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FCE Cosmetique reforça nova fase da indústria brasileira de beleza

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Em busca de inovação, visitantes aprovaram pavilhão exclusivo reunindo ingredientes para formulações

Por Estela Mendonça

À medida que a indústria de higiene e beleza se transforma no Brasil com a entrada de novas marcas, as chances de se destacar em um mercado dos mais competitivos passam necessariamente pelo crivo da inovação. Essa talvez tenha sido a mais importante motivação que levou milhares de visitantes ao São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 7 e 9 de junho, para conferir as novidades da FCE Cosmetique, realizada pela NürnbergMesse Brasil simultaneamente com a FCE Pharma.

Nadja Bento, head do núcleo Science da NürnbergMesse Brasil

Em ambos os eventos, ao todo, foram 660 marcas expositoras. “Tivemos uma visitação extremamente qualificada de pessoas e profissionais das áreas, além de representantes das principais empresas dos setores”, destacou Nadja Bento, head do núcleo Science da NürnbergMesse Brasil.

Nesta edição, pela primeira vez, a FCE Cosmetique contou com um pavilhão dedicado exclusivamente às matérias-primas, onde foram apresentadas as principais inovações em formulações. “Criamos esse pavilhão porque entendemos que era uma demanda importante da indústria. De fato, atendeu às expectativas. Foi um sucesso tanto em número de expositores, quanto de compradores”, disse Nadja.

Beleza in & out

Entre as estratégias para envolver os visitantes, os fornecedores de matérias-primas apostaram na apresentação de protótipos de formulações e exploração de tendências e conceitos de inspiração. Partindo da observação de que cada vez mais o consumidor tem buscado produtos que sejam multifuncionais, a Tovani Benzaquen, por exemplo, levou o conceito IN & OUT, apresentando linhas de tratamento facial, capilar e corporal compostas por produtos cosméticos associadas a um nutricosmético.

Rosângela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen

“O conceito IN & OUT corresponde à beleza integrativa focada em quebrar as fronteiras entre saúde, bem-estar e beleza”, definiu Rosângela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen, explicando que ele também considera a beleza de dentro para fora, com a ingestão de nutracêuticos e nutricosméticos, que atuam de forma conjunta com os cosméticos para otimizar os resultados e a eficácia de uma rotina de cuidados destinada a tratar, hidratar e nutrir a pele, cabelo e unhas.

Seguindo o conceito, a empresa apresentou da representada Bergstrom Nutrition® o OptiMSM® (Methylsulfonylmethane), reconhecido doador de enxofre que, em nutricosméticos, fortalece as ligações dissulfeto da pele, cabelos e unhas, além de aumentar os níveis de glutationa, reduzindo o estresse oxidativo.

Para cosméticos, o OptiMSM®, segundo Rosângela, apresenta diversos estudos clínicos de comprovação do fortalecimento da barreira cutânea, com o aumento da firmeza e elasticidade da pele e redução de rugas e linhas de expressão, além de ser um excelente repositor de enxofre para os cabelos e unhas.

Da representada Bloomage®, a novidade foi o lançamento do Biobloom® Microecobeauty ME-2 (Lacytobacillus ferment), com ação antioxidante, anti- ageing, de de redensificação da pele e de redução de manchas senis.

Extraídos por processo sustentável e ecoético, a Tovani também destacou ao mercado as microalgas para uso interno em nutricosméticos Astapure®, da parceira Algatech. Para uso externo em produtos cosméticos, a linha de microalgas da Natura-tec. “O Natura-tec Marine OceanMist CL®, extraído da microalga Nannochloropsis Oceanica originária da Noruega, por exemplo, é rico em fitoesteróis e ômegas, que fortalecem a função de barreira cutânea, reduzem o processo inflamatório e equilibram a microbiota da pele”, afirmou Rosângela.

Investimentos em inovação

A Garden Química, que completará 30 anos em outubro, levou o clima de celebração para esta edição da FCE Cosmetique, ao anunciar seus recentes investimentos. “Principalmente nestes últimos dois anos, mesmo com tantos impactos econômicos causados pela maior crise sanitária da história, a Garden Química se mostrou cada vez mais resiliente e destemida para vencer desafios, fazendo altos investimentos”, comemorou o CEO Waldir Freire.

Waldir Freire, CEO da Garden Química

Com destaque para os investimentos em tecnologia de ponta, a Garden Química, de acordo com Freire, aumentou a capacidade produtiva de sua unidade do Nordeste, em Pernambuco, para 900 toneladas ao mês. Além disso, investiu em mais uma unidade na cidade de sua matriz, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Com uma planta de 4 mil metros quadrados, a nova fábrica é baseada em conceitos verdes e produz sua própria energia. “Investimos também em inovação e tecnologia, trazendo novos produtos de fabricação própria para o portfólio. Com isso, alcançamos nosso maior crescimento desde a fundação e geramos vários empregos, mesmo em tempos tão difíceis”.

Para complementar os anúncios de suas conquistas, a Garden Química compartilhou com os visitantes do evento três lançamentos, entre eles, o Aquaderm, um ativo que proporciona alta hidratação, aumenta a elasticidade da pele e melhora as propriedades sensoriais táteis das formulações. Com a inovação, a Garden Química foi finalista do Innovation Challenge.

Para Freire, todo esse movimento é fruto da semente de confiança plantada há 30 anos. O CEO promete que este ano será de crescimento ainda mais impactante, tanto em capacidade quanto em produtos. “Sem seu time de excelência nada disso seria possível para a Garden Química”, afirmou, adiantando que tem muito mais história sendo escrita: “Em breve, divulgaremos uma grande novidade”, completou.

Beleza mindfulness

“2020 marcou o fim da década com uma série de transformações. A arte de se encontrar transformou-se em se isolar, a beleza alcançou a esfera de cuidar, e a terra, com toda sua grandeza ecoou sua voz em todos os lugares”, contextualizou Christiane Ferreira Neves, diretora comercial Latam Sul de BSP Care & Pharma da Brenntag, sobre como as mudanças na forma como as pessoas se relacionam inspiraram a escolha do tema para a participação da empresa nesta edição da FCE Cosmetique: “4R’s de Mindfulness: Ressignificar, Reduzir, Recomeçar e Relaxar”.

Alinhada ao novo posicionamento do consumidor e às principais tendências do mercado da beleza, a Brenntag apresentou uma variedade de ativos para diversas aplicações, tanto pele quanto em cabelo.

Christiane Ferreira Neves, diretora comercial Latam Sul de BSP Care & Pharma da Brenntag

Em ingredientes naturais, a empresa destacou ativos naturais que contêm uma variedade de óleos e manteigas vegetais provenientes da rica biodiversidade brasileira, como a linha GENENCARE, composta por três ativos: uma betaína derivada do aminoácido da beterraba, o mio-inositol e o xilitol, todos 100% vegetais, certificados Ecocert e Upcycling.

Outros destaques foram as argilas coloridas do mediterrâneo, que são certificadas Cosmos e disponíveis em uma variedade de cores, e linha Vegelight, que são alcanos 100% vegetais provenientes do coco. “Tanto as linhas de ativos quanto as argilas são ingredientes obtidos por meio de um processo de energia limpa bem como livre de aditivos químicos”, ressaltou Christiane.

Os ativos biomiméticos foram referência em tecnologia e inovação no estande da Brenntag. Inspirados nos mecanismos da natureza, promovem alta performance e eficácia. São ativos dedicados para o cuidado da pele com manchas, promovendo uniformização, proteção da luz azul e redução dos níveis inflamatórios da pele. “Nesta categoria ainda temos a tecnologia Suncat, que consiste em filtros químicos contidos em cápsula aquosa de dupla camada, que permite desenvolver protetor solar em um processo a frio, com uma base minimalista e sem a necessidade de dispersão”, explica a diretora da Brenntag.

A Brenntag também apresentou sua plataforma de silicones de alta performance que, segundo Christiane, promovem aspectos sensoriais e de texturas que são diferenciais em fórmulas para pele e cabelo. Para o cabelo, focou nos ingredientes ativos que contribuem para restauração do fio, evitam o desbotamento da cor, conferem proteção térmica e auxiliam na modelagem dos cachos. Para as formulações da pele, os ativos que conferem alta espalhabilidade, rápida absorção e toque seco e aveludado.

Elastômeros multifuncionais

A Elkem Silicones, um líder global com produção totalmente integrada de silicones, participou junto com a MCassab,  seu parceiro na distribuição no Mercosul. “Ficamos muito felizes de voltar a encontrar cara a cara os nossos clientes diretos e da nossa distribuição. Preparamos propostas de silicones com multifuncionalidade e efeitos que sejam percebidos imediatamente pelo consumidor final do produto cosmético, permitindo aos formuladores conferirem pessoalmente a excelente qualidade de nossos silicones”, comentou Monika Ruiz, responsável comercial pelo mercado cosmético no Brasil na Elkem.

O foco da feira, segundo Monika, foi promover algumas das especialidades do portifólio de silicones PURESIL™, entre eles, géis de elastômero para um sensorial luxuoso, incluindo a linha PURESIL™ ORG com índice de naturalidade de 0.8 (ISO 16128); elastômeros de silicone em pó PURESIL™ EP; resinas de silicone formadores de filme e “BPA Free” PURESIL™ TMS; fluorosilicones; e silicones organofuncionais, com destaque na emoliência sem pegajosidade da família alquilo-funcional e no emulsificante PURESIL™ BALANCE.

Luziano Fróes, suporte técnico Latam da Elkem

Luziano Froés, responsável para pesquisa e inovação no mercado cosmético comenta que, para apresentar aos clientes, foi desenvolvido com Centro Técnico da MCassab um protetor solar FPS 30 super fluído. A emulsão A/Si foi formulada com o emulsionante PURESIL™ BALANCE, com textura muito rica, sensorial seco, sedoso e toque final aveludado.

Foram utilizados na formulação os géis de elastômeros PURESIL™ BSG-200S, para trazer fluidez e espalhabilidade, e o PURESIL™ BSG-5041, com maior viscosidade para estruturar a porção óleo e assim aumentar a estabilidade da emulsão super fluída. Para a finalização do sensorial, foram aplicados o PURESIL™ CAPRYLYL TSO e o PURESIL™ EP 02, que doou toque seco e sedosidade à pele, bem como para auxiliar na absorção de sebo. “Tudo isso, com o compromisso da Elkem na sustentabilidade, auditado com nota máxima Platinum 1% pela EcoVadis”, destacou Fróes.

Alumínio sustentável

A Ball Corporation, líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio, levou à FCE Cosmetique novos itens de sua linha de produtos de alumínio extrudado, além de proporcionar aos visitantes a oportunidade de discutirem soluções de embalagens sustentáveis e inovadoras, uma demanda cada vez maior dos consumidores de todo o mundo. Em pesquisa encomendada pela Ball em 2021, 71% dos consumidores brasileiros afirmaram que estariam dispostos a mudar a embalagem de seus produtos de higiene pessoal ou domésticos para um formato mais ecologicamente correto.

Sergio Marcal, diretor de vendas da Ball

Sergio Marcal, diretor de vendas da Ball, contou que as latas de aerossol são projetadas e produzidas pela Ball priorizando o meio ambiente. A produção das embalagens combina alumínio reciclado e alumínio primário de baixo carbono, produzido com fontes de energia renováveis, e otimizando o peso. “A tecnologia ReAl®, pioneira e patenteada da Ball, incorpora conteúdo reciclado em latas de aerossol e reduz drasticamente seu peso em até 30% em comparação com uma lata padrão. Mais de 1,5 bilhão de latas foram produzidas com a tecnologia ReAl® até o momento, resultando em 43 mil toneladas de CO2 economizadas globalmente”.

Durante a feira, os visitantes puderam conhecer, por exemplo, as garrafas de alumínio Infinity, que são leves, ergonômicas, convenientes e adequadas para uma vasta gama de produtos, de xampu a creme para as mãos, sabão em pó ou spray desinfetante. “O alumínio é o material perfeito para uma economia circular devido ao seu alto valor e ao fato de poder ser reciclado infinitamente sem perda de qualidade. Além disso, 75% de todo o alumínio já produzido na história ainda estão em uso hoje em dia”, observou Marcal.

As embalagens são produzidas na fábrica da Ball em Itupeva, no interior de São Paulo. A unidade está em operação desde 2014 e foi adquirida pela Ball em 2020 e passou a integrar a divisão global de latas da companhia, que hoje opera com nove fábricas em todo o mundo.  Somente a unidade brasileira é responsável por produzir 300 milhões de embalagens aerossol por ano.

“Eventos como a FCE Cosmetique permitem não apenas mostrar a sustentabilidade das embalagens de alumínio, mas também são uma grande oportunidade de discutir com líderes da indústria sobre como podemos trabalhar em parceira para ajudar a desenvolver suas marcas”, completou Marcal. A companhia e suas subsidiárias empregam 24,3 mil pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 13,8 bilhões em 2021.  Na América do Sul, a empresa conta com 15 fábricas, localizadas no Brasil, Chile, Argentina e Paraguai.

Blends de pigmentos

A AQiA Química Inovativa apresentou a linha SkinColor®, blends de pigmentos inorgânicos com textura ultrafina que melhoram a performance do produto final e facilitam o processo produtivo de corretivos, bb creams, pós e bases líquidas ou compactas. Disponíveis em sete cores principais e outras cinco secundárias, ao serem misturadas, permitem infinitas possibilidades de tonalidades. “Esses produtos agregam valor ao produto final e resultados sensoriais, como o toque, espalhabilidade e a cobertura superiores aos pigmentos tradicionais”, destacou Eduardo Borba, diretor de marketing da empresa.

Vidro com proteção UV

Frascos de vidros com pinturas internas douradas e prateadas, que atribuem mais sofisticação aos produtos, brilharam no estande da Bormioli Luigi, especializada na produção e decoração de de embalagens de vidro de alta qualidade para os mercados de perfumaria e cosméticos. Marta de Oliveira Bagolin, responsável pelas vendas Latam, destacou ainda os frascos com massa vítria com proteção UV e as linhas produzidas com vidros pós-consumo.

Ativos encapsulados

Dois lançamentos foram destacados no estande da Croda, o Nutrinvent Balance e o SensaLuxe DF, ambos para os cuidados dos cabelos. O primeiro, de acordo com Sandra Bichuette, coordenadora de comunicação de marketing, emprega uma nova tecnologia de encapsulamento para garantir a entrega direcionada e a liberação controlada de ativos no couro cabeludo e no cabelo, proporcionando redução instantânea de sebo no couro cabeludo desde a primeira aplicação. Já o SensaLuxe DF é um ativo biodegradável de origem natural que promove cabelos mais sedosos, macios e maleáveis. “O SensaLuxe DF é eficaz tanto nos tratamentos com ou sem enxágue, oferecendo uma nova alternativa aos tradicionais ingredientes para os cabelos para melhorar as condições do cabelo danificado no seu estado seco”, destacou. Também chamou a atenção no estande uma linha com sugestões de produtos para pet care, incluindo água micelar, shampoo a seco, wipe hidratante e condicionador sem enxágue 3D.

Alternativa ao silicone

Considerando que o setor de cosméticos continua sendo impactado pela escassez de muitas matérias-primas, como é o caso do silicone, amplamente utilizado para conferir sensorial macio e brilho, a Dinaco reforçou a divulgação de seu best seller de vendas, o Neossance™ Squalane, uma alternativa 100% natural ao silicone derivado da fermentação da cana-de-açúcar, uma fonte renovável e sustentável. “O cultivo no Brasil não requer irrigação e representa o mais elevado nível de biomassa por entre todas as fontes de açúcar. Além disso, os resíduos da produção são convertidos em eletricidade para alimentar a planta de fabricação e a comunidade local”, enfatizou Viviane Gandelman, vice-presidente da Dinaco.

Convite à renovação

A Embacaps, distribuidora de matérias-primas para personal care e household, com mais de 35 anos de mercado, buscou transmitir na ambientação e nos protótipos apresentados um convite à renovação, contrapondo as incertezas dos últimos anos. “Preparamos formulações que estão ligadas aos principais mercados e consumidores, caracterizados por maior engajamento e que exigem um alto nível de entrega”, contou Fabiana Smaniotto, gerente de Marketing. O portfólio da empresa contempla ingredientes de grandes fornecedores, como BASF, Wacker, Akema, Aromaty Fragrances e Ingredion, além dos químicos gerais nacionais e importados de alta qualidade.

Nail care em alta

Completando 45 anos, a Fiabila apresentou várias propostas de formulações de esmaltes, além de produtos para cuidados das unhas e cutículas, cuja a demanda vem crescendo, principalmente após a pandemia. Entre os lançamentos, estão produtos à base de óleos essenciais e extratos vegetais. “Também estamos trazendo blends de ativos com benefícios hidratantes, nutritivos, fortalecedores e restauradores, com destaque para as máscaras de tratamento para as unhas, esfoliantes e cooling nail sorbet”, elencou Cibeli Lelli, gerente de marketing de produto. Em esmaltes, os destaques incluem tecnologia de efeito gel sem a necessidade de lâmpadas led, fórmulas gel e fórmulas verdes de alta performance com ingredientes provenientes de biomassa vegetal, que substituem parcialmente os solventes convencionais de origem petroquímica, plastificantes e nitrocelulose.

Mais alta absorção UVB

A Focus Química  levou várias novidades de suas representadas. Da DSM, deu destaque para a linha de filtros UV, apresentando protótipos com o novo filtro UVB PARSOL® EHT que, segundo a diretora de marketing técnico da Focus Química, Amanda Omodei, proporciona a mais alta absorção UVB do mercado e é compatível com outros filtros UV orgânicos e inorgânicos, além de ser fotoestável e inerte. Da WACKER, demonstrou formulações com o silicone autoemulsionante BELSIL® DM 5701 E, que é fácil de usar em processo a frio e não precisa de neutralização, bastando a adição de água.  “Outra novidade é nova linha de pigmentos microencapsulados desenvolvidos especialmente para os tons de pele negra, DeeperCaps™,  da Tagra Biotechnologies, que  permite transformar de forma eficaz as linhas existentes em produtos necessários para pessoas com tons de pele escuros, sem um grande investimento”.

Estímulo à vitamina D

Exemplos de vários ativos aplicados em formulações marcaram a participação da Galena.  Leandro Malatesta Teixeira, coordenador de novos negócios, citou como exemplo o Sérum Golden D, no qual o Nectaria Lithops, novo ativo da Vytrus, aumenta a produção de vitamina D na pele, a microcirculação e oxigenação, além de melhorar o aspecto de radiância e brilho. “A formulação também contém o Cobiogum, um geleificante 100% natural, que permite a obtenção de géis com sensoriais únicos, excelente para séruns e loções e outros itens”.

Reparação do DNA

A Gattefossé, apresentando seus lançamentos no estande de seu distribuidor, o Grupo MCassab,  destacou o Solastemis™, lançado e premiado na in-cosmetics global Paris. “O novo ativo atua em toda a cascata decorrente da exposição à radiação UVA, reduzindo a produção de espécies reativas de oxigênio e as diferentes lesões no DNA, além melhorar a capacidade de reparo do DNA e manter o potencial de stemness (capacidade proliferativa das células tronco epidérmicas)”, explicou Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care da Gattefossé para a América do Sul e Central. Segundo ela, o ativo, que é aprovado Cosmos, na derme, protege as macromoléculas da degradação induzida pela exposição à radiação.   “A eficácia de Solastemis™ foi avaliada a 2% de uso, por meio de várias técnicas que mensuram os principais sinais do fotoenvelhecimento”.

Colágeno verde

O mais recente lançamento da alemã Lipoid Kosmetik foi apresentado pela Lipid, o ativo cosmético botânico PhytoCollagen. “Trata-se de um ingrediente obtido a partir da árvore de acácia, e que representa uma alternativa vegetal e sustentável ao colágeno de origem animal ou sintético, sendo 100% natural, vegano e certificado COSMOS”, descreveu Paulo Hennies, representante de desenvolvimento e vendas da Lipid, que ressaltou que os fosfolipídeos da Lipoid são muito utilizados na indústria cosmética para o desenvolvimento de produtos diferenciados, devido à sua multifuncionalidade e biocompatibilidade cutânea incomparáveis, além de serem amplamente aplicados na indústria farmacêutica.

Totalmente reciclável

A Master Pumps é especialista em frascos pet e válvulas, além de novos modelos de frascos produzidos com plásticos recicláveis, incluindo opções de 1 litro. Monike Ostrowski, gerente de novos negócios, destacou a válvula produzida totalmente em plástico, sem metal. “A solução possibilita o lançamento de produtos totalmente recicláveis, sem a necessidade de separação”, explicou.

Colágeno biotecnológico

Lançamento da catarinense Nanovetores, o NV Hyalocollagreen, elaborado seguindo o conceito de química verde, é um ativo antirrugascomposto pelo ácido hialurônico e um colágeno vegano, obtido por fonte biotecnológica por meio da fermentação de leveduras. A supervisora de marketing Danieli Pulga, destacou que o produto será comercializado tanto para integrar formulações de produtos antirrugas, como também na forma de sérum pronto, a granel.  Além do lançamento, a Nanovetores apresentou seu portfólio com 85 produtos, que incluem as linhas capilar, facial e corporal, disponíveis como ingredientes ativos ou produto acabado a granel.

Investimento em análises

A Rudnik Química, que atua na distribuição de produtos químicos para mais de 18 segmentos de mercado e que, nos últimos anos, reforçou os negócios de cosméticos e fármacos, inclusive com investimentos no laboratório de análises e desenvolvimento para suporte técnico e um galpão equipado com sala limpa,  destacou os produtos de seu amplo portfólio, como tensoativos da Enzur e da Sasol, espessantes da Polaquimia, corantes oxidativos da Xinyu, entre outros. A analista de marketing, Silvia Rafaela Camargo, também destacou as opções oferecidas em commodities, como persulfatos de amônio e potássio e silicato de sódio em pó.

Cinco vezes mais HA

A Sarfam focou sua participação em ativos altamente eficazes e sustentáveis. Rosa Koren, gerente de marketing, apontou como novidade o Cristhalyal e-Perfection, um ativo que combina ácido hialurônico de alto peso molecular com uma bentonita de origem vulcânica, com propriedades de troca eletroestática que aumenta a penetração do ácido hialurônico em cinco vezes. Também destacou o Syndopour 200 MB, uma base pronta para sabonete e shampoo sólido para ser moldada e não extrusada. “Além de pH fisiológico próximo ao da pele, proporciona fórmulas suaves com espuma abundante”.

Protótipos Forever Impressions

O time de cosméticos da  Univar Solutions, que apresentou suas novidades para o mercado cosmético no estande da empresa na FCE Pharma, reforçou a divulgação da sua mais nova coleção de protótipos Forever Impressions, lançada na in-cosmetics Global, realizada em abril em Paris. “O kit de inspirações foi produzido com matérias-primas com altos índices de naturalidade, extraídas por processos mais verdes e limpos e com texturas surpreendentes”, descreveu Elaine Sant’Anna, gerente de mercado de Beauty & Personal para a América Latina.

Alternativa ao retinol

A Volp, distribuidora para clientes de todo o Brasil de produtos e insumos de renomados fabricantes mundiais, para esta edição, destacou os ativos inspirados na natureza, como o MelanoGray, o SLVR’Coffee, o EpiCalsome e NovoRetin, este último sendo uma alternativa ao retinol à base de plantas, proporcionando efeitos antienvelhecimento e benefícios para a pele propensa a acne. A empresa também expôs em seu estande os tensoativos suaves da Galaxy, conservantes tecnológicos da Sharon Lab, além de filtros solares e insumos para proteção solar.

Design e sustentabilidade

A Wheaton, que completa 70 anos, demonstrou as amplas possibilidades da impressão digital, que permite uma decoração realística no vidro com fotos, ilustrações e textos, de forma translúcida ou sólida, com alta resolução e com escala infinita de cores. Também destacou a linha com QR Code, que direciona para playlists do Spotify alinhadas com cada embalagem, e a exclusiva tecnologia de serigrafia perfumada com microcápsulas de fragrância, que viabiliza sentir o cheiro do perfume já na embalagem. Em frascos, uma das novidades é uma proposta vintage, que remete aos frascos de farmácias antigas. Além disso, seu design tem menos massa vítrea que um frasco tradicional, o que reduz o consumo de água, energia e em 30% na emissão de CO2.  A terminação em rosca possibilita a refilagem do produto, incentivando o consumidor a reutilizar as embalagens, reduzindo a geração de resíduos. “Precisamos olhar o mercado sob uma nova ótica. O consumidor está em busca de produtos mais democráticos, duráveis, inclusivos e sustentáveis. E o vidro tem um papel importante para a economia sustentável e circular”, ressaltou Renato Massara Júnior, diretor comercial e de marketing da Wheaton.

Portfólio de inspirações

A Ycar Artes Gráficas,  especialista em embalagens de papel cartão, lançou seu primeiro portfólio “Inspirações Ycar”, um conjunto de embalagens que apresentam diversos tipos de acabamentos, formatos, texturas e aplicações dos recursos oferecidos pela Ycar. “O kit tem o objetivo de inspirar as indústrias e profissionais na criação de soluções inovadoras para embalar e valorizar”, disse o diretor Fábio Victor Silva, que também anunciou o lançamento do Verniz Drip Off Ycar, uma solução de acabamento especial com efeito de contraste brilho e fosco, que elimina o verniz UV com reserva em Cyrel, permitindo alta produtividade com visual sofisticado e custos reduzidos nos projetos de embalagens.

Sistemas lipídicos

A Yosen Nanotechnology, startup localizada no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (SP), fez sua primeira participação como expositora para apresentar suas soluções para indústria cosmética. “Utilizamos os princípios da nanotecnologia, associada aos sistemas de liberação lipídicos, para a criação de produtos inovadores, eficazes, seguros e sustentáveis. Fabricamos ingredientes e produtos acabados para o mercado cosmético e suplementos alimentares”, explicou Daniel Callejon, gerente de P&D&I e produção.

Novos refiláveis

Uma das novidades da Incom, o Dispensing Twist é um conceito de embalagem refilável de 30ml paraskincare. “Além do design incrível e gestual de uso diferenciado, por ser refilável, a embalagem permite o consumidor reduzir mais de 50% do consumo de plástico numa recompra”, ressaltou a gerente comercial Andreia Johansen, que também destacou o um novo shape para líquidos de volumetria menor, o Moma, com design exclusivo, oferece alternativa de um aplicador big, uma grande tendência em maquiagem. “Também trouxemos quatro formatos de frasnagas para produtos faciais produzidos em PE/PE verde, com possibilidade de um acabamento em soft-touche bicos dosadores para uma aplicação precisa das formulações”, acrescentou.

Innovation Challenge

Um dos momentos mais aguardados desta edição da FCE Cosmetique foi o Innovation Challenge, iniciativa da NürnbergMesse Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), que distingue soluções inovadoras em matéria-prima no setor de cosméticos, considerando os quesitos inovação, sustentabilidade, sensorial, tecnologia e segurança. Nesta edição, foram reconhecidas inovações apresentadas pelas empresas Basf, Focus Química e Nanovetores.

A BASF conquistou o primeiro lugar, com um ingrediente probiótico inédito com microrganismos vivos que promove o efeito lifting rejuvenescedor. É uma matéria-prima inovadora e única dessa natureza no mercado de cosmético e saúde. “Ficamos bastante felizes porque a premiação mostra que a pesquisa científica tem sido reconhecida no setor”, comemorou Daniela Francischetti, especialista em inovação para bioativos da empresa, acrescentando que o  projeto é fruto de três anos de pesquisa e desenvolvimento na França.

Na segunda posição, a Focus Química concorreu com o Deepercaps, pigmentos microencapsulados para a pele negra, com tecnologia desenvolvida em Israel pela representada Tagra Biotechnologies. “Nós ficamos muito felizes com o reconhecimento porque é um desafio muito grande para os formuladores desenvolverem produtos inovadores”, ressaltou Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química

A Nanovetores ficou em terceiro lugar com o NV Hyalocollagreen, um antirrugas composto por ácido hialurônico e um colágeno vegano . Segundo Betina Zanetti Ramos, fundadora e presidente da empresa, o produto é um antirrugas obtido por biotecnologia por meio da fermentação de leveduras. “Nós somos parte de uma empresa brasileira e apresentar um produto completamente inovador é algo de muito orgulho”.

O júri foi composto por Andrezza Di Pietro Micali Canavez, gerente de Segurança de Produtos e Métodos Alternativos do Grupo Boticário; o pesquisador sênior da Belcorp, John Jiménez; a presidente do Conselho da ABC Vânia Leite; o sócio-diretor do Grupo Medcin, Sergio Schalka, e o especialista em inovação da Natura &Co, Silas Arandas. A mentoria ficou por conta do coordenador Alberto Keidi Kurebayashi. “O Innovation Challenge é um momento de mostrar um ativo diferenciado e, a partir daí, as empresas também podem desenvolver produtos inovadores e diferenciados”, frisou Kurebayashi.

Novos valores

Na abertura do Innovation Challenge na FCE Cosmetique 2022, Fernanda Pigatto, diretora global de parcerias da Beautystreams, analisou as implicações e novas oportunidades das macrotendências identificadas pela renomada agência de tendências internacional. Segundo ela, o ponto de partida é a necessidade de a indústria cosmética se reapresentar não como uma expressão de superficialidade, mas como um veículo para novos valores e bem-estar. “É por isso que, segundo a Beautystreams, um dos temas centrais para os próximos anos será Joyology: os cosméticos terão a tarefa de trazer alegria, bem-estar e serenidade ao consumidor, como destacado por uma série de tendências macro”, explicou.

R$ 23 milhões em negócios

As rodadas de negócios, de acordo com a organização das FCEs, movimentaram R$ 23 milhões em 279 reuniões, que contaram com a participação de 25 expositores e 66 empresas dos dois setores. “As reuniões são importantes porque facilitam a consolidação de negócios. Para garantir êxito nessas conversações, verificamos as principais tendências existentes tanto na área farmacêutica quanto na de cosméticos entre os expositores e, a partir daí, escolhemos as empresas convidadas”, afirma Nadja Bento, que destacou que apenas a rodada da área de matérias-primas para cosméticos gerou R$ 14,3 milhões.

Congresso de Cosmetologia

A FCE Cosmetique também foi palco do Congresso Brasileiro de Cosmetologia, com coorganização da Associação Brasileira de Cosmetologia e a NurnbergMesse Brasil, que este ano elegeu como temática central “Caminhos expandidos por meio de uma Cosmetologia Translacional”, ressaltando a importância da integração entre as áreas responsáveis pelo desenvolvimento de um cosmético. Durante três dias de programação, o congresso percorreu por tendências e temas relevantes para o setor, incluindo metaverso, sustentabilidade, autoestima e saúde mental.

Embora ainda cercada por incertezas em relação ao cenário econômico e ao desfecho da pandemia, esta edição da FCE Cosmetique reacendeu no setor a perspectiva de dias muito melhores do que os vividos pelo setor nos últimos anos. Nesse clima otimismo é que a NürnbergMesse Brasil já anuncia a próxima edição da FCE Cosmetique e FCE Pharma: 13 a 15 de junho de 2023, no São Paulo Expo.

“Pelo sucesso do evento deste ano, podemos apostar que 2023 será uma edição ainda mais especial e de consolidação de um trabalho que estamos desenvolvendo ao longo dos anos. Os setores estão em franca retomada pós-pandemia, e a NürnbergMesse Brasil mais uma vez faz o seu papel: ajudar a criar novas oportunidades de negócios”, conclui Nadja Bento.

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