Grupo Boticário cria Centro de Pesquisa da Mulher sobre cuidado e bem-estar feminino

O projeto, que tem o Hospital Israelita Albert Einstein como seu primeiro parceiro para realização de estudos, nasce para revolucionar a ciência do bem-estar feminino, impulsionando pesquisas e inovação que valorizem cada etapa da vida da mulher.
A iniciativa está atrelada a estratégia da companhia que prevê investir cerca de R$13 milhões em pesquisas científicas em 2025, com projeção de crescimento de 20% para os próximos anos.
No Dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2025, o Grupo Boticário reafirma seu pioneirismo ao lançar o Centro de Pesquisa da Mulher, um polo inovador dedicado ao financiamento e incentivo de estudos e pesquisas sobre o bem-estar e o cuidado feminino em todas as suas fases — da puberdade à menopausa e à senescência. O projeto tem a missão de conectar teoria e prática aplicada à pesquisa científica em um movimento de dentro para fora do ecossistema do Grupo Boticário. Para isso, a empresa contará com a colaboração de outras organizações, tendo o Hospital Israelita Albert Einstein como seu primeiro e principal parceiro no desenvolvimento de pesquisas e inovação, por meio da Eretz.bio, hub de startups do Einstein. A expectativa é que seja possível ampliar, por meio da ciência, o conhecimento sobre as particularidades biológicas, hormonais e emocionais que acompanham os diferentes ciclos da vida da mulher, e embasar o desenvolvimento de produtos cosméticos que ofereçam benefícios reais e estejam alinhados a cada um desses momentos.
Estudos, como o realizado pela McKinsey (Closing the Women’s Health Gap) em 2024, evidenciam a diferença entre os investimentos dedicados a pesquisas sobre o corpo masculino e feminino, resultando em uma lacuna significativa na obtenção de dados e conhecimento sobre a saúde e o bem-estar da mulher em todas as fases da sua vida. O Centro de Pesquisa da Mulher nasce para mudar esse cenário de forma inovadora e consistente. “Durante décadas, a ciência priorizou o corpo masculino como padrão em termos de investigação e pesquisas, deixando de lado fatores essenciais para o bem-estar e cuidado feminino. Por isso, o Centro de Pesquisa da Mulher vai gerar um grande avanço à pesquisa científica, pois suas atividades visam reconhecer a importância de considerar os ciclos femininos em todos os estudos que realizaremos. Sabemos que as variações hormonais ao longo da vida impactam a pele, o cabelo, o sono, o humor e a qualidade de vida da mulher, por exemplo, e compreender essas dinâmicas é essencial para desenvolver soluções mais eficazes e inclusivas. Nosso compromisso é assegurar que a ciência reflita essa complexidade, promovendo pesquisas que tragam avanços reais nas diferentes fases e contextos da vida da mulher”, destaca Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário. “Este avanço contribuirá não somente para a inovação na área científica, mas também trará benefícios concretos para a qualidade de vida das mulheres”, complementa.
Com um conselho de cientistas, pesquisadores especialistas em cuidado, bem-estar e beleza, o Centro de Pesquisa da Mulher conta com quatro pilares de atuação: fomento a pesquisas científicas sobre os ciclos femininos considerando as diferenças fisiológicas, hormonais, microbiota e as necessidades específicas de cada fase; educação e empoderamento para capacitar profissionais e pesquisadores; desenvolvimento de produtos das mais diversas categorias a partir de um aprofundamento das necessidades das mulheres em todas as etapas da vida, incluindo momentos únicos como a gravidez, pós-parto, início da menopausa, etc; e, por fim, uma abordagem holística, garantindo uma visão integral sobre a beleza e bem-estar da mulher em sinergia aos demais polos de pesquisa do Grupo Boticário que, dentro da sua estratégia de negócio projeta investir aproximadamente R$ 13 milhões em pesquisas científicas este ano, com projeção de crescimento de 20% para os próximos anos.
Para Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, a criação do Centro de Pesquisa da Mulher é um marco não apenas para o modelo de negócio da companhia, mas para o mercado da beleza. “É algo muito novo uma marca de beleza se propor a estudar profundamente o que acontece no corpo das mulheres nos diversos ciclos que ela passa ao longo da vida, e isso vai muito além da estética. Como grupo de beleza queremos ser ainda mais especialistas e evoluir no conhecimento sobre as particularidades que permeiam os ciclos que as mulheres atravessam ao longo da vida para desenvolver produtos em todas as nossas categorias – de cabelos e corpo, à maquiagem e perfumaria – que tragam benefícios reais conectados a cada um desses momentos. Por isso, aliamos inovação, ciência e instituições renomadas para acompanhar a jornada feminina, colocando a mulher em posição de protagonismo na ciência”, destaca.