com caressense™biofunctional.

“O grupo tratamento também apresentou pele com textura mais suave, mais iluminada, além de menos linhas de expressão na parte superior da testa, sugerindo que, além de auxiliar na melhora do bem-estar, o caressense™ biofunctional também reduz os sinais do envelhecimento”, completa Julia.

Texturas inovadoras

Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação ,a Stepan

“Quando se trata de cuidados pessoais, a tecnologia importa. E muito. Dados de 2023 sobre inovação da Euromonitor International revelam que cerca de 60% dos consumidores americanos dizem gostar de testar novos produtos”, observa Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação da Stepan, que também destaca da pesquisa que os mais ativos em inovação – Estados Unidos, Brasil, Índia, Alemanha, França e Reino Unido – figuram entre os 10 maiores mercados globais. “Isso evidencia a importância de investir em tecnologias cada vez melhores, capazes de surpreender os consumidores com novidades e efeitos”.

Fernanda destaca que a Stepan Company oferece a patenteada Tecnologia de Líquidos Estruturados para formulações com propriedades sensoriais aprimoradas e flexíveis, promovendo emoliência e, assim, uma pele radiante e luminosa, “um desejo antigo, mas sempre atual dos consumidores”. O sistema de suspensão à base de surfactantes é caracterizado pelo equilíbrio hidrofílico-lipofílico (HLB) dos ingredientes na formulação.

O ponto de partida no processo é o STEPAN-MILD® GCC, um agente estruturante natural que, combinado com os outros surfactantes primários na fórmula, resulta em vesículas multilamelares. Essas estruturas lipossômicas, segundo Fernanda, proporcionam estabilidade substancial e resistência ao escoamento, mesmo quando submetidas a altas temperaturas. O material suspenso é adicionado e misturado na etapa final.

A gerente da Stepan aponta como uma grande vantagem do sistema é sua flexibilidade para adicionar esferas, óleos, açúcar, bolhas de ar ou ativos. O resultado é uma formulação livre de polímeros e eletrólitos, com a possibilidade de sistemas translúcidos. “O STEPAN-MILD® GCC garante propriedades de alta formação de espuma, com excelente sensação sensorial suave e hidratante para a pele. O ponto de fusão próximo à temperatura da pele melhora a espalhabilidade”.

A tecnologia pode ser usada em produtos tradicionais, loções corporais, limpadores faciais ou corporais, bem como em texturas inovadoras, como mousse de limpeza.

Mais lançamentos radiantes

A Shiseido expandiu de sua linha Revitalessence com o lançamento do Revitalessence Skin Glow Primer, formulado com niacinamida e kefir fermentado, ingredientes com propriedades restauradoras e iluminadoras, contribuindo para uma pele visivelmente radiante e saudável. Além disso, o oferece proteção solar com FPS 25+. O produto pode ser utilizado antes da maquiagem para reduzir a textura e intensificar o brilho, ou sozinho, como um tratamento iluminador.

Bruma de hidratação

A Bruma de hidratação da Catharine Hill contém extrato de camomila, chá verde e aloe vera que auxiliam na hidratação, refrescando e acalmando a pele. Indicada para ser utilizado antes e após a make, dando luminosidade, pode ser usada também na rotina de skin care e à noite para acalmar e hidratar a pele durante o sono.

Gerando luminosidade

Euryale®C é um sérum multifuncional antirrugas, desenvolvido pela Theraskin para todos os tipos de pele, tecnologia de Vitamina C Pura estabilizada. Age atenuando as linhas de expressão e as rugas finas e auxilia na elasticidade, firmeza e textura, regenerando as células, clareando as manchas e ajudando a reduzir os efeitos causados pelo envelhecimento, o que faz com que a pele tenha uma melhor aparência. Também possui a capacidade de uniformizar a pele, gerar luminosidade e controlar a oleosidade com ação antibrilho, deixando a pele com efeito de toque aveludado.

Pele radiante e luminosa

A linha Glycolic Bright, lançada em julho pela L’oréal Paris, promete uma pele sem manchas, uniforme e radiante, graças à  combinação de ácido glicólico e niacinamida. Segundo a marca, os resultados da aplicação de todos os produtos da linha incluem pele radiante e luminosa em uma semana com 46% das marcas reduzidas, e em duas semanas a pele fica com tom e textura  mais uniformes, com melhora constante e 55% das marcas são reduzidas.

Iluminador para os olhos

O Sérum iluminador para os olhos foi lançado pela The Body Shop no primeiro semestre. Enriquecido com uma poderosa combinação de ingredientes, incluindo vitamina c, bakuchiol, ácido hialurônico, extrato de camu-camu, cafeína e aloe vera, ilumina e hidrata a pele por até 12 horas. Com o uso contínuo, reduz a aparência de olheiras, proporcionando uma aparência mais uniforme, desperta e radiante.

Tempos mais simples

Os analistas do mercado do mercado de beleza são unânimes em afirmar que consumidores estarão cada vez mais buscando produtos que abordem tanto a saúde da pele quanto a mental. Este mês, a Mintel lançou o estudo Tendências globais de beleza e Cuidados pessoais para 2025. Na tendência “Pense devagar, mova-se rápido”, a empresa de pesquisas aposta que, em 2025 a beleza focará ainda mais o conforto e o bem-estar emocional. “Ingredientes, texturas e produtos evocarão tempos mais simples, com foco em experiências sensoriais que acalmam e nutrem”.

Para a Mintel, as marcas também precisarão alinhar seus ciclos de inovação a padrões de consumo mais sustentáveis e conscientes, criando produtos que não sejam apenas eficazes, mas também projetados para atender consumidores preocupados com o orçamento.

“As marcas explorarão a intersecção entre neurociência e beleza, oferecendo rotinas que evocam a tranquilidade de um retiro nas montanhas ou a serenidade da natureza por meio de aroma e textura”, prevê a Mintel, que atenta que, para construir credibilidade, as empresas deverão destacar a eficácia de seus produtos por meio de testes científicos e ingredientes inovadores. “A beleza regenerativa surgirá como um conceito-chave, misturando sustentabilidade, bem-estar mental e longevidade”.

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