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Natura é uma das empresas mais responsáveis em ESG

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Nona edição do ranking Merco Responsabilidade ESG Brasil apresenta as 100 melhores empresas nesse cenário

Natura, Itaú, Ambev, Google, Grupo Boticário, Magazine Luiza, Bradesco, Unilever, Nestlé e Danone são as dez empresas mais responsáveis em ESG do Brasil. Esses são dados da nona edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil, que apresenta as 100 melhores empresas nesse sentido. A pesquisa de campo aconteceu entre julho e dezembro de 2022.

Com relação ao ranking de 2021, tanto Itaú quanto Danone subiram sete posições. Já a Nestlé subiu quatro, seguida pelo Google, que cresceu três posições e a Unilever duas. Vale destacar que Nestlé e Danone não estavam no top 10 em 2021.

Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil, explica que o ranking mostra que os esforços das empresas têm sido consistentes na busca por melhorar sua atuação nos eixos ESG. Porém, ele salienta que a sociedade tem sido mais exigente e tem cobrado mais as empresas por esses esforços. “Ou seja, as empresas avançam, mas a sociedade quer maior velocidade nesses avanços”, frisa.

As empresas brasileiras representam metade do top 10 e são 43% das 100 melhores do ranking. Além disso, das 15 companhias que entraram no ranking de 2022, seis são brasileiras: Eurofarma (54ª), Aché (58ª), Aurora Alimentos (63ª), Camil (72ª), Riachuelo (74ª) e Cemig (100ª).

Para Olszenski, a presença expressiva de empresas brasileiras no ranking revela ganho de excelência e o esforço delas em ganhar competitividade e reconhecimento não só no País, como trabalhar em nível de igualdade de condições com as empresas multinacionais.

A pesquisa de campo também incorporou uma análise detalhada dos públicos em cada uma das três áreas de impacto: Environmental (E), Social (S) e Governance (G), gerando outros três rankings diferentes.

Dentro de Environmental, as cinco melhores empresas foram: Natura, Grupo Boticário, Ambev, Itaú Unibanco e Danone. Já no Social foram: Natura, Magazine Luiza, Bradesco, Google e Itaú Unibanco. Enquanto no Governance foram: Natura,Itaú Unibanco, Ambev, Google e Magazine Luiza. Olszenski explica que a separação por pilares da sigla começou no ano passado, mas que, neste ano, as análises se tornam mais profundas e detalhadas em cada um dos eixos. Segundo ele, isso tornará os resultados mais profundos e ampliará a possibilidade de tomada de decisões das empresas.

Metodologia

Para chegar nesses rankings, o levantamento utilizou uma metodologia de análise que engloba 14 diferentes fontes de informação, consolidadas em 3.874 entrevistas. A metodologia parte de entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a 200 milhões de Reais por ano no Brasil, que apontam as 10 companhias de melhor Responsabilidade ESG.

A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.

Pesquisa Merco Sociedade

O ranking conta também com a pesquisa Merco Sociedade, desde o ano passado. Este indicador mede a reputação da perspectiva cidadã, que integra o “ser ético” com o “fazer responsável”, enfatizando a legitimidade social, a licença social e a plausibilidade social. Também são consideradas as avaliações de Merco Digital, ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas.

“A pesquisa junto à sociedade avalia 12 dimensões sobre reputação e o comportamento das empresas em relação ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança corporativa”, explica o diretor da Merco Brasil. O executivo ainda enfatiza que a pesquisa abre um olhar sobre as empresas que outras pesquisas não mostram, mas que são importantes para a decisão sobre a compra ou não de um produto ou sobre a consideração sobre marcas e seu comportamento em âmbitos mais abrangentes. “Como resultado, as empresas têm um balizador seguro para atuar estrategicamente junto a esse público”, complementa.

 

 

 

Fonte: Meio & Mensagem 13.07.2023

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