As armas das marcas para fazer frente aos cosméticos com FPS
O crescente número de lançamentos de produtos de skincare com proteção solar poderia anunciar o fim do interesse do consumidor pelo protetor solar facial? Para os analistas de mercado, a resposta é não.
Segundo o relatório The Future of Suncare Market Report 2023, da Mintel, que cobre as últimas inovações e tendências de consumo global de cuidados solares, as marcas tendem a mirar os consumidores de skincare interessados em fórmulas de cuidados solares enriquecidas com ingredientes de cuidado da pele e não apenas em proteção solar.
O Portal Cosmetic Innovation também publicou este mês um insight da Beautystreams, em que a consultoria aponta a “skinificação” e a premiumização como uma das mais fortes tendências na categoria, o que vem resultando em aumento de fórmulas híbridas que trazem ingredientes e claims de cuidados com a pele, como antienvelhecimento, hidratação profunda e melhoria da saúde da pele.
A Euromonitor International também espera ver uma premiumização e reivindicações superiores nos cuidados com a pele e com o sol, “à medida que competem cada vez mais pelo mesmo consumidor-alvo”. Para enfrentar a ameaça crescente dos cuidados com a pele com FPS, a empresa de pesquisas enxerga que a reação dos fabricantes de produtos solares tem sido incluir mais propriedades e ingredientes “skinificados” às suas linhas, e prevê boas oportunidades em produtos que promovam redução de manchas, de poros e de linha finas, além proporcionar peles luminosas e hidratadas.
Vale destacar que, impulsionando as oportunidades para a categoria, o Brasil, além de ser o terceiro maior consumidor de produtos de proteção solar do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos e China, registrou vendas acima da média global no ano passado. Enquanto o país viu suas vendas crescerem 13% em 2022, atingindo R$ 4,1 bilhões, o aumento das vendas mundiais foi de 11,4%.
Inibição da melanina
Muitas marcas vêm agregando ingredientes e valor aos produtos proteção solar, especialmente os indicados para a face. A Nivea, por exemplo, completando sua linha facial que tem como ingrediente LUMINOUS630, apresentou na Beauty Fair, realizada este mês, o Nivea Sun Spot Control, levando em conta que a exposição solar é um dos principais fatores que desencadeiam o aparecimento de manchas.
Segundo a marca, o novo protetor para a pele do rosto combina SPF60 para uma proteção UVA/UVB imediata e eficaz contra os danos cutâneos a curto e longo prazo, com o ingrediente patenteado LUMINOUS630, que atua em nível celular diminuindo a produção da melanina nas áreas hiperpigmentadas, oferece prevenção e redução das marcas induzidas pelo sol, deixando a pele uniforme e iluminada com uso contínuo.
Solução para o white cast
A marca Australian Gold, do Grupo Boticário, passou a contar com itens que possuem acabamento invisível. Os produtos chegaram para resolver o “white cast”, termo usado para definir quando protetor solar deixa camadas brancas ou acinzentadas nas peles escuras, problema conhecido por pessoas pretas e pardas, que muitas vezes não fazem o uso do produto pela dificuldade de encontrar uma boa opção.
“Temos, como um dos nossos pilares principais, a garantia de um portfólio inclusivo e que atenda de maneira ampla à população. Por isso desenvolvemos itens que entregam alta qualidade e se adaptam às diferentes peles”, explica Camila Massaia de Arruda, diretora de Categorias Growth, do Grupo Boticário.
O Protetor Solar Facial Australian Gold Antipoluição e o Protetor Solar Corporal Australian Gold Gel Creme, disponíveis nos fatores 30, 50 e 70, apresentam textura gel-creme, que é leve e de rápida absorção. As fórmulas são enriquecidas com chá verde e ameixa Kakadu é oil-free e resistente à água. Os produtos são veganos, dermatologicamente testados, sem parabenos e oxibenzona, além de promover alta proteção contra poluição, raios UVA/UVB e envelhecimento precoce do rosto. Além disso, a marca comprovou por meio de testes específicos que garantiram o selo 100% seguro para os corais.
Transparência máxima
A Ollie, marca nativa digital de produtos multifuncionais com alta proteção solar, lançou o Protetor Solar Transparente Aveludado FPS 40 (FPUVA 14). O lançamento conta com controle da oleosidade por até 8h, é enriquecido com Vitamina E, preserva o colágeno e tem textura leve. De acordo com Tarsila Mendonça, CEO e fundadora da marca, o produto foi pensado para trazer um sensorial inédito no mercado nacional e inovador para a categoria de proteção solar. 100% transparente, leve e de toque aveludado, que não deixa resíduos esbranquiçados em pele negra e ou em pelos faciais.
“A Ollie surgiu do desejo de lançar um protetor solar que fosse transparente e tivesse um sensorial super agradável. O desenvolvimento deste produto já estava caminhando desde 2019. Equilibrar os filtros presentes na fórmula com um acabamento agradável e aveludado foi um desafio. Com o produto, queremos estimular o uso do protetor solar. Sabemos que muitas pessoas ainda têm resistência a essa categoria de produto por encontrar texturas pesadas e acabamentos não agradáveis. Você não vê e nem sente que o protetor está lá, de tão leve, mas ele está, e protegendo com alto FPS” comenta.
Ácido Hialurônico
Do Grupo Rohto Mentholatum, o Skin Aqua Tone Up UV Essence Mint Green 80g – FPS 50, indicado para o rosto e corpo, de base aquosa, com textura leve e fácil de espalhar, além de proteger contra os raios UVA e UVB, corrige imperfeições indesejadas, ilumina e neutraliza tons avermelhados, como cicatrizes de acne. Formulado com micropérolas e ingredientes hidratantes, é enriquecido com ácido hialurônico, complexo com óleo de prunus doméstica (ameixa), extrato de maracujá e fruta Rosa Roxburghii, que promovem alta hidratação. Possui vitamina C, que age como antioxidante, prevenindo contra o envelhecimento precoce. Também é resistente à água e ao suor.
Peles sensíveis
Fusion Fluid Mineral é o novo protetor solar da ISDIN, que chega ao mercado em outubro. O protetor é produzido com 100% de filtros físicos, além de ter FPS50, textura fluida e entregar hidratação intensa. Ele conta com fórmula específica para peles sensíveis, intolerantes aos filtros químicos e peles reativas.
Alta proteção com benefícios
A Ada Tina também ampliou o portfólio com protetores solares FSP 99, com o lançamento do Normalize Extreme Protection FPS 99 e o Biosole Extreme FPS 99. O primeiro é indicado para peles oleosas, mistas e acneicas, com textura leve e toque seco, que não pesa na pele, além de ser um protetor sem white cast (textura invisível). “Ele pode ser utilizado desde o fototipo 1 até o fototipo 6, já que sua formulação sem white cast não deixa a pele esbranquiçada” explica Maurizio Pupo, CEO da Ada Tina. Também com altíssimo fator de proteção e máximo bloqueio antimelasma, o Biosole Extreme FPS 99 foi desenvolvido para todos os tipos de pele, principalmente as que necessitam de mais prevenção com manchas solares e persistentes. Com toque seco, não oleoso, textura leve e invisível.
Efeito clareador
Formulação com tecnologia suíça com Delentigo, o novo Protetor Solar e Clareador Árago Dermocosméticos auxilia no clareamento e uniformiza a tonalidade da pele. Ajuda a evitar o risco de radiação UV e o envelhecimento precoce cutâneo. Também possui ação hidratante e nutritiva com toque seco e sedoso e pode ser utilizado por todos os tipos de pele.
Matificante por 14h
A Darrow apresentou este mês a ampliação de sua linha Actine. Entre os produtos, o protetor solar Actine Aquafluid, que estará no mercado nos próximos meses, nas versões com e sem cor. Com textura aqua e ativos antioleosidade, ele promete matificar a pele por 14h e reduz a oleosidade dia após dia, além de possuir fórmula vegana, cruelty free e biodegradável.
Skin health
Por sua vez, os fornecedores de ingredientes vêm ampliando sua oferta de ingredientes inovadores para compor as formulações de proteção solar. “Os consumidores estão mais conscientes dos danos provenientes da radiação e vemos uma mudança de consumo de skincare para skin health”, observa Luciana Ferra, gerente técnica de personal care da Gattefossé, que destaca a importância de agregar ativos às formulações de proteção solar que proporcionem a saúde da pele, promovendo proteção e reparo de danos.
Luciana Ferra, gerente técnica de personal care da Gattefossé
Luciana cita como exemplo o Solastemis™, resultado de uma cooperação científica da Gattefossé com institutos de pesquisa, que permitiu desenvolver um ativo vegetal capaz de proteger as células-tronco de queratinócitos contra as lesões no DNA induzidas pela radiação UVA.
Solastemis™ atua em toda cascata decorrente da exposição à radiação UVA: diminui a produção de espécies reativas de oxigênio, reduz as lesões no DNA, melhora a capacidade de reparo do DNA, além de manter o potencial de stemness, que é a capacidade proliferativa das células tronco epidérmicas. Na derme, atua protegendo as macromoléculas da degradação induzida pela exposição à radiação.
A eficácia de Solastemis™, segundo a gerente da Gattefossé, foi avaliada a 2% de uso, em mulheres com hábitos frequentes de exposição solar e por meio de várias técnicas que mensuram os principais sinais do fotoenvelhecimento. “Solastemis™ reduziu de forma significativa as rugas na região dos pés de galinha e melhorou o microrrelevo cutâneo, além de proporcionar um tom de pele mais homogêneo, luminoso e saudável (veja na imagem)”.
Solastemis™ é aprovado COSMOS, obtido por meio da tecnologia NaDES (Natural Deep Eutectic Solvents) e é indicado para produtos de fotoproteção ao proteger a integridade celular e garantir a beleza e saúde duradouras da pele. Para saber mais sobre o ativo, acesse o site da Gattefossé.
Proteção celular
“Atualmente as fórmulas hibridas trazem inovação para o mercado de proteção solar e despertam a atenção para ingredientes que possibilitem que os consumidores enxerguem benefícios claros. Na prática, eles usam mais protetores solares e ainda adicionam cuidados específicos para a pele”, avalia Amanda Braga, gerente de marketing da Merck.
Amanda Braga, gerente de marketing da Merck
Para a indústria e formuladores, o desafio está em oferecer uma alta proteção UV/UVA, segura e dentro dos padrões exigidos, desenvolver fórmulas minimalistas e adicionar benefícios à pele. “É exatamente nesse quesito que a Merck entra com toda a tecnologia e destaca o ingrediente RonaCare® Ectoin”, um ativo natural que ajuda na proteção celular e proteica da pele contra danos induzido pela luz solar (UVB/UVA, Luz Azul e Infra vermelha)”, afirma Amanda.
Amanda explica que RonaCare® Ectoin é uma solução natural produzida via fermentação biotecnológica compatível com a ectoína, uma molécula orgânica neutra, não iônica, de baixo peso molecular, que ocorre em bactérias. Em habitat natural, esses microrganismos se protegem de condições extremas de intensa irradiação solar, altas temperaturas e baixíssima umidade, por meio da síntese de ectoína, um processo de adaptação e defesa natural para sobrevivência.
“RonaCare® Ectoin é uma solução cosmética que oferece várias propriedades para minimizar alterações cutâneas, sendo um forte aliado para a proteção em ambientes urbanos”, garante Amanda, que destaca seu poder de desintoxicar a pele do estresse diário, ajudando a proteger o sistema de defesa da pele, importantes proteínas e estruturas celulares, como o DNA mitocondrial, por exemplo.
Vários estudos in vitro e in vivo comprovaram os impactos positivos na pele do RonaCare® Ectoin, como a suavização e redução de rugas, além de favorecer a hidratação e fortalecimento da barreira cutânea para combater o ressecamento e auxiliar a reter a umidade natural da pele em diferentes condições. “Seguimos apostando em estratégias de formulações com esse ingrediente com destaque para a categoria de proteção solar, pois ele pode trazer múltiplos benefícios e ser um diferencial no mercado”, completa.
Combate às manchas
Na avaliação de Thiago Duccini, gerente de desenvolvimento de marketing e vendas da Croda, a maior conscientização sobre o envelhecimento solar fez com que os cuidados solares e os cuidados com a pele se fundissem.
Thiago Duccini, gerente de desenvolvimento de marketing e vendas da Croda
“Com as ondas de calor e as temperaturas recordes ‘como nova norma’, a proteção solar agora é uma necessidade. Produtos híbridos serão vistos como inteligentes, eficientes e rentáveis. Oferecer além da proteção solar, adicionando benefícios para combater os danos causados pelo sol será quase que obrigatório”, prevê.
Duccini destaca que a Croda oferece duas estratégias para abraçar essas tendências: o Solaveil™ CT 60 W, uma dispersão aquosa de TiO2, capaz de aumentar a proteção da pele com um efeito mais transparente, e o Mel[o]stem™, um ativo que protege o capital solar da pele, prevenindo e tratando manchas brancas e escuras.
Solaveil™ CT 60 W traz o controle do tamanho de partículas como um diferencial, permitindo maior transparência na aplicação e sinergia com filtros orgânicos. Seguro e livre de moléculas controversas, segundo Duccini, está sob avaliação COSMOS para aumentar o nível de naturalidade das formulações.
Já o Mel[o]stem™ é o primeiro ingrediente cosmético que combate manchas brancas e escuras na pele (veja imagem). “Sua obtenção é feita por de cultura de células tronco vegetais, oferecendo cuidado 360º em proteção e prevenção aos danos solares, afirma o gerente da Croda.
Booster de proteção
Isabella Bagni Nakamura, analista de aplicação sênior da Kobo, reforça que a exposição desprotegida aos raios solares pode causar inflamações, envelhecimento precoce e câncer, o que justifica a importância do uso de protetores solares seguros e eficazes. “Ingredientes estratégicos podem potencializar a proteção UV oferecida pelos filtros, atuando por vários mecanismos”.
Isabella Bagni Nakamura, analista de aplicação sênior da Kobo
A Kobo possui em seu portfólio dispersões de filtros minerais contendo boosters UV, como TNSS60MZSI (com Ethylhexyl Methoxycrylene), HBTNP60ZSI (que contém o Butyloctyl Salicylate), e TNP50T7-ATB (que contém Argania Spinosa Kernel Oil, Tocopheryl Acetate e Bisabolol).
Esses ingredientes, segundo Isabella, são capazes de aumentar a proteção contra a radiação UV dos filtros minerais graças aos seus efeitos antioxidantes, anti-irritantes e anti-inflamatórios, que diminuem a produção de radicais livres e minimizam a formação do eritema.
“Uma combinação ainda mais turbinada inclui as dispersões com proteção contra a luz azul, como a GCP55TEL (Titanium Dioxide, Caprylic/Capric Triglyceride, Silica, Polyhydroxystearic Acid, Alumina), com dióxido de titânio de 35 nm que atenua radiação de 380 a 500 nm”, cita Isabella, acrescentando que a Kobo oferece também dispersões, como a GCP55TELR (Titanium Dioxide, Caprylic/Capric Triglyceride, Silica, Polyhydroxystearic Acid, Alumina, Iron Oxides (CI 77491), Polyglyceryl-3 Diisostearate, Stearoyl Glutamic Acid), que inclui ainda o óxido de ferro transparente para minimizar o efeito azulado/esbranquiçado.
Sensorial superior
Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem, reforça que o protetor solar é um dos produtos mais importantes para qualquer rotina diária de skin care. Os UVB são comprovadamente a principal causa da temida queimadura solar, enquanto os raios UVA penetram na pele danificando colágeno e elastina, levando a rugas e linhas finas. Impedir que esses raios atinjam sua pele ajudará a manter a sua pele saudável.
Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem
Escolher um protetor solar pode parecer complicado, mas não deveria ser. Basta procurar um bom protetor com um alto valor de FPS. “Se fórmula contiver alguns ingredientes de silicone, então está no caminho certo para uma experiência de proteção altamente eficiente e com sensorial superior”, diz Fróes, lembrando que os silicones são excelentes para resolver todos os problemas inerentes à aplicação dos protetores solares.
Uma das indicações de Fróes é O PURESIL™ TMS DM 30 (Dimethicone (and) Trimethylsiloxysilicate), uma resina de silicone carreada em dimethicone. As resinas de silicones, segundo o especialista, possuem forma molecular tridimensional. Com isso, auxiliam na resistência a água e suor através da formação de filme duradouro, além de melhorar a espalhabilidade devido ao fluído de dimethicone, bem como auxiliar na melhoria do sensorial geral das formulações.
Outro ingrediente de silicone do portfólio Elkem que pode auxiliar na aplicação é o PURESIL™ ORG 03 (C13-15 Alkane (and) Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer), que melhorará a homogeneidade do filme do protetor sobre a pele e também ajudará na redução do efeito branco, nos casos dos protetores com filtros solares físicos, particulados, além de promover outros benefícios, como o manutenção da hidratação.
“O Silicone é um ingrediente chave quando pensamos em proteção solar, pois ajuda a melhorar o desempenho, sensorialidade e promoverá funcionalidade, sendo versáteis e multifuncionais para à aplicação à categoria de solares”, ressalta Fróes.
Inibição de radicais livres
“Tanto a radiação UVA como a luz azul fazem parte do espectro solar e penetram profundamente nas camadas da nossa pele, gerando radicais livres entre outros danos. É o que chamamos de dano silencioso”, lembra Luciene Bastos, diretora de técnica da Divisão de Ingredientes Cosméticos Latam da Symrise.
Luciene Bastos, diretora de técnica da Divisão de Ingredientes Cosméticos Latam da Symrise
Luciene conta que a Symrise conduziu testes ex vivo com estímulo oxidativo de irradiação UVA (60 J/cm²) e irradiação de luz azul (120 J/cm²) e posterior leitura de geração de radicais livres por fluorescência, a fim de avaliar o impacto dos fotoprotetores sobre os radicais livres gerados por UVA e luz azul.
No estudo, avaliou-se a performance de dois tipos de oxido de zinco, Neo Heliopan® 40 (nano) e Neo Heliopan® 300 (não nano), que proporcionam alta transparência na aplicação na pele, fácil de dispersar e com excelente compatibilidade de formula, além de um filtro solar hidrossoluvel exclusivo do portfolio da Symrise, Neo Heliopan® AP (INCI: Disodium Phenyl Dibenzimidazole Tetrasulfonate) que absorve na região do UVA, permitindo o desenvolvimento de fórmulas sensorialmente muito agradáveis.
Foram testados a vitamina E a 100% (ingrediente puro como controle positivo), emulsão A/O placebo, emulsão A/O + 25% Neo Heliopan® ZnO 40 e 300 (INCI: Zinc Oxide (and) Triethoxycaprylylsilane), emulsão A/O + 25% Neo Heliopan® ZnO 40 (INCI: Zinc Oxide (and) Triethoxycaprylylsilane), emulsão A/O + 25% Neo Heliopan® ZnO 300 (INCI: Zinc Oxide (and) Triethoxycaprylylsilane), emulsão O/A placebo e emulsão O/A +3% Neo Heliopan® AP (veja gráfico).
“A combinação de Neo Heliopan® ZnO 40 e ZnO 300 mostra um efeito sinérgico na inibição da formação de radicais livres, que é comparável ao controle positivo da vitamina E pura e superior aos filtros individualmente”, afirma Luciene. “Neo Heliopan® AP mostra forte proteção contra radicais livres da luz azul”.
Formador de filme natural
Observando que os consumidores buscam produtos de produtos de proteção solar que sejam mais naturais e ecológicos, mas não abrem mão de desempenho e sensorial agradável, Andrea Laginestra, gerente de vendas Latam da Ashland, sugere um novo formador de filme bidegradável derivado da natureza: o Antaron™ Soja Glyceride, que oferece excelente resistência à água, incremento de FPS e que também oferece resistência à transferência de cor.
Andrea Laginestra, gerente de vendas Latam da Ashland
Andrea destaca que o Antaron™ Soja Glyceride não é OGM, é adequado para veganos e é compatível com filtros orgânicos e inorgânicos.
Outra vantagem é que ele é processável a frio, permite formulações transparentes, possui formato líquido para rápida incorporação nas formulações, além de ser eficaz em uma ampla faixa de pH.
“O Antaron™ Soja Glyceride é a escolha certa para as marcas que querem aumentar a sustentabilidade das formulações de proteção solar, enquanto possibilita a criação de uma variedade de texturas atraentes”, afirma a gerente da Ashland, que cita como exemplo de aplicações cremes, loções, géis e cosméticos coloridos com FPS.
O futuro da proteção solar
Considerando as demandas dos consumidores e as apostas da indústria, há pontos comuns em todas as previsões para o futuro dos produtos de proteção solar pesquisadas pelo Portal CI. Além da skinificação da categoria, é esperada a ascensão dos filtros minerais, apesar de ainda representarem para um desafio para os formuladores para alcançar sensorais mais agradáveis.
Além disso, com o foco na saúde da pele, a Mintel prevê que há muito espaço para produtos agreguem apoio e proteção do microbioma, que também destaca a necessidade das marcas assumir efetivamente valores sustentáveis e ecológicos: “À medida que aumentam as preocupações em torno das alterações climáticas, as exigências de proteção e adaptação climática aumentarão em todo o mercado global de cuidados solares”, diz Reiko Hasegawa, analista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel.