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Focus Química 16.07.24 - 21.02.2024
IFSCC
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Matérias Especiais

De coadjuvantes, extratos e óleos vegetais são os novos heróis da beleza

Ingredientes extraídos de folhas, frutas, caules e raízes ganham destaque em formulações para pele e cabelo Por Estela Mendonça  Não é de…

Hair care 50+: produtos devem valorizar as demandas da maturidade

Queda capilar, cabelos brancos, porosidade e enfraquecimento dos fios estão entre as principais queixas Por Estela Mendonça  Longe de ser um nicho…

Explorando inovações: a vanguarda da tecnologia cosmética na FCE Cosmetique

Feira reuniu as mais recentes inovações em matérias-primas, embalagens, tecnologia, serviços e equipamentos Por Estela Mendonça  Além de os institutos de pesquisas…

Brasil volta ao top 3 do mercado global de higiene e beleza em 2023

Vendas cresceram 12,7% e atingiram R$ 156,7 bilhões Por Estela Mendonça  Com forte recuperação iniciada no ano anterior, o Brasil voltou ao…

Potência máxima: conceito booster cresce nos rótulos e nos laboratórios

Fabricantes e fornecedores buscam obsessivamente ingredientes e tecnologias para potencializar fórmulas cosméticas Por Estela Mendonça  Traduzindo literalmente do inglês, booster significa intensificador.…

Crescimento de 28,8% nas vendas de sun care no Brasil em 2023 surpreende

Mercado atingiu R$ 5,3 bilhões no ano passado e continuará em forte alta nos próximos anos Por Estela Mendonça  Nunca o mercado…

Brasil fatura R$ 28,2 bi em 2023 e sobe para o terceiro lugar em hair care

Lançamentos seguindo a tendência hair care shield contribuíram para o crescimento de 11,9% nas vendas Por Estela Mendonça  O ano de 2023…

Lançamentos que cuidam da pele podem virar o jogo para a maquiagem no Brasil

Skinificação e multifuncionalidade criam oportunidades entre não usuários e usuários esporádicos Por Estela Mendonça  Da skinificação, que trouxe os benefícios de cuidados…

Não é só promessa: nova geração de ativos cosméticos faz e comprova

Ciência cosmética percorre o caminho das plantas para alcançar processos bioquímicos celulares da pele Por Estela Mendonça  Certamente, neste exato momento, muitos…

Indústria cosmética está vencendo o desafio de controlar a queda capilar

Com comprovação científica, novos ativos podem fazer o mercado a dobrar de tamanho nos próximos anos no país Por Estela Mendonça  O…

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Ciência & Tecnologia

Skin Cam da L'Oréal e Shopee revolucionando a rotina de skincare

A Skin Cam, desenvolvida pela Modiface em colaboração com a Shopee e o Grupo L'Oréal, marca um novo marco nos cuidados com a pele através da tecnologia de realidade aumentada. Lançada recentemente…

Farmacêutica brasileira recebe prêmio internacional por teste de cosméticos sem animais

Uma farmacêutica brasileira ganhou um prêmio internacional por criar um teste para cosméticos que não utiliza animais no processo. Lauren Dalat, de 25 anos, é mestranda na Universidade Federal de Goi…

Dove investe em especialista em IA para promover beleza sem padrões

Dove celebra duas décadas da icônica campanha Real Beleza ao nomear Heloisy Pereira Rodrigues, especialista em inteligência artificial, como embaixadora Dove pela Real Beleza na área de IA.  Sua miss…

Como a medicina regenerativa está revolucionando o skincare

Da regeneração mais profunda da pele, após graves queimaduras e feridas crônicas, ao universo dos procedimentos estéticos, a medicina que combina princípios biológicos, químicos, físicos e de engenhar…

Com a Kérastase, Alexa faz diagnóstico capilar de usuários

IA da assistente virtual da Amazon recomendará o produto ideal da marca para cada tipo de cabelo; parceria faz parte de estratégia de digitalização da beleza do Grupo L’Oréal Consumidores em dúvida s…

Estudantes criam aplicativo para a produção de cosméticos por reconhecimento facial

Representantes de Goiás e Minas Gerais vencem concurso de inovação com solução que promove diversidade por meio de tecnologia que identifica o tom ideal de itens de maquiagem para cada coloração de pe…

Processo otimiza extração de compostos bioativos de resíduos agrícolas para produtos cosméticos

Invenção desenvolvida na Unicamp obtém teobromina e cafeína de cascas de amêndoas de cacau utilizando mel de abelhas sem ferrão como solvente; método alternativo é mais seguro à saúde e ao ambiente P…

Natura promove webinar sobre a relevância da ciência na cosmética

Evento realizado pela Natura, Master Science Sponsor da IFSCC Brasil, mostra como uma potente rede científica é capaz de embarcar tecnologias disruptivas em novos produtos cosméticos A Natura realiza…

L’Oréal e a Universidade de Oregon criam um modelo de pele artificial

O gigante cosmético francês explicou que a versatilidade e adaptabilidade deste modelo permitem aplicações como o estudo dos efeitos do microambiente biológico e físico na pele. A L’Oréal continua in…

Artigos Técnicos

TEGO® solve: solubilizantes naturais para a indústria cosmética

É crescente a responsabilidade dos formuladores cosméticos em desenvolver fórmulas mais seguras para o meio ambiente e para a saúde do consumidor. Produtos mais limpos e que agridem menos a cadeia pr…

Desafios e inovações nas formulações em bastão para cuidados com a pele e maquiagem

O mercado de beleza e cuidados pessoais tem observado um crescimento significativo na popularidade dos produtos em formato de bastão. Este formato, que abrange cuidados com a pele, desodorantes e maqu…

HAIRMIMICS® Boost: inovação e sustentabilidade para a saúde capilar

A exposição diária à radiação UV, à rotina de higiene, ao ato de pentear, à exposição ao calor e ao envelhecimento natural afeta a composição lipídica do cabelo, o que influencia e aumenta a penetraçã…

AC Pina Colloida: Biopolímero Sustentável da Folha do Abacaxi

Obtido a partir dos resíduos de folhas da coroa do abacaxi, AC Pina Colloida cria uma proteção contra fatores ambientais O envelhecimento e os danos causados na pele e no cabelo podem estar diretamen…

O poder dos adaptógenos na cosmética do futuro

No cenário atual de inovações cosméticas, pesquisadores estão empenhados em desenvolver formulações que, além da função estética, contribuam com a proteção e revitalização da pele. Nesse contexto, a …

Tecnologia Verde & Sustentabilidade

Após faturar R$ 1 bi em 5 anos, DoTerra inaugura fábrica em SC

A DoTerra investiu R$ 50 milhões na construção da sua primeira fábrica no Brasil, terceiro maior mercado da companhia A americana doTerra pretende elevar a relevância do Brasil no negócio global. Em …

Tecnologias verdes já permitem o aproveitamento total de macroalgas pela indústria cosmética

Artigo publicado na revista Phycology demonstra que há espaço para transformar 100% da matéria-prima de macroalgas em ingredientes para indústrias cosméticas, empregando tecnologias verdes já disponív…

Tecnologia verde pode permitir o uso total de algas marinhas pela indústria de cosméticos

Artigo publicado na revista Phycology mostra que há espaço para transformar 100% da matéria-prima de macroalgas marinhas (algas marinhas) em ingredientes para cosméticos usando tecnologia verde dispon…

Bioeconomia no setor de HPPC e o desafio brasileiro em ser protagonista com vantagem competitiva

Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC tratou das oportunidades, modelos de negócios e estratégias para a promoção da bioeconomia no país No dia 20 de junho, o Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC sobre “Bioeconomia – Oportun…

Biotecnologia no setor de cosméticos quase dobrará até 2027

Com avanços e investimentos em novos bioprocessos, setor caminha acelerando na substituição de insumos químicos por bioinsumos. A cada momento surgem diversas moléculas de origem microbiana com extr…

Expedição francesa Plastic Odyssey desembarca no Brasil

A fim de reduzir a quantidade de plástico despejado nos oceanos, o projeto conscientiza e auxilia comunidades litorâneas vulneráveis Segundo o relatório “Breaking the Plastic Wave”, divulgado em 2020…

Inteligencia de mercado

Marketing inclusivo impulsiona crescimento de marcas, diz Kantar

86% dos brasileiros consideram importante que as empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão nos seus próprios negócios ou na sociedade como um todo – o número global é de 75%. E 88% dos brasileiros afirmam que…

Beleza lidera crescimento enquanto marcas de loja continuam a disparar em 2024

Os dados da Circana para os primeiros seis meses do ano também revelam ganhos em cuidados domiciliares As marcas próprias atingiram máximas históricas em participação unitária e em dólares durante os primeiros seis meses de 2024, em comparação com o mesmo…

Carrinhos dos brasileiros estão mais cheios a cada viagem

Novo levantamento da Kantar indica alta de 7,8% em unidades por ocasião nos últimos 12 meses, com destaque para retomada de compras de abastecimento pelas classes D e E. A cesta de consumo dentro do lar no Brasil cresce impulsionada por…

E-commerce continua a conquistar novos compradores no Brasil

Estudo da Kantar revela insights do relacionamento dos consumidores com as opções de canais disponíveis O consumidor brasileiro tem feito escolhas que impactam diretamente o cenário de canais. Em 2024, por exemplo, as missões menores começam a estabilizar e o abastecimento…

Shopping centers estimam vendas de R$ 4,4 bilhões para o Dia dos Namorados, alta de 4,2%

O Dia dos Namorados deste ano deve movimentar vendas de R$ 4,4 bilhões, alta de 4,2% em relação ao ano passado, é o que aponta a Pesquisa de Expectativas de Vendas para o Dia dos Namorados, da Associação Brasileira de…

Como o envelhecimento e as novas estruturas das famílias latino-americanas impactam o consumo

Estudo da Kantar aponta que as gerações escolhem produtos e marcas de forma diferente Além da economia, a demografia tem impacto significativo no consumo de bens massivos na América Latina. É o que aponta o levantamento Consumer Insights Q4 2023, produzido pela…

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