Brasil, que ocupa a terceira posição, vem atraindo novos players e se torna palco de investimentos e inovações
Os produtos de proteção solar vêm nos últimos anos passando por uma transformação, especialmente em formulações faciais. Eles estão passando de etapa de skincare para se tornarem protagonistas, ao incorporar ações clareadora, antienvelhecimento e antioxidante, além de conseguirem atender as demandas dos consumidores por naturalidade e sustentabilidade, com produtos com sensorial agradável, sem deixar resíduos brancos e que promovem proteção e hidratação de longa duração.
Todos esses fatores prometem elevar as vendas globais de proteção solar em 23% nos próximos cinco anos, saltando de US$ 10,8 bilhões em 2020, para atingir US$ 13,4 bilhões em 2025, segundo a Euromonitor International. O crescimento é mais do que o dobro do registrado entre 2015 e 2020 (9,1%). O grande impulsionador desse desempenho será a China, com previsão de crescer 51% no período, desbancando os Estados Unidos da liderança no ranking em que o Brasil figura na terceira posição.
De acordo com a Euromonitor, o Brasil, que apresentou estabilidade nas vendas entre 2015 e 2020, quando atingiu R$ 3,6 bilhões, deverá crescer em ritmo mais acelerado até 2025 e superar os R$ 4,1 bilhões (14,5%), um desempenho semelhante ao dos Estados Unidos.
Mercado dinâmico
Apesar da pandemia, o mercado de proteção solar permaneceu dinâmico no Brasil, com vários lançamentos nos últimos meses. Lançada no ano passado, a linha Uniform&Matte, de Garnier Skin Active, trouxe em julho o Protetor Hidratante com Cor Tudo em 1 FPS 50, que oferece alta proteção contra os efeitos dos raios UVA e UVB, corrige, reduz e previne manchas solares e tem ação antioleosidade e antioxidante graças à sua fórmula enriquecida com vitamina C.
Agora, além da opção sem cor com FPS 30, a versão com cor FPS 50 apresenta quatro tons, clara, média, morena e negra, que se adaptam a diferentes tonalidades de pele, uniformizando-a instantaneamente e dando acabamento matte. Em parceria com a embaixadora da marca no país, a cantora Iza, a cor negra foi cocriada pensando nas que tinham dificuldades em encontrar no mercado produtos com tonalidades escuras.
Foco na pele escura
A Sallve também acaba de lançar seu protetor solar FPS 60 UVA/UVB, acabamento hidratante e invisível em todas as peles, além de também proteger contra os danos da luz azul e visível. Para o desenvolvimento da fórmula, contou com o auxílio da comunidade da marca nas colabs. Foram mais de 6.500 respostas em uma pesquisa, além da participação do maquiador Tássio Santos e da influenciadora Gabi de Pretas.
“Desenvolvemos o Protetor Solar pensando muito na pele negra. Por muito tempo, se propagou o mito de que não era necessário aplicar um produto de proteção e um ponto que faz com que pessoas de pele escura não utilizem filtro é o acabamento esbranquiçado, chamado popularmente de whitecast”, comenta Carine Dal Pizzol, Gerente de P&D da Sallve. Com textura leve e acabamento hidratante, o produto, além da proteção contra a radiação causada pelos raios ultravioleta, tem ação antioxidante, não deixa resíduo esbranquiçado (whitecast), é resistente ao suor e protege contra poluição, luz azul, luz visível e infravermelho.
Ação clareadora
A Pigmentbio, linha de clareadores dermatológicos da Bioderma, do Grupo NAOS, também ganhou um novo produto, o Pigmentbio Daily Care FPS 50+, que se propõe a clarear todos os tipos de hiperpigmentação (especialmente melasma e manchas de acne), devolver a luminosidade natural da pele e proteger contra a radiação UV. Sua fórmula traz a patente LumiReveal Technology™, que age nas três etapas do processo biológico da hiperpigmentação: na fase inflamatória, reduzindo a irritação que estimula a formação de marcas escuras na pele; na fase de produção da melanina, impedindo sua produção excessiva; e na fase de deposição, promovendo a renovação celular e removendo as manchas já existentes. Os resultados podem ser vistos a partir de 28 dias de uso. Também conta com vitamina C glicosada, vitamina E e niacinamida.
Enriquecido com ativos
Formulado com ativos que melhoram a textura da pele e previnem contra os danos causados pelo sol, o novo Neutrogena Sun Fresh Derm Care Pele Normal a Seca promete absorção instantânea, toque suave e textura ultraleve que mantém a hidratação por até 12 horas. Indicado também para peles sensíveis, está disponível no FPS 70 com as opções sem e com cor, que garante cobertura natural. Além da tecnologia Helioplex XP, que protege da luz visível e dos raios UVA/UVB que afetam a pele tanto em altas temperaturas quanto em dias mais frios, o lançamento traz ativos dermocosméticos, como Niacinamida, vitamina C e o Feverfew, um poderoso antioxidante que protege contra agressões externas como fumaça e poluição.
“Temos muito orgulho desta linha de protetores solares faciais de Neutrogena, pois ela foi desenvolvida integralmente aqui no Brasil pela nossa equipe de cientistas, que é incansável na missão de descomplicar a rotina de cuidados com a pele por meio da ciência, sempre com o foco em saúde. Iniciamos a linha Derm Care no ano passado com protetores específicos para pele oleosa, que trazem efeito matte e controle da oleosidade por 12 horas, e agora abrangemos nosso portfólio com mais este integrante que vem atender uma demanda de consumidores com peles secas e mais sensíveis, que necessitam de uma hidratação maior”, diz Daniele Cavalcanti, diretora de marketing das marcas de cuidados com a pele da Jonhson & Jonhson Consumer Health do Brasil.
Formato stick
A Adcos trouxe inovação com o Stick Ultraleve FPS 50, formato novidade na categoria de proteção solar. Segundo a marca, o produto oferece textura ultraleve, toque aveludado e cobertura natural. Indicado para peles mistas, oleosas e acneicas, controla a oleosidade da pele em 50% por até 12h, disfarçando, de forma natural poros e imperfeições do rosto. A fórmula conta com Vitamina E e tecnologia Sym-Urban, que protege as células contra a poluição, com ação antioxidante, antienvelhecimento e reduz pigmentação provocada pela poluição, e o complexo antibrilho de efeito 3R na pele: regula a produção de sebo, reequilibra a microflora da pele e reduz inflamações.
Necessidades de cada pele
A Nivea Sun relançou sua linha de protetor facial Nivea Sun Beauty Expert com alta proteção UVA e UVB e produtos que atendem à necessidade de cada tipo de pele contribuindo para a beleza da pele do rosto. A novidade apresenta alta proteção solar FPS 50, textura leve, fragrância suave, rápida absorção e minimiza os efeitos da luz visível e contribuem para prevenir manchas causadas pela exposição solar: Pele Mista a Oleosa, com partículas que absorvem e controlam a oleosidade da pele e proporcionam o efeito matte; Pele Normal a Seca, com toque de seda, efeito hidratante e rico em antioxidante Q10; Facial Com Cor, uniformiza o tom de pele com pigmentação suave para todos os tipos de pele; Pele Sensível, não possui corantes, perfumes e conservantes, evitando irritações no rosto.
Apostando em multibenefícios, a Avon lançou seu novo protetor solar Renew Solar Advance Matte com Ácido Hialurônico FPS 50. Ele oferece proteção contra raios solares UVA/UVB, evitando danos futuros causados pela exposição ao sol e ao meio ambiente. Além disso, também trata a pele, deixando-a mais hidratada e suavizando linhas e rugas de expressão. Contém niacinamida e ácido hialurônico. A novidade também ajuda a corrigir danos que podem ser causados pela luz azul.
“A Avon, marca pioneira em skincare, tem acompanhado este movimento de perto, viabilizando e trazendo para os consumidores produtos com as últimas tecnologias a um preço acessível. Este produto foi desenvolvido pensando na rotina da população brasileira e na importância dos cuidados faciais. Por isso, trouxemos proteção, tratamento e reparação em um só protetor solar”, explica Luciana Dávila, diretora de marketing da categoria de Face e Corpo da Avon Brasil.
Protetor Solar para bebê
Para atender às necessidades de cuidados com a pele dos pequenos, a Nutriex lança o Protetor Solar Bebê Love FPS 70, que oferece alta proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar, é dermatologicamente testado, hipoalergênico e muito resistente a água e suor. Além da rápida absorção, toque seco e fácil de espalhar, o produto conta com ativos como Bioactive e vitamina E.
Textura à base de água
A ISDIN renovou o Fusion Water Color, que ganhou uma fórmula de textura ultraleve à base de água, garantindo alta proteção UVB e UVA e cobertura natural. Com FPS 50, é indicado para pele oleosa e/ou com tendência à acne. Ele é não comedogênico, oil free e hipoalergênico. O produto também é wet Skin, podendo ser aplicado sobre a pele molhada, e é sea friendly, com a maioria dos ingredientes biodegradáveis ou inorgânicos. Além disso, o novo ISDIN Fusion Water Color traz o benefício adicional da hidratação graças ao Ácido Hialurônico, garantindo 12 horas de hidratação e 8 horas de melhora na perda de água da pele.
Umbrella produzida aqui
A Megalabs decidiu expandir suas operações no Brasil e trouxe a produção da linha Umbrella, a principal marca da Medihealth, líder em dermatologia na América Latina, onde está presente em 18 países. O primeiro produto da linha Umbrella a chegar ao país, em 2019, foi o Intelligent 99, um protetor solar com substâncias antioxidantes e reparadoras dos danos causados pelas radiações UVA, UVB e UV-Visível (UV-HEV) e infravermelha (IR-A). Agora, a linha passa a contar com outros quatro protetores solares, criados para atender a diferentes perfis de consumidores: Umbrella Intelligent Fluido; Umbrella Perfect Skin Tom Claro; Umbrella Perfect Skin Tom Escuro e Umbrella Urban.
“A Medihealth atua há mais de 30 anos na área de dermatologia e é uma das marcas mais recomendadas da América Latina. A grande novidade é que estamos trazendo a nossa família Umbrella, com a mais avançada proteção solar, para ser produzida também nos complexos industriais do Brasil. Uma importante conquista e uma aposta em um dos três maiores mercados do mundo quando se fala em protetores solares, com crescimento médio de 10% ao ano”, explica Marcelo Forti, gerente geral da Megalabs.
Explorando ingredientes
Para inovar é preciso investir em novos ingredientes e formulações. O Grupo Boticário e a Suzano, por exemplo, anunciaram uma parceria em pesquisa e desenvolvimento para explorar uma nova aplicação para a lignina, um dos produtos de origem renovável da indústria de árvores plantadas, assim como a celulose e o papel. Os pesquisadores já identificaram o efeito antioxidante do ingrediente, que também poderá ser usado como potencializador de FPS em protetores solares e redutor de acinzentamento de bases para peles negras. Quando entram em contato com o oxigênio do ar, os produtos sofrem alterações, a lignina impede que as bases mudem de cor neste processo.
“No Grupo Boticário, nosso compromisso com a sustentabilidade e a diversidade está em toda a cadeia de produção. Por isso, o desenvolvimento de produtos sustentáveis e inclusivos é uma de nossas prioridades. Estamos focados em oferecer opções seguras, de alta qualidade e inovadoras para nossos clientes, e essa parceria com a Suzano é uma grande oportunidade para avançarmos na direção desse objetivo”, afirma Clarice Sasson, Gerente de P&D do Grupo Boticário.
As pesquisas levarão ao desenvolvimento de novas linhas a partir de 2022. A lignina é produzida em Limeira (SP), onde a Suzano opera a primeira fábrica de lignina a partir de eucaliptos certificados do mundo.
Fácil dispersão
Os fornecedores de matérias-primas também ampliaram sua oferta de ingredientes para integrar as formulações do terceiro maior mercado do planeta de protetores solares. “Filtros minerais ganharam popularidade por sua eficácia na atenuação de raios UV, em especial na região UVA do espectro. E ainda mais quando, em fevereiro de 2019, o FDA, agência americana que regula filtros solares para garantir que eles atendam aos padrões de segurança e efetividade, publicou uma proposta de regra com novos requisitos para esses produtos”, observa Mariana Guimarães, coordenadora de Negócios de Personal Care da Dinaco, lembrando que os dois únicos ingredientes ativos para filtro solar considerados seguros e efetivos foram o óxido de zinco e o dióxido de titânio (ZnO e TiO2).
Mariana Guimarães, coordenadora de negócios de Personal Care da Dinaco
Entretanto, Mariana pontua que a dispersão desses filtros minerais é desafiadora para formuladores. Para facilitar o desenvolvimento de produtos cosméticos de alta performance, como protetor solar facial de amplo espectro com benefícios anti-aging, sem aspecto esbranquiçado e sustentável, a Aprinnova, distribuída no Brasil pela Dinaco, lançou este ano o Neossance™ CleanScreen Z60SF, uma dispersão de filtros minerais.
“Ao contrário de outras dispersões de filtros UV, o Neossance™ CleanScreen possui como sistema carreador o Neossance™ Squalane, ingrediente natural e sustentável, derivado da cana de açúcar 100% brasileira e renovável. Todos os resíduos gerados no processo de produção são reutilizados e valorizados, contribuindo assim para a Economia Circular”, destaca.
Mariana explica que, com óxido de zinco em sua composição, o Neossance™ CleanScreen possui absorbância no comprimento de onda de 280-400 nm para uma proteção da radiação UVA e UVB e, entre as suas vantagens, estão o aumento da proteção solar e a redução do efeito esbranquiçado dos filtros minerais.
“Além disso, é possível desenvolver produtos com excelentes propriedades sensoriais e estéticas, além de proporcionar flexibilidade aos formuladores sem sacrificar o desempenho e a segurança que os consumidores desejam. Isso, sem falar nos benefícios para o nosso planeta” defende Mariana.
Impacto do clima
Lembrando que a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em sua orientação sobre cuidados diários com a pele, preconiza o uso diário de fotoprotetores e sua reaplicação a cada duas horas, caso haja muita transpiração ou exposição solar prolongada, Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé, ressalta que, para garantir a adesão dos consumidores ao uso correto dos fotoprotetores, é indispensável que os perfis sensoriais das formulações sejam agradáveis e que proporcionem um filme protetor com ótima durabilidade.
Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé
Líder na química de lipídios, a Gattefossé desenvolveu o Acticire® MB, um agente de textura ativo, por meio da tecnologia de manteiga de ceras, utilizando a associação sinérgica de três ceras vegetais funcionalizadas (jojoba, girassol e mimosa). “Em relação à sensorialidade, Acticire® MB melhora a aplicação e o afterfeel, ao formar um filme leve e confortável. O agente de textura ajuda a reduzir o tacky e a oleosidade provenientes de alguns componentes lipofílicos, o que é essencial para formulações de fotoproteção”, explica Luciana.
Especialista em análise sensorial há 25 anos, a Gattefossé conduziu testes descritivos em diferentes condições para avaliar o impacto do clima (tropical e temperado) na percepção sensorial de formulações de protetores solares. Segundo Luciana, os testes realizados permitem afirmar que, ao empregar Acticire® MB a 1%, limita-se o aumento de oleosidade em ambiente tropical, minimizando o gap sensorial entre as diferentes condições de temperatura e umidade. “Assim, as formulações cosméticas tornam-se adaptáveis a diferentes climas, o que também é vital para a experiência do consumidor”.
Para avaliar a durabilidade do filme de formulações de fotoproteção, Luciana conta que a Gattefossé realizou testes qualitativos e quantitativos, utilizando uma câmera customizada para tirar fotos apenas na faixa UVA (320-400nm). Assim, foi possível observar a influência de 1% de Acticire® MB na durabilidade do filme ao longo do tempo. Após 6 horas, concluiu-se que Acticire® MB melhora a durabilidade do filme, sendo a remanescência 60% superior à formulação controle.
Testes fotográficos mostraram que o Acticire® MB melhora a durabilidade do filme na pele
Alta absorção
“Junto de nossas representadas, buscamos ingredientes que complementem as necessidades do formulador por matérias-primas mais sustentáveis, com menor impacto ambiental e que atendam as demandas de eficácia e segurança dos protetores solares da atualidade”, afirma Amanda Omodei, diretora de marketing técnico na Focus Química, citando como exemplo o filtro UV recém-chegado ao portfólio da representada DSM, o PARSOL® EHT. “É o filtro UV que proporciona a mais alta absorção UV-B do mercado e é compatível com outros filtros UV orgânicos e inorgânicos, além de ser fotoestável e inerte”. Esses benefícios, segundo ela, permitem aos formuladores alcançar o FPS desejado em baixas concentrações de uso e desenvolver uma ampla gama de formulações da mais alta classe ecológica.
Amanda Omodei, diretora de marketing da Focus Química
No que se refere aos claims adicionais, Amanda lembra que o efeito antipoluição e de resistência à água estão entre os mais desejados nessa classe de produto e destaca o éster polimérico multifuncional, patenteado, da representada Stéarinerie Dubois, DUB ESTOLINE®. Desenvolvido por meio de um processo químico verde, obtendo-se um produto com 87% de origem natural e 100% biodegradável. “O DUB ESTOLINE® foi amplamente estudado para conferir uma proteção flexível à pele, com efeito de segunda pele. Em testes realizados, foi possível comprovar que a 5%, reduz 46% da adesão da poluição à pele e aumenta em 6% a viabilidade celular”. Já para o claim de resistência à água, DUB ESTOLINE® foi capaz de aumentar em 65% a resistência dos produtos após imersão na água.
Amanda indica também uma opção tecnológica para o claim de repelência à areia, desejável em protetores solares de alto FPS e exposição direta ao sol: o BELSIL® PDM 20 da WACKER. “Trata-se de um silicone phenyl modificado que ajuda a reduzir a pegajosidade em formulações de proteção solar. Na análise microscópica em pele artificial, foi possível verificar a eficiente ação de repelência à areia, em uma formulação em creme contendo 5% de BELSIL® PDM 20”.
BELSIL® PDM 20 reduz visualmente o acúmulo de areia sobre a pele artificial, contribuindo para menor agregação de cristais por área
Proteção e cuidado
Para Claudia Asano, analista de produtos da Volp, as pessoas estão se dando conta de que não é apenas na estação mais ensolarada do ano, quando os raios UV são mais incidentes, que buscar proteção solar é primordial. “Proteger-se contra os raios UV é o primeiro passo para inibir o processo de envelhecimento precoce da nossa pele”.
Claudia destaca que a Volp, em parceria com a MFCI, oferece uma ampla gama de filtros orgânicos, entre eles o MFSorb 504 (Homosalate), um filtro que absorve as ondas curtas do UVB, aquelas relacionadas aos danos no DNA e também ao aumento de chance da incidência do câncer de pele. “Além disso, é um ótimo solubilizante para filtros sólidos, como a avobenzona”, garante.
Claudia Asano, analista de produtos da Volp
Além da proteção solar, a analista reforça que tratamento e cuidado é importante para manter a pele saudável. “Juntamente com a Mibelle Biochemistry, apresentamos o Helioguard 365, um ativo natural derivado da alga marinha Porphyra umbilicalis, rico em aminoácidos do tipo micosporina, considerada a molécula absorvedora UVA mais forte da natureza”, explica. Estudos demonstraram que o Helioguard 365 reduz os danos causados pelos raios UVA na pele, melhora a firmeza e maciez, diminui a profundidade das linhas de expressão, além de apresentar efeito booster de FPS em formulações de proteção solar.
“Sabemos que formulações de filtros solares são bastante complexas e utilizar o sistema conservante ideal é de suma importância para manter o produto protegido”, afirma Claudia, destacando que a parceira da Volp, Sharon Labs, tem em seu portfólio a SharoSUN, uma linha completa para produtos de proteção solar, composta por conservantes compatíveis com a maioria das matérias-primas, com baixa recomendação de uso (menos de 1%) e alta biodegradabilidade, além de não terem dependência em relação ao pH. “Com alta tecnologia, os conservantes SharoSUN podem oferecer proteção para produtos de baixo a alto FPS”.
Formador de filme vegetal
Considerando que, assim como em outras categorias do mercado cosmético, os consumidores de produtos solares também passaram a buscar por produtos mais sustentáveis e com ingredientes naturais, a Ashland, aliando-se a essa tendência oferece o Antaron™ ECo gel, um formador de filme de origem natural inerentemente biodegradável que garante resistência à água e sensorial leve para as formulações de cuidado solar. “O aspecto de gel dessa tecnologia também facilita a incorporação no processo de produção, além de entregar um toque sedoso e não pegajoso às formulações”, explica Alessandra Varela, cientista de aplicação cosmética de Care Specialties.
Alessandra Varela, cientista de aplicação cosmética de Care Specialties da Ashland
Alessandra aponta que outro fator importante na busca por produtos mais sustentáveis é o crescimento dos filtros inorgânicos. Cada vez mais procurados pelos consumidores, esses tipos de filtro, entretanto, trazem diversos desafios aos formuladores, entre eles o efeito esbranquiçado indesejado, o sensorial mais oleoso e a dificuldade de dispersão na formulação. Uma solução da Ashland para superar esses desafios é o Escalol™ Block, uma dispersão de dióxido de titânio micronizado em um éster com alta capacidade de dispersão e propriedades suspensoras, que permite aos formuladores alcançar altos valores de FPS, sem aspecto esbranquiçado durante a aplicação e com sensorial atrativo para os consumidores.
“A multifuncionalidade é outro atributo muito buscado quando o assunto é proteção solar. Com uma rotina cada vez mais atarefada e falta de tempo na hora de se arrumar, os consumidores valorizam esse tipo de produto pela praticidade e economia”, afirma Alessandra, destacando a linha de formadores de filme Antaron™ Sensory, uma solução multifuncional que, além de proteção solar, oferece repelência ao suor, efeito antipoluição e sensorial agradável, sem transferir a maquiagem nos casos de protetores solares com cor, um aspecto sempre avaliado pelas consumidoras.
Teste de transferência de maquiagem com Antaron™ Sensory
Foco em sustentabilidade
Christiane Neves, diretora comercial para Personal Care e HI&I América Latina da Brenntag, reforça que a textura e sensorial sempre foram fatores essenciais nas formulações de proteção solar, porém com a evolução do mercado na exigência de consumo surgem novas demandas e apelos o que exigem um novo olhar no desenvolvimento das formulações.
“Para o novo consumidor, sustentabilidade entra como um critério indispensável, esse consumidor exige formulações que usem ingredientes com baixo impacto na contaminação de biomas marinhos e economia no consumo de recursos hídricos e energéticos. Ele também está atento a temática social, e por isso busca formulações inclusivas e seguras”, analisa Christiane.
Christiane Neves, diretora comercial da Brenntag
Para solucionar esse desafio, a Brenntag desenvolveu uma plataforma de soluções dedicada ao mercado de proteção solar. Uma dessas inovações é a tecnologia Nestdry ST 2000 que consiste em dióxido de titânio micronizado já disperso, o que possibilita formular protetores solares em uma variedade de texturas e formatos com sensorial leve, fácil espalhabilidade e de fácil manuseio. Além disso, confere segurança para as formulações e baixo grau de toxicidade aquática.
Outra solução apontada por Christiane é o Vegelight Silk, um alcano vegetal volátil proveniente do coco que nas formulações de proteção solar reduz o aspecto esbranquiçado principalmente em formulações a base de filtros físicos. “O produto promove toque seco, é um excelente dispersante de filtros e pigmentos e contribui para uma rápida e fácil espalhabilidade”, destaca.
A linha Suncat, por sua vez, consiste em filtro solar em cápsulas. “Essa inovação permite a facilidade de manuseio, tornando possível realizar dispersão em água sem a necessidade de aquecimento”, garante Christiane, explicando que as cápsulas são esferas em que a face externa está carregada negativamente, o que irá garantir uma proteção uniforme e evitar a absorção na pele, já que essas esferas possuem tamanho de 1µm. “Essa tecnologia também promove um sensorial leve em diferentes texturas e versatilidade de aplicações”.
Tratamentos de superfície
Fernanda Soro, gerente sênior de marketing para a América Latina da Sensient Cosmetic Technologies, ressalta que a empresa desenvolve ingredientes inovadores para proteção solar, tendo como premissa que eles sejam seguros para o consumidor e para o meio ambiente, que efetivamente protejam e mitiguem os danos causados pela luz e que ofereçam sensorial agradável.
Fernanda Soro, gerente sênior de marketing para a América Latina da Sensient Cosmetic Technologies
“É por isso que a Sensient oferece os filtros físicos de origem natural UVR TiO2 (dióxido de titânio) e UV ZnO (óxido de zinco), que refletem a luz ao invés de absorvê-la, garantindo alta proteção. São recomendados para todos os tipos de pele, incluindo as sensíveis, de crianças e gestantes ou de alérgicos aos filtros orgânicos”, indica Fernanda. Os produtos estão disponíveis em forma de pó, dispersão e em tratamentos de superfície, como é o caso do AS – Alkyl Silane, tratamento hidrofóbico, com excelente relação custo-benefício, para aplicações versáteis, e do BA Botanical Avocado, uma opção hidrofóbica natural, obtida a partir de 100% de óleo de abacate orgânico, para uma ampla gama de formulações com alta carga de pigmento, mas com sensorial suave e leve.
A executiva também acredita que a exposição à luz azul será uma preocupação crescente mesmo no pós-Covid e indica uma solução inovadora de borossilicato de cálcio e sódio para esse tipo de proteção, o COVABEAD® CRYSTAL, produzido com partículas esféricas finas e não porosas que proporcionam um efeito de rolamento de esferas na pele. “Esse recurso garante espalhamento suave, aumenta a eficiência da difusão da luz e protege a pele contra a luz azul. É uma combinação única de propriedades de reflexão da luz e impacto sensorial para formulações avançadas de cuidados com a pele, comprovadas por testes in vivo e in vitro”.
Outro aspecto importante para oferecer uma experiência sensorial agradável no momento da aplicação, já que os produtos pegajosos costumam ser rechaçados, além do tratamento de superfície, é reduzir a quantidade filtro na formulação com um FPS booster, um dos benefícios do COVABEAD® CRYSTAL, que também aumenta o FPS, sem afetar negativamente o sensorial da fórmula, obtendo-se considerável melhora de estabilidade, desempenho e efeito estético ao produto. “Também temos a nossa linha de silicas, alternativa natural às microesferas de plástico, SENSIBEAD® SI 175, SENSIBEAD® SI 320 e SENSIBEAD® SI 500, que oferecem um toque aveludado e efeito blur (auxilia no disfarce de rugas), além de toque seco e efeito mate”, completa.
Proteção balanceada
“É muito importante que as novas fórmulas de protetores solares sejam capazes de se adequar a qualquer tom de pele, sem que deixe qualquer efeito esbranquiçado. Aliar isso à tendência de usar filtros que tenham uma origem natural e que sejam comprovadamente seguros é um grande desafio”, observa Gabriela Mastelaro, gerente de negócios da Kobo.
Uma alternativa proposta pela Kobo, segundo Gabriela, é o uso combinado de óxidos de zinco de diferentes tamanhos de partícula. Esse material, além de ser de origem natural, é capaz de oferecer proteção UVA e UVB balanceada, além de ser considerado seguro pelo FDA nos Estados Unidos e pela Comunidade Europeia. “Ele tem também um índice de refração mais baixo do que a outra opção de filtro solar natural, o dióxido de titânio, sendo, portanto, mais transparente”, compara.
Gabriela Mastelaro, gerente de negócios da Kobo
Gabriela explica que o tamanho de partícula do óxido de zinco é uma característica importante quando se avalia a eficácia. Isso por que, de forma geral, partículas com tamanhos maiores têm mais ação na faixa do UVA e as de tamanhos menores são capazes de ter boa atuação no UVB. “A combinação de diferentes tamanhos proporciona boa proteção em amplo espectro conseguindo atingir FPS acima de 30”.
A Kobo oferece várias opções de óxidos de zinco já dispersos que facilitam a adição na formulação e garantem uma constância no tamanho de partícula e no FPS e UVA obtidos pela formula.
Para Gabriela, outra estratégia que pode ser interessante para se desenvolver protetores mais transparentes e alinhados com as tendências atuais é o uso de boosters, que possibilitam a atingir FPS mais altos com menor concentração de ativos. “A Kobo possui dispersões de óxido de zinco que já têm em sua composição esses boosters, o que os torna ainda mais práticos para qualquer tipo de formulação”.
Partículas em vários tamanhos
Magda Machado, gerente de vendas e marketing para o Brasil da Croda, observa que, em linha com a demanda de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes sobre os ingredientes, o sensorial do produto e o impacto ao meio ambiente, o mercado de proteção solar apresenta novas tendências, que vão além de sua função principal de proteger a pele contra a radiação UV.
Entre essas tendências, Magda cita a proteção contra luz visível de alta energia (HEV) ou luz azul e poluição digital, proteção IR (infrared) ou antienvelhecimento, protetores solares reef safe (seguros aos corais) e mais recentemente ao oceano com a nova tendência blue beauty, além de formulações clean beauty e sensorial agradável e com redução do “efeito branco” na pele.
Magda Machado, gerente de vendas e marketing da Croda
Nesse contexto, Magda ressalta que o uso de filtros inorgânicos, também conhecidos como físicos ou minerais, vêm ganhando cada vez mais espaço. “Vemos um aumento significativo de lançamentos com este claim, especialmente devido a sua segurança quanto à aplicação na pele, sendo ideais para peles sensíveis”.
Outra vantagem é a possibilidade de desenvolver formulações mais naturais e veganas, com a utilização de Dióxido de Titânio e Óxido de Zinco (em pó ou dispersão) certificados Cosmos e de acordo com a ISO 16128. Além disso, os níveis de adição dos filtros inorgânicos são menos restritivos que os níveis permitidos para filtros orgânicos, sendo permitido até 25% de adição destes ingredientes.
A Croda possui a tecnologia SolaveilTM, que inclui TiO2 e ZnO revestidos e em dispersão, nas linhas Clarus, Harmony e Spextra. “São vários tamanhos de partículas e dispersões para atender diferentes necessidades de formulação, desempenho de proteção e sensorial”, afirma Magda, informando que o lançamento mais recente da é a linha SolaveilTM MicNo, que promove alto grau de transparência na pele e proteção de amplo espectro UVA e UVB por dois mecanismos: absorção e dispersão.
“SolaveilTM MicNo é composto por plaquetas de tamanho mícron, com uma morfologia única formada por cristais primários em uma estrutura empilhada, o que oferece a proteção e transparência desejadas pelo consumidor atual”, completa Magda.
Tecnologia efetiva
“A Symrise trabalha constantemente em soluções para proteger a pele humana dos diferentes aspectos da radiação solar, atendendo aos requisitos globais e regionais”, afirma Luciene Bastos, gerente regional de negócios Latam para a categoria de ativos e fotoproteção da companhia. O filtro solar UVA vegano e hidrossolúvel Neo Heliopan® AP é um dos destaques. “Ele apresenta excelente perfil de segurança e proporciona ótimo sensorial em uso. Suas características únicas permitem desenvolver fórmulas extremamente inovadoras e confortáveis, devido a sua natureza química, além de diminuir a oleosidade dos filtros orgânicos tradicionais”.
Luciene Bastos, gerente regional de negócios de ativos e fotoproteção da Symrise
Luciene acrescenta que o Neo Heliopan® AP é uma tecnologia altamente efetiva e fotoestável que pode ser utilizada sozinha ou em sinergia com a avobenzona para proteção UVA. Embora seja hidrossolúvel, pode ser utilizado em formulações resistentes à água, na presença de agentes formadores de filme. Além disso, está aprovado para uso até 10% no Mercosul e pode ser aquecido a 100º C.
Para compor produtos de fotoproteção e de well aging, outra indicação da Symrise é o SymVital® MADA, um ativo antioxidante 100% natural que utiliza o gengibre cultivado em Madagascar como parte de um programa de sustentabilidade do gengibre, em que as comunidades envolvidas recebem apoio e capacitação para seu desenvolvimento. Segundo Luciene, trata-se de um ativo multifuncional aprovado Cosmos e Ecocert, produzido por um processo livre de conservantes e solventes, que atua nos fatores biológicos e também sobre os sinais de envelhecimento.
“O SymVital® MADA foi submetido a três testes clínicos e demonstrou resultados esplêndidos na redução de rugas e linhas finas e na melhora da homogeneidade do tom da pele, recuperando o dano fotoinduzido em 14 dias e também demonstrando ação antipoluição”, ressalta Luciene, explicando que o ativo altamente antioxidante atua por três distintos mecanismos – químico, intracelular e endógeno -, inibindo a formação de melanina induzida pela luz visível, proporcionando ação calmante para a pele ao agir sobre mediadores inflamatórios e protegendo as células tronco.
Expansão de domínio
Para a Mintel, as inovações em cuidados solares estão agregando cada vez mais valor e respondendo às mudanças nas necessidades dos consumidores, aceleradas pela pandemia COVID-19.
Rosalia Di Gesu, analista de inovação sênior da Mintel
“As marcas de produtos solares estão se confundindo com os cuidados com a pele de novas maneiras, expandindo as capacidades de proteção, explorando conceitos ecológicos mais inovadores e explorando as tendências crescentes de bem-estar”, afirma Rosalia Di Gesu, analista de inovação sênior. Rosalia acrescenta que as marcas de produtos solares estão cada vez mais se confundindo com outros mercados. Como os cuidados com a pele tem sido um ponto alto durante a pandemia de Covid-19, os protetores solares se beneficiaram e não sofreram um impacto mais negativo como outras categorias de beleza.