Fornecedores de matérias-primas garantem oferta de ingredientes para marcas que querem desenvolver linhas específicas de produtos capilares para quem tem mais de 50 anos
A última Projeção da População do IBGE é de 2018 e prevê que, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. Com isso, chamada de “índice de envelhecimento”, a relação entre a porcentagem de idosos e de jovens deve aumentar de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060. Esse processo pode ser observado no gráfico abaixo pelas mudanças no formato da pirâmide etária ao longo dos anos, que segue a tendência mundial de estreitamento da base (menos crianças e jovens) e alargamento do corpo (adultos) e topo (idosos). As principais causas dessa inversão da pirâmide são o menor número de nascimentos a cada ano e o aumento de expectativa de vida do brasileiro.
No ano passado, o Portal Cosmetic Innovation publicou a matéria Silver Beauty: mercado prateado tem grande potencial a ser explorado, na qual foram levantados aspectos da vida e as necessidades desse público, inclusive com a abordagem da Silver Economy, definida como a soma de todas as atividades econômicas que atendem às necessidades de pessoas com 50 anos ou mais.
Agora, colocando uma lente de aumento sobre o mercado de hair care, a ideia é checar quais são as reais oportunidades no desenvolvimento de produtos específicos para quem mais de 50 anos. Vale destacar que, assim como a pele, os cabelos sofrem com o avanço da idade. Além dos fios brancos, os cabelos ficam mais finos, com tendência à queda e quebra e, sim, merecem uma atenção especial.
A oportunidade é fato não só porque a população brasileira está envelhecendo, mas também porque o mercado brasileiro, quarto maior do mundo, também é gigantesco, com previsão de crescimento nas vendas de 16,9% nos próximos cinco, atingindo mais R$ 27 bilhões em 2025, muito acima do crescimento global previsto, que é de 10,7%.
Assumindo os grisalhos
Para Bianca Cava Tomé, gerente de desenvolvimento de negócios em personal care da Stepan, com o aumento da longevidade e a preocupação das pessoas de envelhecerem de maneira mais saudável, o mercado de personal care tem buscado inovações que atendam esse público mais maduro, proporcionando uma experiência diferenciada de bem-estar durante o cuidado diário.
“A Stepan, que tem um olhar especial para a beleza silver hair, apresenta alguns de seus produtos que são adequados para um público com atitude e que assume a beleza dos fios grisalhos, estimulando a busca por novos hábitos de consumo”, afirma Bianca, onde destaca o produto ALPHA-STEP® PC-48, que é um tensoativo aniônico livre de sulfato, de fonte natural, biodegradável, livre de conservantes, não testado em animais, este produto proporciona formulações robustas para uma limpeza suave e com alto poder de espumação.
Bianca Cava Tomé, gerente de desenvolvimento de negócios em personal care da Stepan
Outra recomendação da Stepan que se soma ao propósito de fórmulas robustas, é o AMPHOSOL® CDB HP, um tensoativo anfótero, de fonte natural, ideal para melhorar a resposta de construção de viscosidade em sistemas livres de sulfatos e aniônicos tradicionais, podendo ser utilizado como primário ou secundário a depender do objetivo da formulação. Este ingrediente melhora a suavidade da formulação e pode ser um contratipo funcional aos glucosídeos, além de ser prontamente biodegradável, livre de conservantes e não testado em animais”, garante Bianca.
Para melhorar a textura da espuma ou ainda o sensorial hidratante em produtos de limpeza e condicionamento dos cabelos, a executiva recomenda o STEPAN-MILD® GCC, um éster de fonte vegetal que promove sensorial suave. O produto possui temperatura de ponto de fusão próximo à temperatura da pele, o que aumenta o poder de espalhabilidade das formulações. É um produto biodegradável, produzido com ingredientes de origem natural e aprovado pelo pelos sistemas Ecocert e Cosmos.
“A combinação desses ingredientes, proporciona o desenvolvimento de produtos de cuidado capilar de alta performance e a Stepan dispõe de um banco de dados de formulações dirigidas ao mercado brasileiro, atendendo as expectativas deste consumidor, que busca uma experiência sensorial segura e diferenciada”, finaliza Bianca.
Geração elástica
“O Brasil está envelhecendo rápido. A Organização Mundial de Saúde estima que até 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo vai duplicar e no Brasil, triplicar. O país poderá ter a sexta população idosa do planeta”, alerta Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient Cosmetic Technologics, que também destaca o surgimento da “Geração Elástica”, apontada pela JWT Intelligence, que é composta por mulheres acima dos 50 anos que se sentem mais felizes, sábias e autoconfiantes do que em qualquer outro período de suas vidas. “Essas mulheres querem consumir produtos que atendam suas necessidades específicas, fato que boa parte da indústria da cosmética ignorou nos últimos anos”.
Como a coloração permanente pode ser agressiva para um cabelo já ressecado e com textura mais frágil, Fernanda vê oportunidade na coloração semipermanente, que não modifica a estrutura dos fios. Ela também aposta na exploração do conceito de multifuncionalidade em shampoos, condicionadores e máscaras capilares para a manutenção da cor e banho de brilho. “Podemos também desenvolver formulações que proporcionem o claim ‘color & care’, adicionando, por exemplo, ativos botânicos, óleos, vitaminas e proteínas, que conferem hidratação aos fios”.
Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient
Fernanda destaca que a Sensient Cosmetic Technologics oferece linhas completas de corantes catiônicos, com alta pureza e que podem ser utilizados em tinturas semipermanentes, como a marca Arianor®. “No quesito praticidade, o destaque é a linha Arianor Flash®, complexo sinérgico de corantes catiônicos e agentes biotecnológicos na forma de pó. Basta aplicar água e a tecnologia se converte num produto pronto para aplicação, com excelente afinidade por cabelos quimicamente tratados”, ressalta, acrescentando que essa tecnologia facilita muito a produção, pois além de ser uma solução completa de base e cor para deposição perfeita do corante na fibra capilar, oferece uma vasta gama de tonalidades prontas, que eliminam as etapas de desenvolvimento e de ajustes de cor, proporcionando economia de tempo e redução de estoque.
Embora a autoconfiança demonstrada pelas mulheres que tomam a decisão libertadora de assumir os cabelos brancos, Fernanda lembra que os fios grisalhos podem amarelar por oxidação pela ação do sol e das ferramentas de calor, o que requer uma linha de tratamento matizadora. “Para tanto, a Sensient tem como best seller o corante ácido de alta pureza UNICERT® Violet K7025-J, que pode ser usado tanto para a neutralização de tons amarelados como para proporcionar ao produto uma aparência de cor violeta atraente”.
Para o couro cabeludo que se torna mais seco com o passar dos anos, à medida que vai perdendo sua hidratação natural, condição ainda mais presente em mulheres que utilizam coloração permanente ou outros processos químicos, a chance de sentir desconfortos, como descamação, vermelhidão e coceira no couro cabeludo é grande. Para sanar esse problema, a Sensient acaba de lançar o Sensishield® Scalp, desenvolvido para ser utilizado durante o processo de coloração do cabelo, sendo composto por ativos da folha Guayusa, obtidos pelo processo patenteado PhytoCleanTM, que utiliza 100% de água subcrítica para fitoquímicos de alta pureza e performance. “Além de preservar a saúde do couro cabeludo, essa inovação ainda tem ação antioxidante, e preserva a fibra capilar”.
Formulações específicas
Márcia Eichstadt de Paula, diretora global de hair care da Symrise, destaca três ativos da Symrise indicados para compor formulações de produtos específicos para mulheres maduras. Para combater a perda capilar e o afinamento do fio, resultantes das transformações hormonais, características da menopausa, a indicação é o SymHair® Force 1631, ativo com três principais ações no couro cabeludo e nos fios: estimula o crescimento, aumenta a densidade capilar e fortalece a fibra capilar.
Márcia Eichstadt de Paula, diretora global de hair care da Symrise
“O SymHair® Force 163 atua no folículo capilar, estimulando e prolongando a fase de crescimento dos fios, o que consequentemente melhora a densidade capilar. Além disso, ele fortalece a fibra capilar, evitando a quebra. O resultado são cabelos mais fortes, volumosos e saudáveis”, explica Márcia, que destaca que o ativo foi obtido a partir de microalgas do Taiti por processo sustentável baseado na blue biotechnology.
Lembrando que as alterações hormonais e os processos químicos podem levar ao desequilíbrio na produção do sebo no couro cabeludo, resultando em ressecamento, coceira, descamação e fragilidade capilar, Márcia recomenda o SymSoft® Scalp, ativo inspirado na aveia, que atua modulando receptores no couro cabeludo, promovendo sensação de conforto e aliviando a coceira, além de combater o ressecamento e a descamação. “Ele também age na fibra, evitando a perda proteica e aumentando a resistência e a elasticidade dos fios”. Estudos clínicos demonstraram redução de 35% na coceira após 5 dias de uso de shampoo contendo 1% SymSoft® Scalp.
Complementando, Márcia lembra que a fragilidade dos fios pelo processo natural de envelhecimento e pelos tratamentos químicos de coloração, é também um alvo importante para o desenvolvimento de produtos para as mulheres com mais de 50 anos. Ela sugere formulações com o SymHair® Restore, que promove reparação inteligente para cabelos danificados de todos os tipos. O ingrediente foi obtido por extração natural da gliadina do trigo. “Essa proteína não hidrolisada tem a capacidade de se ligar às áreas danificadas do cabelo e comprovadamente restaurar a massa, selar as cutículas e reparar até as pontas duplas”, garante.
Reposição de massa capilar
“Os 50 anos chegam e com eles muitas mudanças, incluindo a cor, textura e força dos cabelos. Apesar de estarmos num processo de melhor aceitação do cabelo grisalho, os fios brancos ainda são uma preocupação para esse público”, reconhece Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck, que acrescenta que lidar com tantas mudanças já não é tarefa fácil e, o pior, ainda não existem no mercado produtos específicos para esse público, o que pode ser muito frustrante para o consumidor.
“Felizmente, hoje temos soluções tecnológicas para que as marcas atendam essa demanda do mercado e desenvolvam produtos que ofereçam efeitos duradouros, com excelente eficácia e com ingredientes que tem uma boa história para contar”, anuncia.
Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck
Thalita contextualiza que, com o passar dos anos, os cabelos vão ficando mais finos e acabam perdendo sua capacidade de produzir melanina e vão se tornando brancos. Por isso, é essencial fornecer vitaminas essenciais para nutrir esse cabelo. A executiva destaca o Lipcuat 7, um lipossoma nutritivo multivitamínico que adere e penetra na fibra capilar.
O mecanismo de ação do Lipcuat 7 é formar um filme protetor resistente a lavagens, devido ao caráter catiônico. “Isso garante a eficácia do ativo mesmo em baixas concentrações. É nutrição que fica nos fios”, afirma.
Outra vantagem, segundo Thalita, é que, como a lavagem ocorre com alta frequência, o efeito do Lipcuat-7 também tem um caráter acumulativo: quanto mais se usa, melhor o desempenho. Em um teste de eficácia com uso de xampu com 1% de Lipcuat-7, após 90 dias foi notado um incremento de 15% na nutrição dos cabelos. “Os fios ficaram mais fortes e saudáveis após o uso de xampu”, completa.
Redução de danos
“A beleza não tem mais idade. Indo na contramão da ditadura da beleza jovem, as mulheres estão cada vez mais optando por assumir seus fios prateados. Um estudo divulgado pela Mintel (2020), indicou que 68% das mulheres entre 25 e 64 anos já consideram aceitável ter fios brancos e em alguns casos, as consumidoras optam até pelo uso de tinturas para chegar ao tom prateado mais rápido”, pondera Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care do Grupo MCassab.
Com as alterações hormonais, os fios acabam perdendo a hidratação, brilho natural, além de ficarem mais finos e quebradiços. Para fios mais hidratados, a dica de Andréa é investir em produtos com ingredientes que, além de proporcionar uma hidratação profunda, proporcionem também leveza, para garantir o volume natural.
Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care do Grupo MCassab
Já as consumidoras que optam pelas tinturas, o investimento em produtos que diminuam os danos ocasionados pelas tinturas é indispensável, sendo indicados shampoos, máscaras e condicionadores com ingredientes que auxiliem os fios a terem um aspecto mais hidratado, além do controle do frizz, garantindo um efeito natural impecável.
“Para criar formulações de hair care com alta performance para esse mercado tão promissor, o Grupo MCassab possui dois ingredientes indispensáveis as formulações”, garante Andrea, sugerindo o Flocare™ C122 PF, da SNF, e Definicire®, da Gattefossé.
Flocare™ C122 PF, da SNF, é um agente condicionante suave, de baixo peso molecular e alta cationicidadade. “Ele é ideal para todos os tipos de cabelos, entregando um excelente condicionamento para os fios, inclusive em pHs extremos, como coloração e descoloração. É uma escolha excelente para os cabelos nessa fase de transição em que os cabelos que continuam sendo tingidos e os cabelos grisalhos começam a ser assumidos. “Além disso, doa espuma rica e densa para shampoos e alto brilho para os fios dos cabelos, aspecto essencial para linha silver”.
Já o Definicire®, da Gattefossé, é uma textura ativa, 100% vegetal que recria a camada lipídica protetora do cabelo, mimetizando a ação do 18-MEA. Segundo Andrea, o ingrediente impacta diretamente no aumento da hidrofobicidade dos fios dos cabelos, controlando o volume, o frizz e também, a definição de cachos mesmo sob alta umidade. Ele também inibe o efeito da eletricidade estática, protege contra a poluição física e melhora a suavidade dos fios dos cabelos.
Transição da cor
“A partir do momento que as mulheres começam a atingir a menopausa, as alterações hormonais causam diversos efeitos no corpo, inclusive nos cabelos, sendo comum o relato de enfraquecimento e afinamento dos fios, couro cabeludo sensível e mais ressecado, entre outros sinais. A transição da cor natural para cabelos grisalhos também é um desafio nesta fase que, inclusive, vem ganhando o apoio e incentivo de grandes marcas, como L’Oréal e Boticário em suas campanhas”, reforça Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions América Central e do Sul.
Além disso, Coelho enfatiza que os consumidores querem cuidar da boa aparência, mas valorizam quando esse cuidado tem respaldo científico e contribui para efeitos benéficos de longa duração, colaborando não só com a beleza, mas também com o bem-estar. “Esse fato estimulou uma busca por produtos que ofereçam tratamento, além de embelezar os cabelos”, afirma, acrescentando que o foco recente em produtos para o couro cabeludo exemplifica essa tendência, uma vez que a melhora nas condições dessa região do corpo vai contribuir para o bem-estar, protegendo da sensibilidade, coceira e também com a beleza, melhorando a aparência do cabelo desde a raiz e promovendo o crescimento saudável dos fios, combatendo alguns dos principais efeitos da menopausa nos cabelos e couro cabeludo. O conceito ‘couro cabeludo como pele’ permitiu que os o termo de “cuidado anti-idade” dispensados à pele se expandisse também para a esfera dos cuidados com os cabelos.
Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions América Central e do Sul
A Evonik oferece uma variedade de ingredientes ativos em apoio aos resultados que os consumidores estão esperando, a exemplo dos ativos Hairflux®, com foco na recuperação dos fios e cuidado com o couro cabeludo, e ROVISOME® Biotin, que ajuda no fortalecimento e crescimento saudável e aumento da densidade dos fios.
Hairflux® é um ativo vegano multifuncional, 100% de origem natural e prontamente biodegradável que combina ceramidas biomiméticas com os óleos de rícino e oliva, oferecendo fortalecimento e reparação dos fios, enquanto protege e cuida do couro cabeludo, conferindo uma melhora perceptível e sensorial. Entre seus benefícios comprovados, Coelho cita a diminuição de irritações no couro cabeludo, reduzindo significativamente a coceira e melhorando a hidratação, enquanto também ajuda a reparar e fortalecer os fios.
O ROVISOME® Biotin, por sua vez, é uma combinação altamente eficiente de vitamina H (Biotina), vitamina F (ácido linoléico), vitamina E (acetato de tocoferol), pró-vitamina B5 (D-Pantenol) e cafeína. “Encapsulada no sistema de aplicação ROVISOME®, esta combinação ativa pode ser efetivamente transportada para a área do couro cabeludo e da raiz do cabelo, onde pode desenvolver todo o seu poder de atividade, contribuindo para melhorar a densidade e o crescimento do cabelo, normalizando a proporção das fases de crescimento capilar anágena e telógena”, explica.
Mais informações podem ser acessadas em intoBeauty® (intobeauty.evonik.com), plataforma da Evonik que reúne todas as informações de produtos e conceitos da área de personal care.
Restauração da cor natural
“A população 50+ no Brasil deve dobrar nas próximas décadas, deixando de ser um mercado de nicho e que merece a atenção das marcas e empresas de cosméticos”, provoca Flavia Zanella, gerente de desenvolvimento de Beauty Actives para o Brasil e Cone Sul da Croda, reforçando que, além da pele, os cabelos também apresentam sinais de envelhecimento, como queda, afinamento e embranquecimento dos fios, redução de volume e perda de vitalidade.
Para o tratamento destes sinais, a gerente da Croda apresenta algumas indicações de ativos, como o mais novo lançamento da Sederma, o Silverfree™, um peptídeo biomimético, de origem sintética, que auxilia na restauração progressiva da cor original dos cabelos, com um efeito duradouro. Ele age reeducando o bulbo capilar a produzir sua própria pigmentação natural, ao mesmo tempo em que protege contra os danos oxidativos intrínsecos e extrínsecos. “Atuando sobre todo o processo da síntese de melanina, desde a expressão gênica à transferência dos melanossomas, o ativo intensifica de forma progressiva a pigmentação natural dos cabelos, reduzindo visivelmente a quantidade de cabelos brancos e promove um efeito remanescente que continua por pelo menos quatro meses após a última aplicação”, destaca.
Flavia Zanella, gerente de desenvolvimento de Beauty Actives para o Brasil e Cone Sul da Croda
Outro destaque é o Procapil™ que é a associação de um peptídeo sintético ancorado em biotina com ingredientes fitoquímicos de origem natural, para prevenir o envelhecimento do bulbo capilar, queda dos fios e estimular o crescimento do cabelo. Segundo Flavia, ele melhora a ancoragem dos fios, estimulando a síntese de moléculas de adesão do bulbo ao couro cabeludo e mantém irrigação sanguínea adequada do folículo piloso, nutrindo-o. Este mecanismo de ação aumenta significativamente a quantidade de fios em fase anágena e estimula o crescimento dos fios de maneira equivalente ao Minoxidyl®, sem ressecar e mantendo o aspecto saudável dos fios.
Complementando, o Phytessence™ Hazel Leaf, extrato de origem 99.8% natural das folhas de avelaneira, árvore símbolo de imortalidade e regeneração, popularmente conhecida e utilizada por suas propriedades veinotonicas e antioxidantes. “Rico em flavonoides, compostos fenólicos e açúcares, o ativo atua na vitalidade do couro cabeludo, potencializando a produção de ATP na ancoragem do cabelo e aumentando a expressão do Colágeno VII”, explica Flávia, que também destaca sua atividade antioxidante que neutraliza os ROS, e propriedades calmantes, ao inibir a síntese de IL6. Isso garante um couro cabeludo energizado e totalmente protegido contra agressões externas, com fios bonitos e saudáveis”.
Embracing Aging
Para Luciana Rodrigues, gerente de aplicação e desenvolvimento de produtos para os cuidados do cabelo da Clariant, o envelhecimento passou por uma redefinição, e algo que antes era visto como negativo e que precisava ser disfarçado é hoje motivo de celebração da vida e da história de cada indivíduo. “Os consumidores de 50 anos ou mais têm aceitado e acolhido o seu envelhecimento como algo para se orgulhar, surgindo assim uma nova tendência de mercado: Embracing Aging, destaque na quarta edição do BeautyForward®, guia de tendências da Clariant para o mercado de personal care”.
Luciana Rodrigues, gerente de aplicação e desenvolvimento de produtos para os cuidados do cabelo da Clariant
Luciana lembra que a pandemia trouxe também muitas mudanças na rotina de cuidados diários da beleza já que com o lockdown, os salões de cabeleireiros e centros de estéticas fecharam temporariamente suas portas, fazendo com que as pessoas se dedicassem mais ao autocuidado, se olhassem de outra forma e abraçassem sua beleza natural. Com isso, muitos homens e muitas mulheres assumiram seus cabelos brancos e buscam agora cuidados específicos para o tratamento de seus cabelos.
“Cabelos grisalhos ou brancos precisam de cuidados especiais e produtos que ofereçam hidratação, uma melhora na textura do fio já fragilizado e um condicionamento suave, sem pesar ou impactar negativamente no volume dos cabelos, trazendo naturalidade e saúde aos fios”, indica Luciana, que destaca do portfólio da Clariant duas soluções de uma nova geração de agentes condicionantes: Genadvance® Life e Genadvance® Hydra.
O Genadvance® Life recupera a vitalidade de cabelos finos e opacos, que adquiriram estas condições por meio da genética ou envelhecimento. Além disso, esse aditivo, segundo Luciana, traz como benefícios cabelos com mais brilho e volume natural, reduzindo o frizz. “Vale destacar que esse ingrediente é biodegradável, apresenta baixa toxicidade aquática, possui o selo EcoTain® e pode ser adicionado em sistemas de limpeza, assim como produtos de tratamento e condicionadores”.
Confira a formulação Illuminating Silver Hair Nectar com o Genadvance® Life.
Outro ingrediente de destaque no portfólio da Clariant, que auxilia no tratamento dos cabelos fragilizados, é o Genadvance® Hydra, agente condicionante aprovado pelo Ecocert, 100% de origem natural, com 100% de índice de carbono renovável e sem qualquer impacto ambiental pós-uso, sendo perfeito para quem busca ampliar o portfólio com alternativas naturais. Ele entrega uma maior hidratação aos fios, facilidade ao pentear e uma maciez logo após a aplicação. “Genadvance® Hydra é uma alternativa natural a agentes condicionantes e silicones e é um produto multifuncional, podendo fazer parte de qualquer formulação destinada aos cuidados com os cabelos”, ressalta Luciana.
Hair Full System
Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland, reforça que, no geral, os cabelos 50+ necessitam de tratamentos dermocosméticos ou cosméticos para reduzir a queda, aumentar a densidade capilar, reconstruir os fios ao longo de seu comprimento, aumentar o volume sem “pesar” os fios, manter a cor dos tingidos ou evitar o amarelamento dos fios grisalhos, além de hidratação adequada aos diferentes tipos de fios e níveis de dano.
Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland
A Ashland possui diferentes tecnologias para devolver à fibra capilar as condições e comportamento de um fio virgem e diferentes ativos biofuncionais com alvo no mecanismo de envelhecimento dos fios. Um deles é o Capauxein™ G2, um ativo biofuncional, de origem natural, biodegradável e COSMOS* validado, inspirado no conceito “Hair Full System”, focado na densificação e preenchimento dos cabelos com a manutenção visível da fase anágena. “Além disso, propicia um ambiente mais saudável para o crescimento dos cabelos, reduzindo a oleosidade, fortalecendo a função de barreira e aumentando a hidratação”, destaca Liliana, explicando que ele atua aumentando a expressão de biomarcadores chave localizados no folículo capilar, como a Ki67 e β1-integrina, responsáveis, respectivamente, pela regeneração e comunicação celular, bem como para manutenção da fase anágena.
Capauxein™ demonstrou sustentação dos fios em teste em folículos isolados por 16 dias
Estudo clínico com sérum com 1% de Capauxein demonstrou visível aumento da densidade e preenchimento capilar
Outro destaque da Ashland é o FiberhanceTM bm solution, ativo baseado na molécula da glucose e que possui ação única e multifacetada para fortalecimento interno dos fios que foram danificados por processos químicos, temperatura e radiação UV. O grande desafio para isso, segundo Liliana, é desenvolver uma tecnologia capaz de fortalecer a fibra danificada em uma única aplicação e garantir a manutenção da ação mesmo após enxague. “FiberhanceTM bm é uma molécula com estrutura química e dimensões especificamente desenhadas para otimizar as ligações multipontes através da queratina do córtex do cabelo e, assim, construir novas pontes dentro e ao longo da estrutura (duplo mecanismo).
Já o Chromohance™ 113, tecnologia patenteada Ashland, atua como escudo protetor da fibra capilar para cabelos coloridos, garantindo proteção e durabilidade das cores. “Além disso, promove luminosidade, ação anti-frizz, perfeita manejabilidade, balanço e condicionamento, mantendo a percepção “just-out-of-the-salon.
Cabelos tingidos após 10 ciclos de shampoo e condicionador sem e com ChromoHanceTM 113
Movimento das marcas
Atentas às oportunidades, algumas marcas passaram a oferecer produtos específicos para pessoas que apresentam condições capilares comuns ao envelhecimento. A linha Surya Eco Silver, que acaba de ser lançada, diferencia-se por conter altos índices de naturalidade: shampoo (96,47%), condicionador (98,73%), máscara capilar (98,46%) e máscara capilar (100%), além de vários extratos e óleos ricos em oxidantes, hidratantes e nutritivos, como henna, quinoa, amla, murumuru, oliva, jaborandi, guaraná, açaí, copaíba e babaçu e um silicone like, feito a partir de óleo de mamoma.
Para a tricologista Sandra Perondi, o segredo para ter cabelos brancos e grisalhos saudáveis e sem o amarelado é utilizar uma linha que não contenha ingredientes químicos agressivos e que possua em sua formulação ingredientes nutritivos com complexo multifuncional, que restaure a vitalidade, resistência, garantindo brilho e hidratação. E que auxilie na matização de tons amarelados dos fios. “Trata-se de cuidar da condição capilar, do tom e da vitalidade dos cabelos brancos”.
A Yamá também acaba de lançar o tratamento Ametista Blond para cabelos brancos e loiros, que foi desenvolvida para remover o tom amarelado indesejável de fios loiros, descoloridos, grisalhos e brancos, é composta por shampoo e máscara de tratamento formulados com óleo de algodão, abacate, amêndoas e das manteigas de manga e cacau. A composição ainda agrega vitaminas e um ativo extraído do tamarindo, que possui alta ação antioxidante e é responsável por preservar a integridade dos fios após a ação matizadora, conferindo mais brilho, emoliência, alinhamento e maciez aos fios.
A Alfaparf Milano apresenta nova Color Wear, coloração tom sobre tom com selo vegan, embalagem reciclável e fórmula com inovador agente alcalinizante. A coloração tom sobre tom tem em sua base a tecnologia patenteada em arginina, um aminoácido que atua como agente alcalinizante de origem 100% natural obtido a partir de açúcares vegetais, que sela as cutículas em 62%. Color Wear proporciona até 149% a mais de brilho, penteabilidade até 11 vezes mais fácil, cor mantida até 92% após 12 lavagens e até 38% de integridade do cabelo.
A L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira do Grupo L’Occitane, completa a linha de cuidados capilares Patauá com a rotina de Proteção da Cor, que cuida intensamente dos fios coloridos, descoloridos, grisalhos e brancos, prolonga a coloração e proporciona um visual de vitalidade e brilho. A novidade combina o óleo de patauá, que nutre e repõe a massa da fibra capilar, com o óleo de índigo, responsável por ajudar a proteger a cor e manter o brilho dos fios coloridos. O ingrediente é cultivado no Sul da França e conta com tecnologia exclusiva do Grupo L’Occitane. A rotina conta com cinco produtos: shampoo, condicionador, creme finalizador e os shots matizante para fios descoloridos, grisalhos e brancos e o revitalizante para fios coloridos. “Mais do que fios, o cabelo representa a autoestima, a liberdade e a identidade da mulher brasileira. Com a rotina de Proteção da Cor, esperamos que as consumidoras celebrem suas cores com produtos de alta qualidade e preços competitivos”, comenta Victoria Gallo, diretora de marketing da L’Occitane au Brésil.
A Lacan Cosméticos oferece a linha de matizadores Luminuss Progress, com produtos para cuidar dos fios em casa. Os produtos foram desenvolvidos com ativos especiais para cada tonalidade de cabelo e além de corrigir as nuances, também protegem e prolongam a cor dos fios, deixando-os bonitos, saudáveis e hidratados. Disponível nos tons cobre, marsala e red, a linha também conta com a Máscara Nutritiva Desamareladora Sistema Anti-Yellow, desenvolvida com a proposta de pós-química e indicada para cabelos grisalhos, loiros e descoloridos, que confere aos fios hidratação profunda, nutrição intensa, ação antioxidante e correção de nuances, mantendo os cabelos com brilho e maciez.
O Boticário conta com a linha Match Juventude dos Fios, que promete fios 5 anos mais jovens logo na primeira aplicação, sejam eles fios brancos naturais ou tingidos, com duas opções de rotina. A primeira, Juventude dos Fios Brancos Naturais, com shampoo e condicionador para tratar os fios brancos naturais. Já para tratar os fios brancos de quem decidiu tingi-los a opção é Juventude dos Fios Brancos Tingidos. Além disso, o portfólio da linha apresenta finalizadores, máscara e spray, que podem ser combinados no uso de ambas às rotinas de cuidados.
Os produtos de Juventude dos Fios Brancos Tingidos contam com bioaminoácidos e ômega 3, que neutralizam o envelhecimento dos fios. Além de estimular a produção dos óleos naturais, esses ingredientes revestem e nutrem os fios do cabelo, aumentando sua força e espessura, resultando em um cabelo 5 anos mais jovem, na primeira aplicação. Em Juventude dos Fios Brancos Naturais, o shampoo e o condicionador têm em suas fórmulas um complexo matizador, que neutralizam os tons amarelados, revitalizando os fios na primeira aplicação, deixando os cabelos mais macios, hidratados e com vida. Para finalizar a rotina de cuidados com os fios, a Máscara Anti-Idade garante reposição dos nutrientes e pode ser combinada nas duas situações, deixando os fios macios e revitalizados. O Spray Volumador, por sua vez, devolve a estrutura e o volume dos fios, aumentando a densidade e garantindo um cabelo volumoso e saudável.
A Natura Lumina, ampliou seu portfólio há dois anos com uma linha para cuidados específicos dos fios loiros e grisalhos, com ação antiamarelamento, restauração da cor e hidratação dos fios. A biotecnologia Pró-teia associada ao ativo Duomatização, penetra na fibra do cabelo, restaurando a cor e “neutralizando” a coloração amarelada ou alaranjada de cabelos loiros e grisalhos. A Duomatização funciona como uma tecnologia capilar avançada que possui partículas matizadoras atraídas e lacradas no interior da fibra, formando um microfilme fortificante e restaurando a cor.
Indicada para cabelos danificados, a linha Keratin Smooth da Keune Haircosmetics reestrutura os fios, oferecendo desde shampoo até bálsamo defrizante com infusão de queratina líquida, hidrolisada e oxidada, fortalecendo os fios e conferindo penteabilidade e brilho. O condicionador tem ainda manteiga de karité para uma hidratação intensa e um complexo pró-vitamina B5, também presente no xampu, que penetra profundamente na fibra capilar e regula o equilíbrio da umidade dos fios.
A linha Siàge Acelera o Crescimento, da Eudora, com prebiótico e biotina, atua diretamente no equilíbrio do couro cabeludo ativando o metabolismo do fio e estimulando o crescimento saudável dos seus cabelos. Ela é composta por shampoo, condicionador, máscara e concentrado de proteína. Entre os benefícios, promete crescimento de 3 cm em 2 meses, prolongamento da vida dos fios, redução e prevenção a queda natural e três vezes menos quebra.
O destaque da Aneethun é AntiQueda Therapy. A linha foi desenvolvida com a tecnologia Pronaxil. O uso do shampoo, combinado ao bálsamo e a loção estimulante, interrompe e previne a queda capilar. Além disso, os produtos atuam no crescimento dos fios. Sua fórmula é composta por ativos tecnológicos que intensificam a circulação sanguínea do couro cabeludo e estimulam a produção de proteínas que favorecem os fios. O Pronaxil age nos pontos danificados, regulando a função celular dos bulbos e inibindo o desequilíbrio dos microrganismos responsáveis pelo enfraquecimento dos fios.
A fórmula da linha Force Hair, da Prohall, formada por shampoo, condicionador e tônico fortificante, contém óleos de patuá e de rícino, biotina e o blend BeauPlex, rico em vitaminas C, E, B3, B5 e B6 e se propõe a promover fortalecimento e rejuvenescimento dos fios, efeito antioxidante e estímulo para acelerar o crescimento natural dos cabelos.
Ótica multicultural
Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams
Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams, enxerga uma perspectiva de produtos para idosos ainda mais ampla por meio de uma lente multicultural: “Uma maior conscientização em torno da diversidade e inclusão é um movimento positivo para a indústria capilar, permitindo atender ainda mais o mercado multicultural. Alguns players já estão abraçando esse espaço com produtos específicos, mas em um mundo multicultural, que se propõe a se tornar ainda mais diverso, é imperativo atender às necessidades dos consumidores de todas as idades. Há muitas oportunidades para P&D e inovações de marketing, referenciando produtos como coloração ou estilo voltados para a geração de prata étnica”.